sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A solidão da pessoa com deficiência

*por Dayana Beatriz
Quero falar um pouco sobre a solidão da pessoa com deficiência.A deficiência, seja ela física, mental ou intelectual podem ser fatores que afasta o indivíduo dos modelos padrões estéticos, tornando assim tudo mais difícil. Estamos acostumados com a falta de acessibilidade, mas as dificuldades de convívio serão sempre maiores de se superar.
Vez ou outra aparecem aquelas pessoas que nos dizem: “Que bom que você saiu de casa!”, “Nossa, não sei como você aguenta” (já nem ligo mais kkkkkkk), e somos vistos como exemplo de superação, quando só estamos querendo se distrair, divertir… Na realidade é bem chato ficar ouvindo isso!
Quando é assim há deficientes que preferem não sair de casa, preferindo ficar no seu mundo virtual aonde “todos são aceitos”, “todo mundo é bonzinho”, e acabam se isolando do convívio social. 
A mesma coisa acontece quando há um casal onde um deles é cadeirante, o que é andante se torna herói por conviver com essa pessoa, é muito amável, bonzinho, e com os olhares de fora são pregados rótulos sobre o casal. 
Diante de tantas situações preconceituosas tem que se ter muito amor próprio para não desanimar. Acreditar que você é capaz, tem suas qualidades, investir nelas e não dar ouvidos a essas baboseiras que nos falam rsrs
As pessoas sem deficiência também devem deixar seus preconceitos de lado e tentar ver que no deficiente há muito mais do se vê na aparência, encontrando uma pessoa bacana, garanto que você pode se surpreender!
E digo mais, se isso não acontecer, não desanime. 
“Estar junto de alguém é bom, mas estar bem consigo mesmo é delicioso”

4 comentários:

  1. Tudo verdade, Dayana!
    Não tenho deficiência, mas convivo com algumas pessoas (muito queridas) que tem. Sinceramente não as vejo como “diferentes”. Cada um de nós, naturalmente, tem um ponto fraco, algo que necessita superar. Portanto, somos todos iguais. Considero-me privilegiada, pois compartilho a minha vida com pessoas que têm deficiência.
    Tenho alunos surdos, uma sobrinha com síndrome de down, uma amiga cega e um grande amor cadeirante, que não trocaria por nenhum outro. Eu o amo e o aceito exatamente do jeito que ele É. Sou amada e feliz. Portanto, o preconceito é para mim algo inaceitável é digno de repúdio.

    ResponderExcluir
  2. Poxa vc descreveu exatamente o que penso, sou casada, me casei antes de sofrer o acidente, faz um ano e três meses. Meu marido vem "aguentando", e qdo escrevo isso é isso mesmo, vem me aguentando.
    Temos filhos pequenos, então fazemos o possível para não deixar transparecer nosso desapontamento.
    Quando saímos, e é bem difícil, as pessoas só faltam aplaudir, ele é o herói que suporta a esposa aleijada e eu sou o exemplo de superação!
    Engraçado isso,sinto que não somos nada disso, eu tento vencer meus fantasmas a cada dia, me olho no espelho e me sinto horrível, fraca, já não sou mais a mesma.
    Poucas pessoas se aproximam para amizade e os velhos amigos de vez em qdo aparecem para um café.
    Diferente de antes que na minha casa sempre vinham pessoas e nós éramos convidados para sair.
    Agora saímos pouco e sinto que a convivência é uma tortura e eu me despedaço mais a cada dia, junto meus caquinhos no final do dia e começo tudo de novo...
    Parabéns, lindo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso te dizer uma coisa, Sheila: dê tempo ao tempo!
      Não pense que o seu marido está apenas “te aguentando”, pois se ele te ama (como amo o meu namorado) ele está com vc pq quer, pq se sente feliz em estar ao seu lado. Qto ao espelho, olhe direitinho, pois vc deve ser linda, do jeito que vc É!
      Meu namorado às vezes fala que acha as pernas finas, flácidas, mas, acredite, sou louca e apaixonada pelas penas macias dele. Para mim ele é perfeito. Nunca um homem me fez tão feliz. Ele é paraplégico, lesão completa, mas não deixa a desejar em absolutamente nada.
      Sei que deve ser difícil, mas com o tempo vc verá que só ficaram perto de vcs os que valiam a pena. Chegarão novos amigos. Viva, pois Deus te deu essa nova chance. Viva e seja muito feliz!

      Excluir
    2. Gostaria de conversar mais com vc, Sheila!
      Deixa o seu e-mail, se possível.
      O meu namorado é muito bem resolvido. Dou muito mais trabalho a ele do que ele a mim, acredite!
      Fica com Deus.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...