Ontem resolvi tomar café da manhã na bancada da cozinha (não reparem no cabelo bagunçado, tinha acabado de acordar) e lembrei-me das normas NBR 9050, que citei há alguns posts. Meu caso é um exemplo típico de adaptar-se ao ambiente, uso a bancada de passar roupa da nossa área de serviço como mesa e acho excelente a altura, não babo na roupa (o problema é a barriga...) e alcanço tudo mais fácil.
Mas o motivo deste post é publicar os "parâmetros antropométricos" (chique isso, heim) para usuários de cadeira de rodas da norma, pois muita gente acha um saco ficar procurando as medidas e tentar enxergar do que se trata. Aí vão as principais para deslocamento e alcance:
- A largura mínima necessária para a transposição de obstáculos isolados com extensão de no máximo 0,40 m deve ser de 0,80 m.
- As medidas necessárias para a manobra de cadeira de rodas sem deslocamento são:
a) para rotação de 90° = 1,20 m x 1,20 m;
b) para rotação de 180° = 1,50 m x 1,20 m;
c) para rotação de 360° = diâmetro de 1,50 m.
- Condições para manobra de cadeiras de rodas com deslocamento:
- Alcance manual frontal:
A3 = Altura do centro da mão com antebraço formando 90º com o tronco B3 = Altura do centro da mão estendida ao longo do eixo longitudinal do corpoC3 = Altura mínima livre entre a coxa e a parte inferior de objetos e equipamentos
D3 = Altura mínima livre para encaixe dos pés
E3 = Altura do piso até a parte superior da coxa
F3 = Altura mínima livre para encaixe da cadeira de rodas sob o objeto
G3 = Altura das superfícies de trabalho ou mesas
H3 = Altura do centro da mão com braço estendido paralelo ao piso
I3 = Altura do centro da mão com o braço estendido, formando 30o com o piso = alcance máximo confortável
J3 = Altura do centro da mão com o braço estendido formando 60o com o piso = alcance máximo eventual
L3 = Comprimento do braço na horizontal, do ombro ao centro da mão
M3 = Comprimento do antebraço (do centro do cotovelo ao centro da mão)
N3 = Profundidade da superfície de trabalho necessária para aproximação total
O3 = Profundidade da nádega à parte superior do joelho
P3 = Profundidade mínima necessária para encaixe dos pés
- Relações entre altura e profundidade para alcance manual lateral para pessoas em cadeiras de rodas.
- Superfície de trabalho:
As superfícies de trabalho necessitam de altura livre de no mínimo 0,73 m entre o piso e a sua parte inferior, e altura de 0,75 m a 0,85 m entre o piso e a sua superfície superior. A figura 12 apresenta no plano horizontal as áreas de alcance em superfícies de trabalho, conforme abaixo:
a) A1 x A2 = 1,50 m x 0,50 m = alcance máximo para atividades eventuais;
b) B1 x B2 = 1,00 m x 0,40 m = alcance para atividades sem necessidade de precisão;
c) C1 x C2 = 0,35 m x 0,25 m = alcance para atividades por tempo prolongado.
Olá, sou estudante de arquitetura e tive disciplinas específicas de ergonomia, é muito legal ver você difundindo esse conhecimento!
ResponderExcluirSam,
ResponderExcluirMuito legal seu post, vou adotar essas medidas e tentar adaptar todas elas, ou a grande maioria para que eu me sinta mais incluso na minha própria casa.
Um grande abraço.
Você é fantástico. Meu marido é amputado há 1 ano e meio e até agora ainda não nos adaptamos com os espaços da cadeira de rodas em casa. Já desmontei minha sala, virei meu quarto e o banheiro ficou apertado com a cadeira de banho, sem falar da cozinha. hihihihi
ResponderExcluirTudo parece um desafio. Essas medidas vão me ajudar a fazer novas adaptações.
Obrigada.
Maravilhoso seu post.Se todos adotarem esta medida vai ser ótimo.
ResponderExcluirExcelente! Obrigado por disponibilizar essas informações de forma clara.
ResponderExcluirola
ResponderExcluirmuito bom!
conhece as medidas corretas pra, por exemplo:
um degrau de 30cm
quantos graus tem q ter pra um cadeirante subir/descer sem ajuda e sem enroscar o apoio do pé no chao???
abraços
:)
Sam,
ResponderExcluira difusão da NBR9050 no blog vai ajudar muita gente a adaptar o ambiente de casa, do trabalho, a escolher equipamentos adequados e a exigir seus direitos. Parabéns. Fiz várias fotos das calçadas de Atlanta e te mando depois com um post.
Ab.
Um comentário técnico sobra a pergunta do Anônimo:
ResponderExcluira rampa acessível deve ter inclinação máxima de 8,33%(1/12) pela NBR9050. Para vencer um degrau de 30cm é necessário uma rampa de 3,60metros de comprimento. Utilizando a formula i=h/c (inclinação = altura/comprimento => 8,33=30/c => c=30/8,33 => c=3,60). Espero ter ajudado. Abs.
Uauuuu muito obrigada por essa informação, era tudo o que eu precisava saber para mandar fazer uma rampa para mim... E estava tão difícil encontrar 😍
ExcluirBoa tarde, eu sou projetista de móveis e estou fazendo um projeto para um cadeirante e as informações postadas no seu blog, são as mais faceis de entender, valeu. Mas eu ainda tenho uma duvida para fazer um guarda roupa funcional, vc tem alguma dica para me dar?
ResponderExcluirObrigada
Olá meu nome é Taynah Zaedhi e sou de Brasília . Sou fazendo um projeto de um pizza bar 12,60 x 7,50 com uma andar superior Gostaria de pedir opiniões para você , saber realmente o que é necessário para o conforto e bem estar de vocês , me digam as medidas que gostariam que eu usasse
ResponderExcluirola ,estudo design de interiores ,seu blog me ajudou em uma pesquisa,obrigada!
ResponderExcluirMuito legal esse site. Fazer uma construção particular que, mesmo que sem obrigação legal, obedeça à essas medidas é uma forma respeito ao cadeirante.
ResponderExcluirOlá também estudo design de interiores e seu blog é excelente, ajuda tanto as pessoas portadoras de necessidades especiais como a nós que projetamos esses espaços e talvez não estejamos atentos a pequenos detalhes que fazem a diferença, Parabéns !
ResponderExcluirPrezado, poderia me informar o ângulo máximo de uma rampa e o comprimento mínimo para acesso a um banheiro? A porta de acesso tem 0,90 m de largura. Estou tentando adaptar num casarão centenário(pizzaria) algum modo de me enquadrar às normas para acesso à cadeirante( arrebentar o piso e rebaixar não pode, pois abaixo da laje maciça antiga é um porão habitável ou seja é uma sala da própria pizzaria. Antecipadamente agradeço fechaed@ig.com.br
ResponderExcluirUm abraço.
Muito bom! Ajudou muito! Abraço
ResponderExcluirmuito bom!!! pedi pra fazer uma pia e mesa modulada, do qual eu encaixe perfeitamente na cozinha, assim que ficar pronta eu gostaria de mostrar a foto aqui, posso? como faço? Para nos q gostamos de cozinhar a cozinha é um grande desafio!!!
ResponderExcluirParabéns,vou usar suas medidas em um projeto para fazer uma mesa para uma pessoa.Obrigado pelas dicas.
ResponderExcluirParabéns ao Alessandro! Este blog é muito útil e prático, com informações muito valiosas!
ResponderExcluirEstou procurando um carro usado para comprar, tipo taxi accessível, aqui em Belo Horizonte. jQualquer informação aguardo via email. Muito obrigada! Maria Tereza
Parabéns Alessandro pela divulgação. Minha filha fez o projeto do meu consultório de psicologia e não abriu mão das medidas para a circulação das cadeiras. Essa semana tive uma marcação de consulta de uma menina que nunca tinha ido ao consultório de psicoterapia (fazia psicoterapia por skype) porque não há acessibilidade na maioria dos consultórios (medidas internas). Um abraço!
ResponderExcluirObrigado Ana Cláudia, e parabéns por pensar em atender a este público tão carente de acessibilidade!
ExcluirCara, você é fantástico! Graças ao seu post consegui inspiração para desenvolver meu trabalho de modelagem matemática ... obrigaduuuuu
ResponderExcluirPor nada, fico feliz por ajudar de alguma forma! Boa sorte no seu trabalho!!
ExcluirBoa noite! sou arquiteta e em tudo que projeto penso em acessibilidade! que bom ler tuas postagens, estou aprendendo muito mais!
ResponderExcluirsaiu sem meu Nome: Marie Hellen
ExcluirBoa noite Marie Hellen, fico feliz de saber que há pessoas que observam a acessibilidade na arquitetura! Geralmente isto só acontece quando há algum parente ou conhecido que necessite. Se precisar de algo, estou à disposição! Abraços
ExcluirOlá, me chamo Anderson e estou cursando o técnico em eletro mecânica e para o mesmo tenho de apresentar um TCC, busco fazer um projeto que busque ajudar pessoas que possuem deficiências motoras por isso venho aqui na esperança de receber algumas ideias.
ResponderExcluirDesde já agradeço.
PORTA DE ALUMINIO COM 80 CM ABERTURA SERVE ? TRABALHO COM PORTAS E JANELAS DE ALUMINIO ....SERIA MUITO INTERESSANTE COLOCAR ESSA INFORMAÇÕES NO NOSSO BLOG..MUITOS CLIENTES TEM DÚVIDAS EM RELAÇÃO A ISSO
ResponderExcluirSim, serve. As janelas devem ser posicionadas a uma altura máxima de 1,10 m para permitir a visão do cadeirante. São informações importantes sim.
Excluirbacana, obrigado..temos um blog da nossa loja...tem interesse em criarmos alguma informação bacana á respeito disso?
ResponderExcluirno aguardo
mais uma vez obrigado
Thiago
Parceiro muito bom este seu post. Como produtor de eventos, a acessibilidade em eventos culturais é algo de extrema importância e a NBR 9050 contribui muito para definir e adotar estes padrões.
ResponderExcluirPrecisei fazer um orçamento com medidas padrão para deficientes, show de bola seu post, me ajudou muito. Valewww
ResponderExcluirObrigado pelas imagens e informações, utilizei num trabalho de engenharia e acessibilidade.
ResponderExcluirBoa noite, parabens pelo seu trabalho, muito util a todos que necessitam e para aqueles que projetam. Vc poderia tirar uma dúvida? portas de 80cm dão uma passagem de no máx 78cm, esta medida atende bem? No mesmo apto: em um corredor (com 82cm de largura) tem 2 portas lado a lado, ambas com 80 cm, um cadeirante consegue sair de uma e entrar na outra? obrigada antecipadamente.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirParabéns pela sua iniciativa,sou estudante de Arquitetura e Urbanismo.
Você não sabe o quanto estas suas informações são de extrema importância, e todos os trabalhos que realizo procuro informar o quanto é necessário aplicaras medidas necessárias para que too possam ter o melhor rendimento e aproveitamento dos espaços.
Ah, vou colocar em meu trabalho o seu bloco como referência.
Muito bom. Parabéns.
ResponderExcluirBoa tarde! Preciso colocar uma soleira na entrada do ambiente de acesso de cadeiras de rodas. Qual é a diferença de nível máxima que pode existir entre a rampa de acesso e a soleira, para que fique confortável a travessia? Tipo 0,5 cm daria? obrigada
ResponderExcluirEsse post muito bom, um projeto ergonômico adaptado para cadeirantes.
ResponderExcluir.Parabems pelo post
www.fisoforma.com.br
ResponderExcluirAltura de um maleiro num hotel 45 ou 60cm dp pavimento?
ResponderExcluirOlá Alessandro, boa noite!
ResponderExcluirPrimeiro queria parabenizá-lo pelo blog. Sensacional! Segundo queria perguntar se vc ainda está atualizando o mesmo e tentar tirar uma duvida c vc. Estou desenvolvendo uma coleção de roupas pra pessoas com mobilidade reduzida. E agora deparei com uma gde dificuldade. Fizemos a numeração do 36 ao 48 pra calça cadeirante mais gostaríamos de fazer um tamanho especial principalmente pensando nas pessoas q tem as pernas mais curtas. Vc sabe um lugar onde eu possa fazer essa pesquisa?
Muito obrigada!
Abraço
Santuza Prado
Oi Santuza! Sim, estou atualizando, mas menos do que gostaria. Estou escrevendo para portais, e terminando meu livro, por isso diminui o ritmo. O melhor lugar para pesquisar é nos grupos de cadeirantes no Facebook. Tem o Cadeirantes do Brasil, Pessoa com Deficiência, e outros que você encontra pesquisando. O povo tá todo lá!
ExcluirObrigado pelo post. Estou projetando apartamentos com desenho universal e me ajudou bastante.
ResponderExcluirsou estudante de engenharia civil e adorei, não so reclamar mais, mostrar que a solução é real..
ResponderExcluirobrigado pela objetividade . percorri muita propaganda sem nenhuma informação até chegar em vc. valeu Alessandro
ResponderExcluirParabens pelo blog cheguei aqui porque estou estudando eng. civil e precisava de uma consulta rápida.
ResponderExcluirVINHOLIS, ARQUITETO RIBEIRÃO PRETO, INFORMAÇÕES MUITO UTES E PRECISAS.
ResponderExcluirMUITO ÚTIL PARA CONSULTAS RÁPIDAS.
orque estou estudando eng. civil e precis INFORMAÇÕES MUITO UTES E
ResponderExcluirAqui na Ventani Vidros, costumamos orientar nossos clientes quanto às dimensões ideais de portas.
ResponderExcluirO cliente muitas vezes não contratou um arquiteto ou engenheiro e não consegue definir todos os detalhes de uma obra sozinho.
Para conhecer nosso trabalho é só acessar ventani.com.br
Muito obrigada pelas orientações. Muito bom!
ResponderExcluir