segunda-feira, 6 de abril de 2009

Reatech II - Adaptações em carros

As principais montadoras do país marcaram presença na Reatech mostrando os próximos lançamentos e as adaptações mais avançadas do mercado. A adaptação mais comentada foi o banco que gira e sai do carro, em vários modelos (foto acima). Desde o mecânico que gira e avança para facilitar a trasferência até o elétrico, que gira, sai do carro e ainda abaixa, este mostrado em uma SUV da Toyota (foto abaixo). A grande vantagem é que podem ser utilizados como cadeira motorizada, desengatando do carro e encaixando na base motorizada, possibilitando ao cadeirante sair por aí no conforto de um banco de automóvel. O único porém de todos estes bancos é que só servem para o banco do passageiro, mas um dos expositores me garantiu que estão desenvolvendo o do motorista.
Não faltaram também os elevadores e guindastes. Os elevadores tem a vantagem de levar a cadeira sem desmontar ao interior do veículo, que conta com espaços amplos, travas e até cintos de segurança. Alguns levam várias cadeiras, como o da foto abaixo. Porém só servem para veículos grandes, de vans pra cima, mas não vi nenhum que levasse a cadeira até o lugar do motorista, o que já é uma realidade no exterior.
Os guindastes facilitam para colocar no carro cadeiras motorizadas, que tem um peso significativo, porém demanda uma segunda pessoa para auxiliar no processo. Me impressionou ver carros pequenos, como o Linea, com esta adaptação no porta-malas. Mas o ideal mesmo é um carro grande, com espaço suficiente para o guindaste e a cadeira, como visto abaixo.
A melhor novidade, do meu ponto de vista, foram os lançamento que a Fiat reserva para o próximo mês. Serão lançados o Palio e o Siena com o câmbio automatizado dualogic. Para quem acha os veículos automáticos à disposição no mercado nacional caros (e são mesmo), serão uma excelente alternativa. Principalmente o Siena, que tem um porta malas muito espaçoso, cabe a cadeira e ainda sobra espaço.
Haviam também alternativas muito interessantes para aceleração e frenagem manuais, como no Siena da foto acima, que posibilita a aceleração sem tirar as mãos do volante. Agora é só aguardar os lançamentos que irão viabilizar os deficientes Brasil afora a saírem motorizados e ganharem essa importante liberdade de locomoção.

12 comentários:

  1. Opa Alessandro! Tudo bem? O post sobre a feira ficou ótimo... Também estive lá no sábado mas o tempo foi curto e acabei não vendo os carros. Um amigo que escreve um blog comigo os viu, mas tinha esquecido de levar a câmera (eita porra!). Acabou que fizemos um texto, mas não tivemos fotos.. Vou fazer um link pro seu post! E parabéns, pois o blog está bem legal!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Eduardo, obrigado pelo link para o post, fico muito satisfeito em contribuir. Excelente o relato no seu blog (http://oglobo.globo.com/blogs/maonaroda/) eu não tive tempo de fazer todos os test drives.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Alessandro
    Voce teria o contato do fabricante do banco que gira e sai do carro?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia Alessandro! aproveitando o post do nosso amigo José, eu tambem gostaria de saber qual fabricante é responsavel pelo banco??
      agradeço desde ja.
      Heloá Borges

      Excluir
  4. Muito bom o post da Reatech. Seria posível você fornecer o nome ou o link da empresa que está comercializando o guindaste que se adapta ao porta-malas do carro? Obrigado.
    William

    ResponderExcluir
  5. Olá, não tenho nenhum contato específico, mas a empresa líder nesse mercado de adaptações é a Cavenaghi (http://www.cavenaghi.com.br/) lá há mais informações sobre isso. Alguns equipamentos apresentados lá nem estão no mercado ainda.

    ResponderExcluir
  6. Olá sou cadeirante e gostaria de saber com o modelo de cadeira motorizada mais adequado para mim conseguir desmontar e guardar no carro?obrigado

    ResponderExcluir
  7. PRECISO ADAPTAR UM UNO, SOU CADEIRANTE Ñ POSSO USAR PES, PRECISO DE COMANDOS MANUAIS, ENTÃO ALGUEM PODE MI AJUDAR, AINDA Ñ POSSO COMPRAR UM DESTES AI MEU EMAIL: hosanajeans@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber o contato de auguma empresa q faça adaptação de veículos na Paraíba ou próximo.

    Me chamo Olívio.
    om-on@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se o Siena adaptado acima já vem de fábrica adaptado ou tem comprar o equipamento(acelerador e freio manual),não precisa de embreagem?
    abçs
    David

    ResponderExcluir
  10. Meu pai é cadeirante e gostaria de saber se alguém sabe de empresa aqui em Belém do Pará, que faz adaptações em carro para acesso (como carona), pois meu pai tem 90 anos e não dirige mais.Grata, Elma Carvalho (Belém/Pa.) meu "e mail" é: elucenocarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...