sábado, 19 de janeiro de 2013

Avaliação da TiLite ZR

Titânio na veia!
Agora sim, a avaliação da minha cadeira nova! Afinal, foi pra isso que fui a Orlando, nos EUA. Só que rolou uma leve tensão antes da cadeira chegar... Pedi com a antecedência necessária, estava tudo certo, ela chegaria pouco antes de eu chegar ao hotel. Mandei até e-mail avisando ao pessoal de lá. Mas cheguei no sábado, e não tinha chegado ainda. Veio a segunda feira, dia 31/12, não imaginei que fosse chegar mesmo. No dia primeiro, muito menos, feriado. Mas dia 2 era pra ter chegado. No dia seguinte comecei a preocupar, afinal eu ia embora no dia 5, sábado, de manhã cedo. Comecei a despachar e-mails e mensagens para o Dado, do site Mão na Roda, que me ajudou na compra. Sexta feira, véspera de ir embora, desci para a recepção de manhã e... nada! Fui para a sala de computadores do hotel, e já estava escrevendo mais e-mails desesperados, quando de repente olhei para a portaria e lá estava a enorme caixa estrito TiLite do lado! Ufa!
A bichinha é muito bonita
Mas vamos à avaliação da cadeira. Os principais motivos para comprar a TiLite foram facilidade para guardar no carro e mais resistência, já que minha M3 andava com uns probleminhas chatos, como quebra de alguma peças e empeno da roda dianteira. E ela superou as expectativas. Bem mais leve que a M3 (2/3 do peso dela), na hora de pegar para guardar dá para sentir uma grande diferença. E de fato ela é mais bem construída que a M3, mais firme e mais estável. Também achei ela mais ágil, por ser um pouco mais curta, apesar do centro de gravidade da roda traseira ser um pouco mais para trás. O segredo é o apoio de pés virado para dentro.
Barra para descer o encosto
Gostei muito também da forma de dobrar o encosto, empurrando uma pequena barra em direção ao encosto. É difícil de acostumar no início, mas depois que peguei a manha achei mais fácil do que o cabo de aço da M3. É mais resistente, o da M3 vivia estourando as argolas que prendem aos encaixes. Mas a grande vantagem é que ele trava o encosto fechado, impedindo que fique abrindo quando alguém pega a cadeira por ali. Acontecia muito na M3, e era um transtorno, a pessoa tinha que colocar as rodas de novo para fechar o encosto.
Protetor de roupa, não curti
Mas teve uma coisa que eu não gostei. O protetor de roupa. Na M3, ele é como um para lamas mesmo, se abre para cima para facilitar a transferência e dobra para dentro para guardar. E aguenta o peso da pessoa, o que é útil para vestir roupa e fazer elevação. O da TiLite é de alumínio e só dobra para dentro, o que torna difícil a transferência. A ideia é aprender a transferir com ele levantado, chegando bem na beirada da cadeira para isso. Se o protetor fosse menor, dava para fazer, mas ele é muito grande, e está difícil acostumar. Eu acabo usando a maior parte do tempo eles dobrados, e a roda fica raspando na roupa. Vou acabar trocando.
Freio original à esquerda e Scissor instalado à direita
Outros pontos fracos dela, o freio e as rodinhas dianteiras. Os freios são de plástico e aparentam fragilidade, e as rodinhas vão pelo mesmo caminho. Felizmente o Dado havia me alertado destes poréns. Então já pedi junto com a cadeira um par de freios do tipo Scissor, daqueles que ficam embutidos embaixo da cadeira. São mais difíceis de acionar, mas é questão de costume. Além deles, comprei também um par de rodas dianteiras Frog Legs, que nem as que tenho na M3. São bem melhores, e lá fora o preço é ótimo, cinquenta dólares o par. No próximo post vou fazer um comparativo dela com a M3, com prós e contras.
Agora, como disse um amigo meu, troquei a Ferrari vermelha por uma McLaren prata!

23 comentários:

  1. Muito legal Ale..., ótimas dicas... beijos

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se vcs venden?
    e se vende motorizada, pois tenho fraqueza nos braços


    PS, FASSO PARTE DO SEU FACE,,,,,,
    NEUSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neusa, não vendo não, só avalio... Abraços!

      Excluir
  3. Respostas
    1. É Fábio, é bem caro. A minha com os opcionais saiu por quase seis mil. Acho que vale a pena porque sou muito ativo, preciso de uma cadeira mais leve. Abraços!

      Excluir
  4. Muito legal sua cadeira, o freio Scissor pode ser instalado em qualquer cadeira?
    eu adoraria um desse tipo para para de me prender no puxador do freio.

    e boa sorte com a cadeira nova, espero que ela lhe ajude bastante no seu dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, serve sim, em qualquer cadeira, e deixa mais livre mesmo, pois fica escondido. Abraços!

      Excluir
  5. Sam, parabéns pelo blog.
    Estou comprando essa cadeira aqui mesmo no Brasil e gostaria muito de sua opnião. Está saindo por exatos 14.990,00. Numa aquisição dessa monta é de grande valia sua sugestão/avaliação/experiência nos seguintes itens que serão fornecidos:
    * Fabricada em Titânio
    * Rodas Traseiras Spinergy
    * Para-lamas em fibra de carbono
    * Tatuagem na estrutura
    * Garfo Frog Legs
    * Freios Horizontais
    * Punho retrátil

    O que vc acha de cada um desses itens? Sugere alguma mudança?
    Aproveito ainda p t perguntar o q vc acha de se substituir uma almofada horo alta (q já tenho) por uma mais baixa?
    Aguardo seu parecer e agradeço desde já.
    Abraço,
    Liliad Duartina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliad, obrigado. Que preço salgado, heim? Quantos aos itens, minha opinião é:
      - Rodas Spinergy: se for só por causa do peso, não acho que vale a pena, é apenas algumas gramas mais leve que a convencional (veja em http://maonarodablog.com.br/2011/03/14/avaliacao-de-rodas-para-cadeira-de-rodas-x-core-spinergy-e-cia/);
      - Para-lamas em fibra de carbono: ótima escolha, me arrependi de não ter comprado;
      - Tatuagem: é uma coisa pessoal, eu não colocaria...;
      - Garfo Frog Legs: bom, mas não fundamental;
      - Freios Horizontais: ótima escolha, deixa a cadeira mais limpa e é mais resistente que o original;
      - Punho retrátil: vale a pena, faz diferença.
      Quanto à Roho, acho boa a mudança, mas depende da sua sensibilidade e propensão a escara, eu prefiro a mais baixa mesmo porque atrapalha menos nas transferências.
      É isso, espero ter ajudado, boa sorte com sua nova cadeira!

      Excluir
    2. Sim, o preço tá Salgado mesmo, até pensei em ir aos EUA, mas não poderei me ausentar esses dias. Vc me ajudou bastante. Mando uma foto dela depois. Obrigada. Duartina

      Excluir
  6. Parabéns pela aquisição e pelo o blog.
    Tira uma dúvida minha.Essa almofada Roho ajuda no equilíbrio de tronco ou só na prevenção de escaras?
    A Roho é mais eficiente que uma almofada de espuma no quesito equilíbrio ou falta dele?
    Lesão T2 completa quase nada de equilíbrio de tronco.
    Obrigado desde já.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Que eu saiba, a almofada Roho ajuda só nas escaras mesmo. Não creio que seja mais eficiente na questão do equilíbrio, eu não percebi nenhuma melhora. Abraços

      Excluir
  7. Alessandro, parabéns pelo blog amigo. Estou pra comprar uma cadeira pra mim, você tem algum conhecimento sobre cadeiras da marca otto bock, sabe se valem apena ? E alemã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tenho conhecimento sim, são cadeiras muito boas, alto nível, considero-as melhores ainda do que a TiLite! Boa escolha! Só que são mais caras também...

      Excluir
  8. Alessandro tudo bem? A minha M3 tem 1 ano e meio de uso já troquei algumas pesas nela q danificaram, algumas estavam na garantia ainda. Eu com a ajuda de outras pessoas subo degraus, barrancos (adoro pescar) e escadas só q as "bengalas" dela esta cada vez pior (folgadas), eu olho e não vejo uma solução fácil pq as peças e parafusos são de alumínio e aparentemente muito frágeis. Vc teve esse problema e sabe como resolver- lo?

    Abraço,
    Edmar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edmar, não sei o que são as "bengalas", o que seria?

      Excluir
    2. É onde fica os punhos para empurra-la ou puxar. É o nome q alguns vendedores usam.
      abraço,
      Obrigado!

      Excluir
    3. Edmar, tive problema sim, um dos parafusos não parava, até que perdi, então substituí por outro parafuso mais resistente, e então não deu mais problema.

      Excluir
  9. parabéns pela cadeira, posta uma foto dela de frente, queria ver a v-taper

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, no post seguinte, em que comparo com a M3, tem uma foto dela de frente: http://blogdocadeirante.blogspot.com.br/2013/01/m3-x-tilite-zr.html

      Excluir
  10. Alessandro,
    Se vc reparar o protetor de roupa tem uma sério de furos que permitem que você chegue a peça "para trás"... Vai facilitar a tranferência

    ResponderExcluir
  11. Que chiqueza hein..rsrs
    Achei engraçado seu drama para receber a cadeira (risos)... cheguei a imaginar que no primeiro dia você deve ter dormido nela (brincadeira), tem que se acostumar melhor com as facilidades que a vida oferece! Abraço!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...