sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Speedicath

Um cateter diferente, mais prático e avançado
Faço cateterismo há nove anos e já imaginei se um dia conseguiriam simplificar o processo. Esse negócio de preparar tudo, colocar luva, molhar gazes, passar sabonete, higienizar, usar xilocaína, colocar com precisão e cuidado, aguardar o esvaziamento da bexiga e descartar o material e depois guardar tudo.... ufa, dá um trabalhão. É muito complicado, mesmo estando acostumado, tem hora que dá nos nervos. Sempre pesquiso sobre novos materiais, novas tecnologias, e em uma destas pesquisas descobri o Speedicath. Mas não tinha experimentado, até semana passada.
Ele se fixa facilmente a vários tipos de superfície
O Speedicath é um cateter diferente, voltado para simplificar o processo mantendo a segurança. Ele não é enrolado, como os cateteres comuns. Ele vem em uma embalagem reta, como um canudo, e vem pronto para uso, de utilização simples e intuitiva. Ele é projetado para aumentar o conforto e minimizar o risco de danos à uretra. Tem revestimento hidrofílico exclusivo e orifícios polidos  que garantem um cateterismo suave, tanto durante a inserção quanto na retirada do cateter. Isso significa que não precisa besuntar de xilocaína e enfiar muito vagarosamente para não ocorrer perfuração da uretra.
Alça que facilita a abertura do Speedicath
O SpeediCath é rápido e fácil de usar. O anel de abertura permite abertura fácil e o ponto adesivo garante que o cateter permaneça onde foi colocado. Isso facilita o manuseio, basta tirar protetor do adesivo e fixar em algum lugar, aí é só puxar pelo anel que ele se abre, deixando à mostra o cateter. Aí é só pegar próximo à base, mirar no buraquinho e enfiar até atingir a bexiga. Tudo isso agiliza muito o cateterismo, fiz alguns testes e o tempo reduziu em mais de trinta por cento. O único ponto chato é mirar para acertar o buraco da uretra, pois não podemos pegar na ponta. Mas com prática dá para pegar a manha. Outro ponto negativo do Speedicath é o preço. Enquanto uma sonda comum sai por menos de um real, ele custa em média seis e cinquenta. Mas ele dispensa a compra de alguns materiais, como as luvas plásticas e xilocaína, portanto no fim das contas a diferença diminui. Gostei do produto, muito útil, principalmente em viagens ou saídas. Imaginei como seria útil em uma festa de formatura ou evento, por exemplo.
Forma correta de segurar. Nem precisa de luva, a mão não encosta na parte que entra.
Quem demonstrou para mim foi a Helenita, que trabalha com ele na região de BH. Ela veio até minha casa mostrar o Speedicath e aproveitou para mostrar outros produtos da Coloplast, como o Conveen, um coletor urinário que dispensa a gravatinha, pois tem uma cola por dentro. Ela tem muita didática e paciência para explicar e tirar todas as dúvidas. Quem tiver interesse, ligue para ela  no número (31) 9787-9971 e agende uma visita. Os produtos são ótimos, recomendo!

22 comentários:

  1. procurei no site da coloplast um coletor urinário que dispensa a gravatinha e não achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clica no nome Conveen no último parágrafo que vai te direcionar para a página.

      Excluir
  2. Oi Alessandro, muito valioso seu depoimento e em descrever sua experiência com o Speedicath. O Blog do Cadeirante proporcona credibilidade, apoio e contribui para que outras pessoas possam conhecer diversos produtos, com um objetivo, a qualidade de vida! Parabéns! Helenita

    ResponderExcluir
  3. PRODUTO DE GRANDE QUALIDADE, UTILIDADE E EFICAZ O SPEEDICATH E UM BLOG DE GRANDE CREDIBILIDADE, RESPEITO E INFORMAÇÃO
    PARABÉNS Á TODOS
    SHOW DE BOLA

    ResponderExcluir
  4. ola

    Faça CIL - Cateterismo Intermitente Limpo.

    Mas rápido.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandro, achei o blog hj a noite e não paro de ler, super interessante. Parabéns. Faz com que nós andantes vejamos o cadeirante além do par de rodas. A matéria sobre a sexualidade foi incrível, com certeza quebra muitos tabus e paradigmas. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, fico feliz por proporcionar esta visão a outras pessoas. Obrigado!

      Excluir
  6. Olá Alessandro, achei o blog hj a noite e não paro de ler, super interessante. Parabéns. Faz com que nós andantes vejamos o cadeirante além do par de rodas. A matéria sobre a sexualidade foi incrível, com certeza quebra muitos tabus e paradigmas. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Alessandro!
    Estou fazendo cateterismo intermitente há cerca de 2 anos, e li seu relato no blog do cadeirante. Só no ano passado é que eu conheci os “speedicath”. Eles são realmente muito bons. Eles são distribuídos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, no estado de SP, pelo projeto AME. Infelizmente esta distribuição não é regular, devido principalmente à falta de recursos, de modo que eu tenho que comprar, para ter uma certa segurança. Depois de usar este tipo de catéter, é muito difícil voltar aos antigos, tipo Medsond etc. Este ano tive oportunidade de testar os produtos de 3 fabricantes diferentes para este tipo de catéteres: Coloplast, Braun e Hollister. Os catéteres da Coloplast (os speedicath) são os melhores mesmo, tanto na concepção quanto na qualidade do material.
    Recebi também, como amostra grátis, alguns speedicath “compactos”, que têm um sistema telescópico (tipo um antena de rádio de automóveis), que reduz o comprimento inicial para cerca de 13 cm. Ajuda muito em viagens.
    Gostaria de fazer uma sugestão quanto ao uso do speedicath: Aquela aba adesiva não é muito segura, de modo que eu sempre tenho, fixo no meu banheiro e também na minha “necessair”, um desses prendedores de papel (jacaré), amarrado a uma fita, que pode ficar pendurada em qualquer lugar. A Eu fixo a aba no jacaré e, na hora de abrir, é só segurar a aba com uma mão, para não se soltar do jacaré, e puxar o anel com a outra. Acho muito prático.
    Você poderia me informar onde você compra os speedcath? O único fornecedor, do qual já comprei, é a Giromed Cirúrgica: http://www.giromed.com.br/cesta.php. Gostaria de poder comparar.
    Um abraço
    Carlos Schwab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Ainda não comprei, estou utilizando os que recebi de amostra grátis. Uso mais em viagens ou eventos, nestes casos é muito útil. Boa dica do prendedor e do local de compra, obrigado. Abraços!

      Excluir
    2. Bom Dia Schwab meu amigo eu também uso este cateter a 5 anos é uma maravilha mas muito caro, o Sr mencionou que Unidades Básicas de Saúde, no estado de SP, pelo projeto AME eles fornecem ? o sr poderia me dar umas dicas, como dar entrada para poder receber? desde ja obrigado.

      Excluir
    3. Olá, Edilson! De fato, eu recebia os catéteres na UBS aqui em Ubatuba, até a metade de 2015. A partir de então o fornecimento deixou de ser centralizado (Estado de SP), cada cidade ficou encarregada de prover para seus moradores, e Ubatuba suspendeu o fornecimento, substituindo pelas sondas antigas. Já fiz várias solicitações à Ouvidoria daqui, mas não obtive resultado. Sei que em outras cidades o fornecimento continuou através das prefeituras, de modo que vale a pena buscar informações em sua Prefeitura.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá boa tarde, gostaria de saber se essa sonda espeedcath eu posso reutilizar ela novamente, se alguém poder me ajudar, agradeço..obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everson, não é aconselhável a reutilização do Speedicath, porém, se for bem lavada, de preferência esterilizada, pode utilizar novamente.

      Excluir
  10. Valeu Alessandro Fernandes obrigado..

    ResponderExcluir
  11. Valeu Alessandro Fernandes obrigado..

    ResponderExcluir
  12. olá tenho 37 anos e iniciei o processo de "cateter uretral" no entanto estou usando o cateter cpl o tradicional aquele que vem enroladinho no saquinho.Pois bem faço todo o procedimento de lubrificação com a xilocaina consigo passar a sonda normalmente, mas percebi que o gel da xilocaina não lubrifica o suficiente e as vezes perco algumas sondas por falta de lubrificação.
    Já usei o speddicath achei maravilhoso mas por questões financeiras ainda continuo com o tradicional .
    Queria saber se existe uma outra forma de lubrificar o cateter sem ser com o gel de xilocaina, se outros lubrificantes podem ser utilizados ou se até mesmo o KY , Vaselina liquida.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já utilizei KY e funcionou muito bem. Vaselina também pode ser utilizada.

      Excluir
  13. Olá! A Speedicath vc deixa no soro fisiológico e passa KY , ou deixa ela seca e passa KY só na hora da introdução? Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. O lubrificante do Speedicath é o próprio soro fisiológico junto com o qual ele vem embalado. Não se usa mais nada.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...