quinta-feira, 16 de abril de 2009

Possível 'substituta' da cadeira de rodas

Vez ou outra aparecem 'soluções' mais modernas ou eficientes do que a velha cadeira de rodas. A empresa Exmovere anunciou este mês mais um aparato que promete melhorar a qualidade de vida dos cadeirantes, amputados ou pessoas com dificuldade de locomoção.
O veículo elétrico, chamado de 'Chariot' (carruagem) é uma espécie de Segway (aqueles patinetes elétricos de rodas paralelas) adaptado ao corpo do usuário, que 'veste' o aparelho ficando com as mãos livres para executar tarefas diversas. Ele é controlado por sensores que detectam suaves mudanças de pressão do corpo e interpretam a direção e velocidade desejadas. Atinge até 20 km/h e não demanda muito esforço ou treinamento para controlá-lo.
A grande vantagem para a cadeira de rodas é poder conversar com os 'andantes' no mesmo nível e alcançar lugares mais altos. Entre as desvantagens, ele não permite ao usuário sentar sem tirá-lo (mas já estão desenvolvendo um que poderá), não sobe escadas e demanda um piso liso e sem buracos (ligeiramente longe da nossa realidade). E também não é a coisa mais simples do mundo para 'vestir', um cadeirante sozinho então, nem pensar.
Sem contar que ainda é protótipo, e até ser fabricado, ou melhor, até ser acessível, vão bem uns dez anos. Mas paciência é uma virtude...


4 comentários:

  1. ADOREI!!E SEMPRE BRINCO Q PODIA FAZER TIPO UM ROBO NE NÓS!!AMEI O POST!!QUEM SABE NÓS POR AÍ!!BJS ALDREY

    ResponderExcluir
  2. Em dez anos a idéia já foi superada, se for pra ficar de pé já tem a cadeira da jaguaribe que fica de pé mesmo em movimento, é fácil de usar, anda por terreno acidentado, etc.
    Bjs,
    Carol.

    ResponderExcluir
  3. É Carol, acho que foi meio longo dez anos, hoje em dia as tecnologias estão popularizando mais rápido. Antigamente era assim mesmo, tudo demorava anos pra chegar por aqui. Mas que demora uns cinco anos, demora!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkk, desculpa mas achei esquisito prá caramba!Ia rir muito usando isso, mas ainda assim gostaria de experimentar, hehe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...