segunda-feira, 5 de março de 2018

Veículos premium com desconto para PCD

Que tal comprar um carro premium com desconto de até cem mil reais?
Está achando que pessoas com deficiência só pode adquirir carro básico com desconto? Engano seu. O limite de isenção está congelado em 70 mil reais há mais de sete anos, o que limita cada vez mais as opções de veículos para pessoas com deficiência. Porém, a isenção pode ser de ICMS e IPI, e o limite vale apenas para ICMS. Portanto, se a pessoa tem condições de arcar com um pouco mais, é possível comprar diversos veículos com um bom desconto. Deixando de lado a isenção de ICMS - mesmo porque não há perspectiva de aumento do limite mesmo, então logo logo só será possível adquirir carro automático com isenção de IPI - há muitas boas opções no mercado.
O primeiro veículo premium que descobri ter isenção de IPI foi o Mercedes C180
Estive nas concessionárias das principais marcas premium alemãs, Mercedes, BMW e Audi, na sueca Volvo e na inglesa Range Rover. Fiz teste drive nos modelos que achei mais adequados para cadeirantes. O primeiro que testei foi o Mercedes Benz C180 Avantgard, que é montada em Iracemápolis, interior de São Paulo. O requinte a gente sente antes mesmo de entrar no carro, ao chegar na concessionária Minas Máquinas na Av. Raja Gabaglia, fui recebido cordialmente pelo manobrista, que ao perceber que eu era cadeirante perguntou se eu queria parar o carro no último andar do prédio para depois descer de elevador. Assim o fiz, parei minha humilde Spin entre Mercedes de mais de duzentos mil reais!  Vejam abaixo o vídeo:

Um modelo maior, mais espaçoso, o GLA 200 é uma boa opção.
Depois de alguns meses, voltei à Mercedes pois descobri que outro modelo mais indicado para cadeirantes também tem desconto de IPI, o GLA 200. É um SUV compacto que tem bastante espaço interno e porta malas maior. Porém, infelizmente, não cabe a cadeira montada no porta malas, devido ao desenho dele. Mas sobra bastante espaço para bagagem. Abaixo, link para o teste.

Até o queridinho dos jogadores de futebol tem desconto para deficientes, Range Rover Evoque!
Desci pelo elevador e uma recepcionista me conduziu até o hall e chamou o vendedor Augusto, que fez um breve questionamento sobre os modelos de interesse e fomos até sua mesa para explicar as condições para PCD. Há vários modelos com desconto, mas o que me interessava mais era o C180, que havia visto no Salão do Automóvel em 2016 com publicidade sobre o desconto. O modelo é montado no Brasil, em Iracemápolis, e tem desconto de IPI, que chega a quase 9% do valor do carro.

A próxima montadora alemã premium que visitei foi a BMW, em sua concessionária Euroville, também na Av. Raja Gabaglia. Mesmo tratamento diferenciado na recepção, logo veio até mim o consultor de vendas Bruno, que me conduziu ao salão principal enquanto me explicava a política de descontos para PCD da marca. Me surpreendi com a notícia de que TODOS os veículas da BMW tem desconto para deficiente, em valores que chegam a mais de 100 mil reais! Claro que neste caso o carro passa de quinhentos mil. Mas para quem tem dinheiro, imagina comprar por 400 mil um carro de 500 mil?
O Audi Q3 me impressionou pela tecnologia embarcada e custo benefício
Para fechar a tríade alemã de alto nível, fui à Audi, também na Av. Raja Gabaglia. Uma grande vantagem daquela concessionária fica escondida: há vaga para deficiente coberta e próxima à entrada do salão principal. Só que para chegar lá é preciso entrar pela lateral da concessionária. Quem me atendeu lá foi o Jean, que me explicou que há alguns modelos bem interessantes fabricados no Brasil, como o A3 e o A3 sedan, e o SUV compacto Q3. Este último me chamou a atenção pelo porta malas grande e espaço interno, foi o que escolhi para test drive. E foi lá que encontrei os melhores preços com isenção. Acredita que dá para comprar um Audi com pouco mais de cem mil reais? Não é pouco, mas é um veículo premium. Tem muito carro médio por aí que passa facilmente desse valor, como o Corolla por exemplo.

Daniel Dias é o embaixador da Volvo para a causa das pessoas com deficiência
Saindo da Alemanha, fui direto para a Suécia. Desta vez não procurei, fui convidado pela Volvo para uma palestra e para conhecer os veículos. Na palestra descobri que a Volvo foi a pioneira no Brasil a dar desconto de IPI em toda sua linha de veículos, mesmo sendo importados. Foi um projeto da Volvo que liberou o desconto de IPI a veículos importados no país, assim como tinha visto na BMW. Todas as outras montadoras, depois disso, podem aderir ao desconto em todos os veículos, nacionais ou importados.
Mudando de continente, testei um carro que a princípio não é premium, mas oferece tanta tecnologia e conforto que é comparável a todas as marcas que citei acima, e por um preço bem mais convidativo. Foi o Jeep Compass, que na versão topo de linha oferece condução semi-autônoma, alerta de desvio de faixa e estacionamento autônomo. Confira tudo isso no vídeo abaixo.
Portanto, se você está de olho em um carrão importado e tem deficiência, solicite isenção de IPI, pode dar um bom desconto.

12 comentários:

  1. Otimo comparativo amigo, parabéns!!
    Com certeza sera de grande utilidade para muitos, como foi p mim.

    Há possibilidades de fazer um vídeo com a Evoque? Vi que apenas colocou uma foto

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Já fiz, esqueci de incluir o vídeo dela. Segue o link: https://youtu.be/-fhPDi2FrWo

      Excluir
    2. Obrigado. Já fiz, esqueci de incluir o vídeo dela. Segue o link: https://youtu.be/-fhPDi2FrWo

      Excluir
    3. Chegou a verificar desconto para veículos a diesel?

      Excluir
    4. Sim, andei no Renegade a Diesel e no Compass. O desconto é muito bom, gira em torno de 20%.

      Excluir
  2. Olá, boa tarde!
    Onde é o acelerador e o freio do Jeep Compass? assisti todo video e não consegui ver vc acelerando ou freiando...rs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito bom não sabia que essas marcas davam descontos também

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho gostei da materia mas acho que poderia ter os preços dos carros. De qualquer forma, tenho uma gla 200 que comprei com desconto e estou muito satisfeito com o carro. A altura não atrapalha na transferência, o espaço do carro é muito bom, porém, realmente não cabe a cadeira montada no porta malas. gosto tanto do carro que devo trocar pelo mesmo modelo no fim do ano.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Excelente matéria.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...