segunda-feira, 6 de abril de 2009

Reatech IV - Esportes e pet terapia

Que a prática de esportes só traz benefícios ao corpo e à mente, todo mundo sabe. Para o deficiente físico é ainda mais, é inclusão e sentir-se ativo e capaz de vencer desafios. Todo cadeirante que eu conheço que se dedica a alguma atividade esportiva conta com prazer o quanto esta atitude mudou sua vida, trazendo mais bem estar, contribuíndo inclusive para melhora das funções do corpo.
A ADD (Associação Desportiva para Deficientes) agitou a Reatech com a quadra ADD Sport Arena, onde aconteceram campeonatos e exibições de esporte adaptado, como basquetebol e futsal. Além das modalidades já consagradas, houve divulgação e incentivo de outras práticas como o frisbee e o rugbi adaptado. A arena também abrigou a II Copa de Futsal Surdos Grupo Evolução, o campeonato de futebol com deficientes visuais, handebol em cadeira de rodas, rugbi adaptado e diversos jogos amistosos.
Outro destaque da Reatech foi a fazendinha que tinha diversos animais como coelhos, cães, cabras e até cavalos para equoterapia. Foram ministradas palestras e explicações sobre a interação dos animais com pessoas com deficiência.
A pet terapia é feita com animais como o cachorro, coelho, jaboti, cabra, ovelha e pássaro. A Terapia Assistida por Animais é um método terapêutico e educacional voltado para reabilitação e educação, proporcionado ganhos motores e psicológicos. Indicada para pessoas com deficiências, necessidades educativas especiais ou com distúrbios comportamentais, a técnica estimula a aprendizagem, compreensão, memorização, equilíbrio e concentração; trabalha ainda a auto-estima, cooperação, confiança, tomada de decisão, socialização e espírito de grupo; além da reeducação postural (principalmente no caso do cavalo).

2 comentários:

  1. Acredito que o esporte é muito importante para a saúde dos portadores de necessidades especiais, cada qual com suas particularidades. Assisti a um jogo de basquete com cadeirantes e achei simplesmente maravilhoso, é lamentável que muitos ainda não perceberam o quão importantes são estas pessoas especiais.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse seu blog
    acho muito interesante quando vejo as pessoas lutando por seus ideais
    vc ta de parabens

    http://pdsul.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...