segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Can Am Spyder adaptada para cadeirantes

Can Am Spyder com a cadeira de rodas, e o Anderson ao lado
Já mostrei aqui o triciclo elétrico Tribike que utilizo no dia a dia e se parece com uma moto, tem a cara e o porte de uma Biz. Ela é preparada para rodar no trânsito, é ágil e silenciosa, e para quem curte tem um gostinho de moto, aquele ventinho na cara e sensação de liberdade. O problema é que não dava para levar a cadeira de rodas junto, mas acabei resolvendo a parada com dois mosquetões. Funciona, mas a cadeira sofre absorvendo as irregularidades do asfalto. Não é tão ruim, pois o Tribke não corre muito, anda em média a 25 km/h. É um veículo legal, dá para sentir um pouco a sensação de moto, mas fica devendo...
Can Am Spyder 990 Rotax
E eis que descobri um outro veículo muuuuito mais legal que o Tribike, um triciclo de grande porte com duas rodas na frente e com alta cilindrada e muita tecnologia:  a Can Am Spyder! Eu já havia visto nas ruas, imaginei que seria possível um cadeirante guiar, mas não imaginava que poderia ser um veículo autônomo! Considero um veículo autônomo aquele que permite a um cadeirante sair sozinho, chegar a algum lugar e passar para a cadeira sem ajuda de ninguém. Enfim, independência para sair e ir para qualquer lugar.
A adaptação que permite levar a cadeira de rodas
Até que vi uma foto de um amigo de BH, o Anderson Cobra, com uma Spyder adaptada para deficiente! A adaptação é uma caixa de metal fixada na lateral da Spyder onde ele encaixa a cadeira de rodas. O câmbio dela é semi automático, é necessário passar as marchas na mão, em uma alavanca abaixo do punho esquerdo, semelhante ao câmbio das bicicletas: com o dedão a gente sobe as marchas e com o indicador reduz, mas a redução, se não for feita, é automática. Muito fácil de guiar e extremamente estável, a Spyder transmite muita segurança. A adaptação é parafusada ao quadro da Spyder e a cadeira de rodas dobrada é fixada por esticadores. O freio passou do pé para o punho direito, e além disso há uma plataforma para apoiar o pé, evitando que se solte. E para completar, um cinto de segurança ajuda na estabilidade do corpo.
Detalhe da cadeira presa por esticadores
A condição é mesmo muito segura, como o encaixe do corpo é bem justo e ainda tem o cinto, não dá a impressão de insegurança nas curvas. Basta inclinar levemente o corpo para o lado para fazer as curvas com segurança. E ela anda muito bem: o motor de quase mil cilindradas desenvolve 106 cv, suficiente para levar os 317 kg dela com desenvoltura. A adaptação da cadeira acrescenta uns 50 kg, e a cadeira mais uns 15. Mesmo assim há potência de sobra para levar o cadeirante e uma carona - esta é mais uma vantagem da Spyder, permite levar a cadeira e a carona com segurança e conforto. A sensação é de guiar uma moto mesmo, com o vento batendo no rosto e aquela sensação de liberdade que só um veículo aberto pode proporcionar. E mais uma vantagem sobre as motos: a Spyder tem marcha a ré! É possível fazer baliza e manobrar facilmente utilizando a ré.
A condução é como em uma moto
A Can Am Spyder adaptada tem apenas dois pequenos defeitos: o preço, bem puxado, em torno de 50 mil reais uma usada, e só carrega cadeira de rodas dobrável. O preço é alto porque ela é importada do Canadá e é um veículo de nicho, específico para diversão e lazer. O problema de carregar somente cadeira dobrável é um problema para fãs de carteirinha de cadeiras monoboloco, como eu. Acho cadeiras dobráveis muito desengonçadas, mais pesadas e visualmente carregadas, apesar que hoje em dia há cadeiras dobráveis mais bonitas e leves, como as da TiLite. Fiz um vídeo mostrando a Spyder e tentando passar um pouco da sensação ao pilotar, confiram abaixo (não reparem no estado da minha cadeira dobrável, está bem detonada). Obrigado por nos mostrar o veículo, Anderson!

23 comentários:

  1. Olá, Alessandro.

    Primeiramente, parabéns pelo blog.

    Sobre o que vc chama de veículo autônomo, nunca vi nada parecido com isto http://triciclos-freeway.webnode.com.br/ É pilotado na própria cadeira de rodas. Segundo o fabricante, é homologado por INMETRO e DENATRAN. Se for bem construído e oferecer segurança, inclusive a fixação da cadeira para pilotar, é uma excelente opção. Se ainda não conhece, dá uma olhada no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, eu já havia visto este triciclo na internet, é também uma boa opção, obrigado pela dica! Abraços

      Excluir
    2. Nao tem nada a ver esse triciclo pilotado na cadeira de roda e melhor uma cadeira scooter motorizada

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Hoje já é possível encontrar modelos usados a partir de 35mil, também existe adaptação para cadeiras monobloco, o problema que irá perder a opçao de levar o carona ! Abs

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Anderson, em uma pesquisando dá para encontrar preços melhores, veja só: http://motos.mercadolivre.com.br/triciclos/bombardier/501-cc-mais/_OrderId_PRICE
    E a adaptação da monobloco taí http://www.youtube.com/watch?v=VrmhU09R5UU
    Já está na minha lista de desejos! Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Esse spyder parece ser muito bom pra viajar, sonho de consumo.

    ResponderExcluir
  5. Sou cadeirante desde 2004, e estava em busca de algo que pudesse me trazer a sensação de liberdade, e essa spyder parece ser um achado, e gostaria de saber mais sobre ela, se alguém puder me ajudar. Meu endereço eletrônico é incolares@gmail.com, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Ola Parceiro! Tambem sou cadeirante e acabei de comprar uma spyder! Vc pode me dizer como faco para adaptar o freio na mao na spyder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como foi a adaptação só sei que passou do pé para uma manete na mão. A spyder não é minha, e sim de um amigo só testei pra mostrar no blog!

      Excluir
    2. Esse cara é egoista não mostra nem ensina como foi a adaptação do freio, ele se acha melhor que outros cadeirantes, mandei um zap ele nem respondeu também queria saber como foi a adaptação, se fosse gente boa colocava no youtube mostrando pra ajudar outros pdeficiente. É um tal de edson

      Excluir
  7. olá alessandro este spyder pode rodar com ele na cidade ,pq tentei comprar um quadriciclo porem só pode rodar no campo

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Gostaria de saber quanto cobram.para fazer adaptação do freio para a mão e se tem.o.telefone para me arrumar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já falei esse cara é um egoista não ajuda ninguém é anderson o dono da spyder

      Excluir
  9. Parabéns Alessandro, ond3 você mandou adaptar esse transporte para a cadeira? Mas com a cadeira na lateral tem como levar o carona? Ou só sem a cadeira e possível?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite sou cadeirante e gostei do triciculo mas vc sabe me informar se tem como adaptar o freio para as mãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa que ele andou o freio é na mão vc não viu? Se não desse para adaptar essa não seria adaptada o freio na manete direita.

      Excluir
    2. Essa que ele andou o freio é na mão vc não viu? Se não desse para adaptar essa não seria adaptada o freio na manete direita.

      Excluir
    3. Como já falei esse tal de Anderson dono do triciclo é muito egoista não ensina nem mostra a ninguém como foi a adaptação.

      Excluir
  11. Olá, Bom dia e feliz ano novo. Meu nome é Sandro Matas. Sou de São Paulo e gostaria muito de ter um triciclo Cam-Am adaptado. Sou paraplegico. Ando com orteses e bengalas, portanto, não precisaria da adaptação para levar a cadeira, só as bengalas. Vc poderia informar onde conseguiria fazer estas adaptações aqui em São Paulo? Meu e-mail é sandro.matas@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Irmão boa tarde , sou Rodrigo eu comprei uma Spyder e preciso colocar freio na mão, você poderia me dar um caminho para eu comprar as peças para adaptar , se puder me ajudar e me chamar no meu zap, eu ficaria muito agradecido , 69984548544

    ResponderExcluir
  13. Alguém tem spider semi automática p vender? Favor entrar contato por joseluz@terra.com.br

    Aguardo e agradeço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...