sábado, 14 de junho de 2014

Cadeirante na Copa do Mundo

Colombianos e brasileiros curtindo a Copa!
Hoje fui ao primeiro jogo da Copa do Mundo em Belo Horizonte, Colômbia e Grécia. Já havia ido ao Mineirão e conhecia o esquema, agora fui testar o funcionamento na Copa. Consegui o ingresso na quarta passada e chamei meu amigo Fabrício para me acompanhar, e depois de muita insistência ele aceitou (tipo: Vamos? Claro!!!). Fui buscar o ingresso no Shopping Boulevard (já havia ido buscar outros) e o atendimento foi impecável como da primeira vez, me direcionaram para o guichê específico para deficientes, para entrega do ingresso, já oferecendo estacionamento privativo. Aceitei e me entregaram o adesivo que deve ser colado no vidro do carro - é um adesivo para cada jogo.
Faixa exclusiva ajuda a driblar o trânsito
Combinei com Fabrício de sair às 10:30 por segurança, apesar do jogo começar somente às 13:00, pois eu não sabia como estaria o trânsito e o esquema para chegar lá. Resolvemos ir no carro dele, pois o adesivo pode ser colado em qualquer carro, não necessariamente em carro adaptado, de deficiente. Colamos o adesivo e saímos no horário combinado. Minha casa fica a 20 km do Mineirão, mas o caminho pelo Anel Rodoviário é relativamente rápido. O trânsito estava bom até chegar ao Shopping Del Rey, que é onde entra para a Avenida Carlos Luz, que vai até o Mineirão. Lá agarrou tudo, estava muito cheio e lento. Na Carlos Luz percebemos que separaram uma faixa com cones para as delegações, carros oficiais, polícia, etc, e Fabrício resolveu perguntar a um policial se a credencial de deficiente poderia se beneficiar, e para minha surpresa, podia usar a faixa! Saímos fora do trânsito e chegamos rapidamente ao Mineirão utilizando esta faixa exclusiva.
O estacionamento é bem meia boca, e o chão irregular
Procuramos o estacionamento e percebi aí o primeiro vacilo: o estacionamento é fora do Mineirão, do outro lado da avenida. Nada muito longe, mas bem que poderia ser lá dentro, pois vagas existem. Entramos no estacionamento e lá dentro outro vacilo: era um toldo gigante com chão de grama, todo irregular. Inconveniente para uma cadeira de rodas. Estava cheio e o carro ficou no sol, e longe da saída.
O carrinho de golf não tem onde levar a cadeira
Fabrício me empurrou até a saída e descobri lá que poderia solicitar um carro elétrico (tipo de golf). Só que o carro não tem lugar para cadeira, e é difícil transferir para ele, tive que ser carregado. Como não é muito longe, recomendo dispensar. Chegamos ao Mineirão, passamos por uma conferência de ingressos e detectores de metais, e depois mais um vacilo: a "Rota Acessível" para chegar à portaria principal é uma longa rampa. Se o cadeirante estiver sozinho, vai chegar destruído lá em cima. 
Uma looonga rampa até chegar na portaria
Antes de entrar, tiramos algumas fotos na esplanada. Entrando no estádio, mais um vacilo: o elevador ainda está "inoperante", portanto tivemos que descer a longa rampa até a arquibancada. Chegando lá, demos sorte com os lugares, bem no meio do campo, com excelente vista do campo. 
Os locais são ótimos, apesar do sol...
Os lugares para cadeirantes são muito bons, tem cadeira para acompanhante, mas dois problemas: primeiro, o vidro fica no meio da vista para quem é um mais baixo, mas para mim ficou bom. O problema mesmo é o sol, que fica bem na cara da gente durante a tarde toda. Felizmente eles distribuem sachês de protetor solar para os coitados que ficam ali, para amenizar o sofrimento. O problema é que cadeirante não pode sair no intervalo para se refrescar nos corredores internos porque o movimento fica muito grande, difícil rodar no meio da multidão. Achei sacanagem deixarem os lugares para cadeirantes ali, se tem sombra do outro lado do Mineirão. A gente fica sem opção.
Visão da área para cadeirantes, excelente
Mais um probleminha que identifiquei: por volta de meio dia e pouco deu fome e fomos almoçar, mas só estavam vendendo salgadinhos e batatas fritas (de saquinho). Sanduíches, cachorro quente e o famoso tropeirão, só no intervalo, quase duas da tarde. Pelo menos tinha cerveja, item proibido nos jogos normais do Mineirão. Esperamos à base de Doritos mas valeu a pena, no intervalo traçamos dois tropeiros deliciosos. Apesar que eu ainda preferia aqueles antigos feitos naquelas chapas pretas que não lavavam há cinco anos...
Visão panorâmica do Mineirão
Na saída, mais um vacilo: não souberam nos informar onde era a rampa, ficamos meio perdidos e demos uma volta grande. Enquanto isso, vários elevadores parados. No fim das contas, não está lá esta maravilha, tem muita coisa para melhorar, mas eu fiquei satisfeito. Curti muito o jogo, conheci uns colombianos muito legais e torci para nossos vizinhos, que fecharam o jogo com um belo 3 a 0! Ainda vou em mais três jogos, cada dia com um acompanhante. E vai Brasil!!!

4 comentários:

  1. Como faço pra comprar ingresso de cadeirante, pois no site da Fifa está tudo esgotado. Obrigado, Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, só no site mesmo. Comprei todos com antecedência, agora já se esgotaram todos.

      Excluir
  2. Muito bom seu blog Alessandro. Parabéns!! Tive a oportunidade de ir no jogo do Brasil em BH e curti muito. (Já tinha ido nos jogos da cidade que eu moro, Curitiba). Apenas para acrescentar uma informação que pode ser útil pra gente de fora, pegamos na volta do hotel ao aeroporto um taxi adaptado. O taxista me informou que existem 60 taxis adaptados em BH e que no período de Copa, eles poderão pegar passageiros no aeroporto de Confins. Também me informou que estão permitidos a ultrapassar as barreiras dos policiais e a chegar ao lado do Mineirão. Ah, outra informação é que no inicio da Av. antonio Abrahão Caran, além dos carros de golf. existem vans com elevadores. Eu preferi ir coma galera e subir a av inteira na cadeira. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas Denis, ajudou muito! Já ouvi taxistas reclamando que não podem ir a Confins com carro adaptado, que bom que abriram esta exceção!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...