quarta-feira, 10 de julho de 2013

1º encontro de cadeirantes de BH e região

Encontro sobre rodas!
Neste sábado realizamos na Choperia Pinguim, aqui em BH, um encontro de cadeirantes, através da página do Facebook Cadeirantes de Belo Horizonte e cidades de MG, que foi criada com o objetivo de trocarmos ideias sobre assuntos variados ligados a quem usa cadeira de rodas. Tanto o espaço na internet quanto o encontro que realizamos são muito importantes para unirmos forças para buscar a inclusão de todos e acessibilidade.
O Pedro Bertolini foi o primeiro a chegar, em uma cadeira motorizada canadense que eu nunca tinha visto, muito parruda e veloz. E o cara anda a mil com ela! Ele comentou que uma vantagem de encontrar com vários cadeirantes, é que a gente não fica defici-chato. Defici-chato é o cara que só fala sobre os problemas que um cadeirante enfrenta, a necessidade de acessibilidade, o preconceito que existe, enfim, tudo que é pertinente ao nosso dia a dia. Faz sentido, foi bom para prestar atenção e não deixar o papo ficar chato quando o público é diferente. O Pedro contou também sobre as várias viagens que já fez pelo mundo, tem muita história interessante e dicas para viajar sobre uma cadeira. Devia ter um blog!
Os garçons nunca viram tanta roda junta
No encontro foram sete cadeirantes, pessoas engajadas com a defesa de nossos direitos, como a Kátia Ferraz, que trabalha em uma secretaria do governo de Minas, é presidente do Centro de Vida Independente de Belo Horizonte e está atenta às leis e projetos que beneficiam os deficientes, e a Liliana Arouca, que é a cadeirante mais preocupada e lutadora pela acessiblidade que já conheci! Ela tem uma página no facebook onde mostra os absurdos da falta de acessibilidade aqui em BH.
Também estavam presentes a Keilla, que é nadadora e compete em campeonatos, muito bonita e gente boa. Foi também o Eduardo com a namorada, o cara tem muita história engraçada que já passou na cadeira. Outro que marcou presença foi o Cristiano, carioca que mora na Bahia e está radicado em BH para tratar sua recente lesão devido a um assalto. Ele foi com a esposa, ou melhor, namorida (que nem a Gi), a Pink, uma baiana arretada super gente boa.
O papo foi ótimo, conversamos sobre diversos assuntos e contamos muitos causos, e discutirmos também projetos e ideias para melhoria da acessibilidade. Esta troca de ideia é o importante para buscarmos melhor qualidade de vida para todos os cadeirantes. Espero que tenhamos outro encontro em breve, e que no próximo a gente encha um boteco de cadeiras de rodas!
Aproveito para divulgar alguns telefones de profissionais que trabalham com cadeirantes aqui em BH e atendem em casa:
- Massagista: Ana Paula - 9826-9576
- Fisioterapeuta: Ana Luísa - 8557-7690
- Taxista: Walmy - 9861-7037

12 comentários:

  1. Achei super interessante esse encontro e deu vontade de ir de "bico"...risos. Dois nadadores nossos foram nesse encontro( Cristiano e Keilla)...e outra que tava doida para ir foi a Adriana Lage, mas segundo ela acabou comendo mosca..risos.
    Obrigada pela divulgação :)
    Grande abraço, Ana Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana Luísa, você está convidada para o próximo, alguém que trabalha tão diretamente com cadeirantes será bem vinda! Abraços

      Excluir
  2. Muito interessante a impressão que nos passou do 1º encontro do grupo. Como eu já conhecia a maioria os percebo de outra forma. Uma pena que fui parada pelo defeito no carro no meio do caminho. Logo eu que tanto divulguei o encontro e coloquei 'fogo' no rabinho do pessoal para encontrarmos. Mas está valendo, no próximo não terá erro. Fico feliz de poder ter contribuído com esta integração afinal quando criei o grupo foi exatamente pensando nisto pois, todas as vezes que estive em SP, via um grupo unido e disposto a trocar informações. Que venham outros! bj

    ResponderExcluir
  3. A minha história do tombo no lixão na Rua São Paulo ficou marcada não é Alessandro? A Kátia também contou uma história de um tombo dela que foi bem mais preocupante que a minha, vamos dizer assim. Na minha pelo menos eu tinha tomado algumas e a bebida me deixou anestesiado. Bom, quem nunca caiu da cadeira que atire a primeira roda...kkk

    Na verdade eu também nado, no Cruzeiro (apesar de Atleticano), só que não profissionalmente. O clube não é totalmente adaptado mas oferece um banheiro exclusivo e um chuveiro também só para PPDs. São necessárias muitas adaptações ainda, inclusive para entrada nas piscinas. Vou precisar da ajuda da Liliane Arouca para dar algumas idéias pois ela é bastante conhecedora e atenda a detalhes para ajudar na melhoria do clube para atendimento do "nosso" público.

    O encontro foi ótimo e adorei conhecer todos. Pena a Adriana, Ricardo Flávio, Gil, Thaíse (já conheço todos estes) e os demais não terem ido pois seria muito legal a troca de experiências.

    No mais, adorei conhecer todos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Alessandro, muito legal promover esses encontros. Pena que não fiquei sabendo com antecedência, pois não acesso o Facebook. Fica a sugestão, para que vc faça a divulgação, também através do seu Blog.
    Abração, Múcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Múcio, esqueci de avisar a quem não tem Facebook! Na próxima eu aviso, nem que seja por e-mail. Abraços

      Excluir
  5. Me deixaram fora dessa!! Na próxima quero estar lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Quero participar do proximo sou de ituiutaba triangulo mineiro.

    ResponderExcluir
  7. Nao acompanho mas entereco em participar de outros eventuais encontros zap 31 987758402

    ResponderExcluir
  8. Nao acompanho mas entereco em participar de outros eventuais encontros zap 31 987758402

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA
    TRABALHAMOS COM MANUTENÇÃO EM TODOS OS TIPOS E MODELO DE CADEIRAS DE RODAS COM O MELHOR PREÇO E AGILIDADE.
    ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DUVIDA OU ORÇAMENTOS.
    31 - 30815990 / 993348599

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...