sexta-feira, 13 de junho de 2014

Medidas da cadeira de rodas

As medidas da NBR 9050 só servem para cadeiras dobráveis
Taí um tema que pode dar muito prejuízo e dor de cabeça: medidas de uma cadeira de rodas. Ao comprar uma cadeira, você deve ter em mente que ela será a extensão do seu corpo. Portanto deve encaixar perfeitamente em você. Quanto mais justa ao corpo, sem apertar, melhor. O ideal é que não tenha nenhum espaço entre o corpo e a lateral da cadeira. Mas é fundamental que não esteja apertando. Como a gente não tem a sensibilidade normal, tem que ser no visual mesmo, e fazendo o teste, enfiando o dedo na lateral não deve ser difícil retirar. 
Medidas do formulário de compra da TiLite
Para definir as medidas ideais para sua cadeira de rodas, você deve consultar um fisioterapeuta com experiência nessa área. As medidas são separadas por segmento, sendo tronco, pernas e braços, o fisioterapeuta faz todas as medidas. Na norma NBR 9050 há algumas medidas padrão utilizadas em cadeiras de rodas dobráveis ou em X, estas da primeira figura. Elas servem para ter uma ideia de quantas medidas estão envolvidas em uma cadeira de rodas, e olha que faltam ali as medidas de ângulos, como do encosto e do apoio de pés, estes que constam do formulário de compra da cadeira TiLite, na figura acima.
Mesmo seguindo todas as medidas de um fisioterapeuta experiente, uma recomendação que sempre dou: faça test drive. Em um test drive é possível determinar também as melhores medidas de ângulo, caso não esteja familiarizado. O negócio é experimentar cadeiras com ângulos diferentes e identificar qual é mais confortável. Não varia tanto quanto parece, há ângulos pré determinados.
 A melhor opção para testar cadeiras hoje em dia é a Reatech, a feira de tecnologia assistiva, apesar de não ter sido lá essas coisas neste ano... Mas ainda é uma opção, e como acontece só uma vez por ano, a alternativa no resto do ano é visitar uma grande loja que venda cadeiras. Aqui em Belo Horizonte, assim como na maior parte dos estados brasileiros, não há uma loja com vários modelos em exposição para testar. A solução é partir para São Paulo ou Rio de Janeiro para ir a uma loja. Vale a pena pagar a passagem de avião para testar uma cadeira de rodas.
Um dos piores erros ao comprar uma cadeira de rodas é errar na largura. As outras medidas geralmente são customizáveis, mas a largura não tem jeito. Se a pessoa insistir em usar uma cadeira maior ou menor do que o ideal na largura, vai ficar dançando nela (e estragando ainda mais a coluna) ou ficará apertado o dia todo, o que pode gerar escaras com o tempo.
Portanto, fica a dica: não vacile nas medidas. Faça test drive. Senão as consequências podem ser cruéis.

5 comentários:

  1. Parabens pela materia. Ajudou muito.Pois preciso providenciar uma cadeira, e não tinha noção no que seria importante observar.

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma a um ano atrás monobloco e ja me sinto sobrando nela então deve ser levado em conta também q perdemos massa muscular. Enfim emagreci com esporte e agora to sobrando na cadeira.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qual o endereco dessa grande loja no RJ preciso trocar de cadeira e pretendo comprar uma monobloco, como recomendado pela fisio.

    ResponderExcluir
  4. Olá boa noite me chamo braulio Alves tenho 52 anos gostaria de uma doação ou empréstimo de uma cadeira pode ser usada e simples não tenho condições de comprar tenho q fazer uma cirurgia coloca 2 próteses de quadril direito e esquerdo já tou a 1 ano esperando na fila do SUS tenho muito a esperarsinto muita dor e já não tô caminhado quase nada e vai ficar pior moro litoral gaúcho praia de quintao meu contato tel 51996465836 wts obrigado que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, meu filho tá precisando de uma cadeira de rodas ele tem 10 aos de idade , não tenho condições de comprar , e já fui na secretaria de saúde e até agora não consegui.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...