quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mesa adaptada

Múcio e sua mesa adaptada
Mais uma invenção do Múcio, o professor Pardal sobre rodas: ele adaptou uma mesa que encaixa perfeitamente na cadeira de rodas e ele pode usar para almoçar, lanchar, e até trabalhar se quiser. A ideia surgiu da necessidade de ter um local ideal para comer, na altura certa e com estabilidade suficiente para não causar um desastre.
Este é um problema recorrente de todo cadeirante: como a cadeira de rodas é mais alta que a maioria das cadeiras, é comum encontrarmos dificuldade para entrar embaixo das mesas de restaurantes, e quando dá para entrar, a mesa fica tão baixa que temos que praticamente nos curvar para conseguir comer sem o risco de cair comida no colo.
Vista frontal da mesa adaptada
Pensando nisso, o Múcio bolou, juntamente com seu cunhado, essa mesa das fotos que se encaixa perfeitamente nas laterais da cadeira dele e tem a altura e inclinação ideal para ele, além de contar com um prático porta copos no canto superior. É um produto feito sob medida, e só foi possível porque o cunhado dele tem uma serralheria. Ele utilizou os encaixes de braço de uma cadeira dobrável em X e parafusou-os nas laterais da cadeira dele, uma monobloco. Aí criou a estrutura da mesa de forma que encaixa nas duas laterais e fica firme, sem balançar. E ainda tem a vantagem de entrar por cima da mesa da casa dele, o que permite ficar junto a todos na hora da refeição.
Detalhe do encaixe da mesa
Ele ainda regulou a inclinação da mesa para que o prato não escorregue para cima dele ou para fora. Dá até para tocar a cadeira para onde quiser com o prato e copo sobre a mesa, ela tem uma pequena borda que impede que o prato caia. Isto é importante para quando a pessoa quiser ir até a cozinha ou outro lugar sem precisar retirar a mesa ou até mesmo o prato.
A mesa vista de baixo. Detalhe para os reguladores de inclinação.
Mais uma grande sacada do Múcio, que prova mais uma vez que é possível melhorar a qualidade de vida de quem vive sobre uma cadeira de rodas com boas ideias. Pena que não tem como comprar uma mesa dessas, pois é feita sob medida, e foi feita especialmente para ele. Quem sabe o cunhado dele não anima atender alguns pedidos?

2 comentários:

  1. Alessandro, quero parabenizá-lo pelo seu blog que deve estar melhorando a vida de muito cadeirante.
    A necessidade atiça e trás alternativas e poder compartilhar as boas ideias é muito gratificante.
    Essa mesinha, realmente, facilitou demais a vida do Múcio. Agradecemos ao meu irmão Daniel, pela execução e incremento dela.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um irmao parksiano cm dificuldade de levantar dss cama beliche...uso cordas em cima nas grades pra eld poder segurar d levantar....gostaria de umas ajuda cm outro adaptador...aguardo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...