sábado, 20 de junho de 2015

Adequação Postural

Maria de Mello me explicando a importância de manter a postura correta
Manter a postura correta é um desafio para todo mundo. Antes de virar cadeirante, eu já sofria com problemas ocasionados pela má postura, devido aos 1,95 metro de altura. Para começar, sentia dores no pescoço por ficar sempre olhando para baixo e, principalmente, para alcançar a boca das meninas... Sacrifício válido! Outra queixa constante era na região da coluna lombar, que era constantemente forçada nos diversos esportes que eu praticava. Esse quadro me rendeu muitas sessões de fisioterapia e aplicação de calor e gelo. Só que eu era indisciplinado, largava a fisioterapia na metade e não fazia os exercícios recomendados. Acabava voltando ao médico...
Alguns problemas de coluna comuns
Ao virar cadeirante devido a lesão medular, a maior parte das pessoas (incluindo eu) relaxa ainda mais para manter a postura. O que complica ainda mais o quadro é a falta de sensibilidade, como não sentimos mais as dores abaixo da lesão, a coluna pode piorar bastante com o tempo. Como eu recuperei alguma sensibilidade, voltei a sentir as dores na lombar que me queixava no passado, e passei isso para minha fisioterapeuta, a Joyce da Aquafisiobh. Ela passou alguns exercícios que faço até hoje na água, na hidroterapia, o que me alivia um pouco. Só que eu estava tratando a consequência, e não a causa: a má postura.
Mês passado, no II Simpósio Mineiro de Reabilitação em Lesão Medular do qual participei, tive o prazer de conhecer a Dra. Maria de Mello, terapeuta ocupacional especialista em adequação funcional assentado. Após assistir minha palestra, em que comentei sobre as dores crônicas que sinto, ela veio conversar comigo sobre a questão postural. Ela percebeu que eu não estava bem posicionado na cadeira e marcamos uma avaliação na TechnoCare, na Av. Pedro II 3377, onde ela atende.
Aprendendo alguns exercícios para melhorar as dores na coluna
Fui em uma sexta feira pela manhã, acompanhado de minha mãe que estava me visitando. Maria nos recebeu muito bem e explicou em detalhes como é o projeto de adequação funcional que ela faz, analisando o dia a dia da pessoa, atividades que desempenha, tempo que passa na cadeira e quais as principais queixas posturais e de dores. Contei tudo para ela, da hora que acordo até a hora que vou deitar, incluindo atividades eventuais, esportes que pratico, viagens, tudo. Depois ela analisou minha posição na cadeira de rodas, de lado, de frente, parado e tocando a cadeira. Coincidentemente eu tinha uma tomografia da coluna completa feita recentemente, no qual ela identificou uma retificação da minha coluna. Aí ela pediu para eu deitar na maca e fez alguns exercícios comigo, pegando sempre meu feedback sobre como estava me sentindo. Com base em tudo ela emitiu um relatório com as recomendações para melhorar minha postura e diminuir minhas dores localizadas. O relatório incluiu ajustes na minha cadeira e sugestões para a cadeira do banco, onde trabalho todo dia. Estou seguindo as recomendações há duas semanas e já senti melhoras e diminuição das dores.
Quem quiser fazer um projeto de adequação funcional com a Maria de Mello é só entrar em contato com ela pelos telefone (31) 9428-9100 ou 3443-2200, ou ainda pelo email mariademello@technocare.net.br.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Mesmo sabendo que preciso de exercícios... Ando mais pra Garfield.... sou mesmo péssima!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...