segunda-feira, 21 de julho de 2014

Seguro de carros adaptados

Que os deficientes físicos têm direito a comprar carros adaptados com desconto todos já sabem, mas e na hora de contratar um seguro para este tipo de veículo? Será que o desconto persiste? O que muda? Tire suas dúvidas sobre o assunto e proteja seu carro.
A seguradora Phoenix foi a responsável pelo lançamento do primeiro seguro de carro para deficientes físicos no Brasil, em março de 2002. Foi desde então que as demais seguradoras viram a importância deste serviço para este público e começaram a investir em coberturas especiais e diferenciais para o segmento.
Porém, por não ser um assunto muito divulgado, sempre restam dúvidas quando é preciso contratar um seguro auto para deficientes, já que é preciso proteger seu carro sempre e com a violência atual não se pode ficar exposto a muitos riscos e garantir a segurança do seu carro é fundamental.
Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o seguro para carros adaptados.
Como funciona um seguro para carros adaptados
O seguro auto para deficientes físicos possui alguns diferenciais em relação ao seguro convencional, ou seja, de um carro que não seja adaptado. Isso representa uma vantagem para este público. 
No geral, já há um desconto na hora da contratação em relação aos carros que não são adaptados, visto que se leva em conta o valor do veículo na hora de calcular o preço do seguro e carros com adaptação para deficientes possuem descontos de impostos na hora compra. Mas, além disso, há pontos importantes que deve saber quando for contratar o seu. Veja como funciona:
Preenchimento de dados para contratação do seguro: é imprescindível informar que está contratando o seguro para um carro adaptado. Em alguns casos, somente esta informação já é o suficiente para ter o seguro, mas algumas empresas também pedem um laudo médico. Informe-se com seu corretor no momento de fazer a cotação.
Cobertura para equipamentos extras: se o seu carro tiver equipamentos extras também poderá contar com uma cobertura diferente, porém isso deve ser informado no momento de fazer a cotação. Veja sempre que tipos de equipamentos cada empresa pode cobrir, pois variar conforme a cobertura já oferecida.
Indenização no caso de perda total: quando alguém contrata um seguro para carros não adaptados e precisa receber uma indenização de perda total, vai ter o valor integral do veículo, de acordo com a tabela FIPE. Porém, quando se faz um seguro para carros adaptados, você recebe o valor da tabela FIPE menos os descontos de ICMS e IPI que teve quando comprou seu carro.
Como você só pode ter direito a este desconto de dois em dois anos e, caso aconteça uma perda total no seu veículo, vai receber somente uma parte do valor do carro e não poderá comprar outro adaptado até estar dentro do prazo, a contratação de coberturas extras, que garantem 105% ou até 110% de indenização da tabela FIPE vai ajudar neste momento, já que receberá um valor maior para o caso de ter que comprar um veículo adaptado novo que não terá desconto. É importante ver todas as possibilidades com sua seguradora.
Como contratar um seguro de carro para deficientes físicos
Para fazer a contratação do seguro auto para carros adaptados é preciso antes entrar em contato com as principais seguradoras do mercado e verificar a existência desta cobertura especial.
Infelizmente, ainda nem todas as empresas do ramo oferecem este tipo de serviço – ou algumas até prestam, mas não oferecem diferenciais – então a melhor forma de garantir uma boa cobertura com um bom preço é pesquisar.
Para se ter uma ideia, a Porto Seguro oferece um seguro voltado às pessoas portadoras de deficiência física com benefícios como descontos na adaptação do carro e até carro reserva adaptado por até sete dias em casos de sinistros.
Já a Seguradora Allianz possui o Seguro Auto Especial, sendo o único do mercado a dar indenização 100% da tabela FIPE, sem deduzir os impostos. Possui ainda serviços extras como táxi para buscar o veículo na oficina, carro reserva com direção hidráulica e câmbio automático e parcerias com empresas que prestam serviços a deficientes.
Você pode pedir ajuda para um corretor ou até mesmo contar com a ajuda de sites do segmento que facilitam a cotação de seguros e poderão te informar quais as melhores opções para fazer seu seguro para carros adaptados.
Uma coisa é certa: vale a pena garantir esta proteção para dirigir com mais tranquilidade sempre!

13 comentários:

  1. ola

    A Seguradora Allianz cobre mesmo 100 % do preço fipe sem descontar os impostos que temos ??

    Alguém já fez e pode garantir??

    :)

    ResponderExcluir
  2. eu já fiz, mas estou com dificuldade para renovar.

    ResponderExcluir
  3. Claudia, qual a dificuldade que está ocorrendo para renovar com a Allianz? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi, pessoal! Bati o carro deu PT tenho q devolver o IPI. Alguém aí sabia disso?

    Abraço,
    Edmar.

    ResponderExcluir
  5. Edmar, carros com mais de 05 anos não é preciso devolver impostos ao Governo.
    No caso do seguro, é 100 % da fipe para carros acima de 05 anos. Carros que tem até 05 anos de fabricação o valor a ser recebido de indenização é com o desconto dos impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O carro só fica intransferível por 2 anos. Depois de 2 anos não precisa devolver imposto algum.

      Excluir
  6. Respostas
    1. O primeiro carro é um Fiat Bravo, o segundo é um Punto e um terceiro é uma perua da Mazda que não tem no Brasil.

      Excluir
  7. Qual melhor seguradora por favor cada corretor fala uma coisa

    ResponderExcluir
  8. Precisa de um Seguro Automovél

    Na Multi Seguros você pode fazer uma cotação de seguro auto , onde vai encontrar as coberturas e assistências adequadas fazendo uma cotação de seguro auto gratuita no site. É muito simples! Basta informar seus dados pessoais que sempre são mantidos em sigilo e o nosso simulador vai atrás de tudo o que você precisa saber sobre o seu seguro auto : preços, benefícios, formas de pagamento e muito mais.
    assistência 24 horas para veiculo de passeio

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Grande dica! Muito importante confirmar com o corretor as informações. Seguro deve ser feito apenas com correto de seguros!

    ResponderExcluir
  11. Excelente dica! Sempre temos algumas dúvidas relacionadas ao seguro de carros adaptados aqui na corretora, o artigo cobre tudo de forma bem didática.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...