terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Comparativo entre SUVs para PCD

Está cada vez mais difícil para uma pessoa com deficiência escolher um veículo para comprar. Não porque há muitas opções, mas porque elas estão acabando. Com o limite de isenção de ICMS congelado há quase dez anos em 70 mil reais, as montadoras de automóveis estão retirando vários itens de conforto, tecnologia e até segurança de seus carros para os enquadrar dentro do limite. Por isso quem precisa comprar um carro para atender à sua limitação e à sua necessidade, geralmente precisa de carro grande para carregar cadeira de rodas, cadeira de banho, órtese, ou outro acessório necessário à locomoção. Ou então é como milhares de famílias brasileiras e tem filhos ou parentes que precisa carregar.
No canal do Blog no Youtube criei uma Playlist só com os testes dos SUVs.
Link para os test drives nos SUVs que fiz: 
Portanto, o melhor tipo de veículo para atender a este público acaba sendo o SUV, por ter geralmente bom espaço interno e porta malas generoso. E este é o segmento que mais cresceu no país nos últimos anos, devido às características que citei aliadas à maior altura do solo e rodas grandes, para enfrentar as malfadadas estradas brasileiras. Como o mercado de veículos PCD cresceu muito em tamanho e importância, as montadoras não querem ficar de fora dele e depenam seus SUVs compactos para caber dentro do limite. Aí entra o dilema da pessoa com deficiência: que itens pode deixar de exigir na hora de escolher um SUV? É melhor pegar um carro com menos tecnologia ou menos segurança? 
Para tentar ajudar na escolha do próximo veículo, testei todos os modelos disponíveis hoje no mercado nacional e, além de publicar todos no Canal do Blog no Youtube, elaborei uma tabela com os principais itens de segurança, conforto e tecnologia que estes modelos ainda trazem nas versões para PCD. Procurei destacar itens que podem ser importantes para pessoas com deficiência, como caber ou não uma cadeira de rodas montada no porta malas. Isto ajuda muito no dia a dia, pois colocar uma cadeira com as rodas é muito mais fácil e rápido do que desmontá-las para guardar. Além disso, quando ela entra montada, sobra mais espaço embaixo e nas laterais para acomodar bagagem.
O comparativo pode ajudar a decidir, mas nada como um Test Drive nos veículos que tenha interesse. Não deixe de fazer!
Além das características importantes para PCD, ressaltei também itens de segurança como controle de estabilidade e tração, e conforto como piloto automático. Veja abaixo o vídeo do comparativo que fiz, e no link a seguir a tabela que elaborei. Caso identifique algum erro ou item que não é mais oferecido em determinado modelo, peço que me envie um email para blog.cadeirante@gmail.com. Alguns testes eu fiz há alguns meses, e nesse meio tempo alguns modelos perderam itens. Tentei atualizar com informações que encontrei na internet e ligando para as concessionárias, mas não consegui certeza sobre tudo. Enfim, espero que ajude quem está indeciso ou começou a pesquisar sobre os SUVs disponíveis no mercado.
Link para a planilha com o comparativo:


11 comentários:

  1. Boa tarde ! Sempre comprei corro com isenção. Já estou com minhas isenções IPI /ICMS ando de molestas. Tá difícil de escolher um carro ? Vc acha que o cactus pode voltar com os equipamentos que tiraram? De todos os carros esse tem um visual mais moderno! Tenho um Citroen C4 lounge 2016 gosto do acabamento, conforto e estética do carro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por esclarecer muitas dúvidas que eu tinha 🤗🤗

    ResponderExcluir
  3. Aguardando ansiosamente o comparativo entre Hatch. Já sabe quando vai postar no youtube?

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela disponibilidade dessas informações que nos ajuda muito. Faz um vídeo e uma planilha dos compactos tb.

    ResponderExcluir
  5. Alessandro, o vídeo que assisti no youtube é mais que excelente ! Minha esposa foi diagnosticada com câncer, já passou pelo procedimento cirúrgico. Alguém comentou com ela que poderia adquirir um veículo com esse enquadramento de PCD mesmo não sendo cadeirante. Poderia esclarecer qual a legislação vinculada ao PCD ?

    ResponderExcluir
  6. Oi Alessandro.
    Já tenho CNH e carro adaptado para PCD.
    Quero adquirir um novo.
    Como proceder com a documentação nesta segunda aquisição..???

    ResponderExcluir
  7. Muito importante essas informaçõeinformações, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Seu comparativo 2018 foi ótimo muito útil.
    Gostaria de ver comparativo 2019.
    Todos evoluirão
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! Quero saber sobre como comprar um triciclo elétrico pelo credito acessibilidade Bb oque preciso fazer?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...