quarta-feira, 14 de maio de 2025

O SUV compacto mais potente do mercado nacional: Creta Ultumate 1.6 TGDi


O SUV compacto mais potente do mercado nacional. O Creta na versão topo de linha Ultimate tem quase tudo o que se espera de um SUV familiar. Começando pelo motor 1.6 turbo que rende 193 cv e 27 kgfm de torque somente na gasolina. Apesar do modelo ser pesado, 1355 kg, o peso potência é de apenas 7,02 kg/c, mesmo número do Fastback Abarth.


O visual é carregado de elementos retilíneos como os leds diurnos interligados na frente e atrás, algumas peças em preto brilhante e outras em cinza, na base dos para chiques. Na minha opinião o último facelift deixou o design mais agradável.


Quase toda iluminação é em Led, não tem faróis de neblina e a única exceção é a luz de ré que fica no meio do para choque traseiro. Uma posição incomum e de difícil visualização. As rodas são de liga de 18", tem chave presencial e o interior impressiona. 


O painel digital integrado à Multimidia de 10,2 polegadas com GPS integrado é de fácil acesso e traz modernidade ao ambiente. A mídia, porém, só tem Android Auto por cabo, limitando sua utilização. Abaixo dela fica o ar condicionado digital de duas zonas com função Auto e saída traseira. Mais abaixo fica o carregador de celular por indução e duas portas USB e uma 12V.


No console central elevado o primeiro destaque é o seletor de modos de condução, que altera o mapa de motor e câmbio e o painel digital com as opções Eco, Normal e Sport.


O freio de mão é eletromecânico com função auto hold, tem Stop/Start que desliga o motor nas paradas e ainda ventilação no banco do motorista, que tem ajustes elétricos (exceto de altura).


Uma função legal do Creta é a câmera 360° que mostra o carro em 3D na tela da mídia, facilitando manobras e estacionamento. Além disso, ao dar seta o painel exibe a imagem da câmera sob o retrovisor no lugar do conta giros, se pra direita, ou do velocímetro, se para esquerda. E a informação desses mostradores aparece digital na parte superior da imagem. Sistema mais eficiente que já vi.


O espaço interno do Creta é muito bom, são 2,61 m de ente eixos, e o porta malas tem 422 litros. Suficiente para uma família de quatro pessoas.


Custa R$ 196.990,00 para o público e para PCD tem isenção de IPI e bônus fica por R$ 165.924,68.




O menor custo para levar sete pessoas no mercado nacional: C3 Aircross7 Shine Turbo 200 CVT


Pra quem precisa de muito espaço pra levar muita gente ou muita bagagem, esse é o SUV compacto de sete lugares mais "barato" do Brasil. O C3 Aircross7 Shine Turbo 200 CVT 2025 tem o maior entre eixos da categoria, são 2,67 m que permitem acomodar até os mais altos, com os bancos no máximo ainda leva adultos na segunda fileira. Já na terceira só vão com conforto adolescentes.


É o menor custo para levar sete pessoas ou bastante bagagem do mercado nacional. O C3 Aircross7 Shine Turbo 200 CVT traz a praticidade de poder levar cinco, seis ou sete pessoas ou um bom volume no porta malas através de um sistema simples e eficiente: bancos removíveis individualmente. Os bancos extras pesam apenas 8 quilos e são travados e destravados sem dificuldade. Com eles no lugar e abaixados, são 398 litros. Retirando-os, o volume sobe para 493 litros. Com os sete lugares sobram apenas 42 litros, praticamente um porta luvas.


O motor é o T200, 1.0 turbo de três cilindros que rende 130/125 cv e 20,4 kgfm de torque a 1750 rpm, aliado ao câmbio CVT que simula sete marchas. O consumo é bom, apesar deste ser o modelo mais pesado a usar essa motorização. São 11,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina, de acordo com o Inmetro.


Os destaques internamente são o painel digital configurável e a mídia de 10,1" com conectividade sem fio. Vem com ar condicionado analógico e não tem saída de ar traseira, mas tem um ventilador no teto que puxa o ar frio da frente e joga para os bancos traseiros. Os bancos e volante são em couro e tem encosto de braço para motorista.


Em segurança são quatro air bags e controle de estabilidade e tração. Não tem segurança ativa. Tem piloto automático e tecla Sport.


Essa versão tem ainda uma solução inédita para levar mais conforto aos passageiros de duas : um sistema de ventilador no teto que puxa o ar frio do ar condicionado e joga pra trás. Funciona bem, resfria mesmo o ar do fundão, mas faz um barulho forte que incomoda.


Externamente ele vem com faróis de neblina e DRL e assinatura na lanterna traseira em Led. Mas todas as demais lâmpadas são alógenas. Tem teto biton, em preto brilhante, e rodas de 17" de liga diamantadas.


De pontos negativos tem a ergonomia ruim, pois não tem ajuste de profundidade no volante, nem de altura no cinto de segurança, e alguns botões são mal posicionados. Além disso tem a simplicidade no acabamento, além de não contar com muitos itens de conforto como chave presencial, sensor crepuscular ou botão de partida. A chave é simples, não se fecha tipo canivete mas tem telecomando, para abertura e fechamento das portas. 


O C3 Aircross7 Shine Turbo 200 custa R$ 144.190,00 para público em geral e para PCD tem isenção de IPI e bônus de fábrica e fica por R$ 116.425, 86.


Que tal o SUV sete lugares mais em conta do mercado? Atende suas necessidades?


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...