segunda-feira, 6 de abril de 2009

Reatech III - Espaços públicos

O maior obstáculo que um cadeirante enfrenta ao tentar levar uma vida "normal", na minha opinião, é sair sozinho na rua e chegar sem ajuda ao destino. Por mais perto de casa que seja, na grande maioria das vezes encontramos os mais diversos obstáculos, desde degraus na calçada a inclinações perigosas.
Mas nem tudo está perdido, a cada dia saem leis que exigem dos estabelecimentos acessos adaptados e as prefeituras trabalham (depois de muita reclamação) para tornar as ruas "viáveis" aos que tem limitações de locomoção. O pior mesmo é quando, apesar de haver acessos, as pessoas 'normais' estacionam seus veículos em frente às rampas e acessos, ou ainda ocupam as calçadas com os mais diversos obstáculos. Neste sentido me impressionou o Projeto PróRampas, desenvolvido pelo Instituto UniGente e pela empresa Via Urbana, com o aval do Governo da Paraíba. O projeto é tão bem bolado que conta com sinalização aérea e um poste com placas indicativas e para uso de propagandas de empresas (foto acima). Parte do dinheiro arrecadado com este serviço é destinado às associações de portadores de deficiência.
Outra iniciativa importante é feita pela Prefeitura de São Paulo, que tem um intenso programa municipal de adaptação e inclusão do deficiente. Contando com uma secretaria específica para este fim, a Prefeitura de São Paulo elaborou um compêndio listando as Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que contempla diversas deficiências e diversas áreas, como cultura, esporte e trabalho. Um exemplo a ser seguido pelas demais prefeituras brasileiras, ou pelo menos pelas capitais e governos estaduais, que podem efetivamente implantar ações pró-deficientes em todos os municípios. Vaja mais no link abaixo:
São Paulo também é a primeira cidade brasileira com serviço de Táxi adaptado, um Dobló com elevador para cadeira de rodas, exposto no canto direito da foto acima. Isto é muito importante para quem não tem carro, e acredito que em pouco tempo outras capitais disponibilizarão serviço semelhante. Já andei de taxi aqui em Belo Horizonte, mas foi muito incômoda a transferência e o taxista teve grande dificuldade em desmontar e guardar a cadeira no porta-malas. Mais informações e fotos: www.taxiacessivel.com.br.
Entre os equipamentos para possibilitar o acesso de cadeirantes a locais não adaptados, me chamou a atenção a esteira que sobe escadas. Sem saber que estaria na feira, eu utilizei uma destas logo que cheguei a São Paulo, no aeroporto de Congonhas. Como o movimento lá é muito grande, às vezes é necessário desembarcar por escadas, e o aparelho resolveu o problema para que eu desembarcasse. Nas fotos acima, eu sendo desembarcado em Congonhas e a esteira exposta na feira, que descobri depois se chamar Stair-trac (http://www.ortobras.com.br/garaventa_stair.html). Não é um equipamento barato, mas vale o investimento de empresas que, além de ampliar sua gama de clientes, ficam bem vistas pela sociedade com esta atitude de Responsabilidade Social. Cabe a nós cobrar dos governos e empresas ações como estas.

4 comentários:

  1. Sam,
    como funciona essa stair-trac? ela encaixa na sua cadeira ou vc tem q transferir pra ela qdo usa? Precisa sempre de alguem para conduzi-la ou vc q comanda?
    abraço.

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  2. Bruno, ela encaixa embaixo da cadeira e ainda trava no encosto. Tem sempre que alguém operar, mas acredito que em algum tempo haja alguma mais compacta que se encaixe embaixo da cadeira. Já é um começo!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Sam,

    Parabéns pelo blog, muito bem escrito e útil tanto para nós, cadeirantes, quando para pessoas sem deficiência de forma geral. Sou de BH também e há algum tempo venho acompanhando seus posts.
    Achei importante complementar que o Rio de Janeiro também já tem há algum tempo uma frota de táxis adaptados, utilizei quando morei lá. A empresa era a especial coop taxi e de acordo com o site deles hoje a frota tem 20 veículos, também doblôs com elevadores.

    Abs.

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