domingo, 14 de julho de 2013

Natação adaptada

Atletas de natação adaptada
Natação é um dos esportes mais completos que existe, trabalha centenas de músculos e é muito gostoso de praticar. Sempre defendo a importância do esporte para quem é cadeirante, vou falar agora sobre os benefícios da natação para deficientes. Ou melhor, vou dar a palavra para quem entende ainda mais do assunto: Luis Gustavo Santana Portugal, educador físico que toca um projeto de natação voltado para deficientes há muitos anos aqui em Belo Horizonte. Ao final, depoimentos de dois atletas acompanhados pelo Luis Gustavo, a Keilla Araújo e o Gustavo Castro.
"A História do projeto mistura-se com nossa associação e com a minha história. Em 2000 comecei a trabalhar como voluntário por duas horas semanais numa entidade chamada ADEVIBEL. Na ocasião fui convidado pelo presidente da entidade por ter sido atleta de natação. Em 2004, comecei a estudar Educação Física e já em 2005 fazia parte da comissão técnica da seleção brasileira de natação paralímpica. De 2000 a 2008, e por divergências políticas e metodológicas, deixei a entidade.
Comecei do zero na AAISR (Associação de Amigos do Instituto São Rafael). No início, a AAISR não tinha nenhum recurso financeiro para manter as ações do esporte funcionando. Conversando com a presidência da entidade buscamos recursos junto ao Estado e começamos a produzir projetos de Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Em 2012 conseguimos finalmente manter profissionais, estrutura e equipamentos e atendemos atualmente duas modalidades, atletismo e natação paralímpica. Temos cerca de 50 atletas registrados e 12 colaboradores entre voluntários e contratados. Infelizmente a luta continua, e todo ano buscamos novos patrocinadores para que o trabalho continue maior e melhor.
Momento de lazer dos atletas
O Foco do projeto é o alto rendimento; não podemos atender pessoas que buscam uma iniciação, nem aqueles que querem reabilitar-se. Trabalhamos com atletas! Existe todo o cuidado com nutrição, carga de treinamento, especificidade da deficiência de cada um. Mantemos uma equipe interdisciplinar de fisioterapeutas, psicólogos, Profissionais de Educação Física e nutricionistas para que o melhor do rendimento seja possível. Na natação atendemos pessoas com deficiência visual, física e/ou intelectual. Interessante perceber que somos uma entidade criada numa comunidade de pessoas com deficiência visual. Em 2009 a direção e coordenação esportiva perceberam que, além da segregação percebida pela sociedade uma entidade de pessoas com deficiência não precisava segregar uma segunda vez. Neste momento foram abertas as vagas destinadas a atender outras deficiências diferentes da visual.
Em relação a objetivos, digo sempre que o atleta tem que ter o seu. O meu objetivo é proporcionar a melhor estrutura e melhores pessoas para que o treinamento esportivo tenha os efeitos que são esperados pelos atletas. Como pessoa, fico satisfeito de perceber a melhora progressiva de cada um de nossos atletas.
Acredito que o esporte para pessoas com deficiência seja uma excelente ferramenta para melhora da condição física, além de contribuir com a percepção do outro; para alguns, opção financeira de vida, e oportuniza a melhora da cultura geral, considerando as enumeras pessoas que conhecemos e lugares aonde vamos. Espero que nos proximos dois anos tenhamos sustentabilidade no que fazemos e a luta para conseguir recursos possa ter muito menos peso."
Keilla exibindo uma medalha
Agora o depoimento dos atletas, começando pela Keilla:
"Eu conheci o projeto através de um colega da internet que me indicou. Precisava sair das aulas de equoterapia e o mais indicado foi a natação. No meu caso, não fui para natação pela prática em si do esporte, foi por uma necessidade de diminuir a evolução da escoliose. Acabou que gostei muito do resultado que obtive e venho obtendo, prevenindo contra trombose e auxiliando na escoliose.
E com o tempo acabei gostando da idéia de fazer parte da equipe de atletas do Gustavo, unindo cuidado com a saúde e competições."
Gustavo em uma competição
Depoimento do Gustavo Castro:
"Meu nome é Gustavo, tenho 28 anos, sou paraplégico desde 2009 após um acidente de moto. Conheci o projeto por meio do meu professor de natação onde fazia no bairro em que moro. Ele ficou sabendo do projeto e vendo que eu gosto de esporte me indicou a ir lá e por coincidência em um final de semana estava nadando no clube e um dos treinadores da equipe do Gustavo me viu nadar e veio conversar comigo. Me explicou sobre a equipe e me convidou a conhecer o projeto.
Antes mesmo do acidente já gostava de esporte e exercícios, então comecei a natação por ser mais fácil para mim assim como a musculação e também por medo de engordar já que não ando. Com o tempo vi que minha disposição do dia a dia só aumentava, vi a importância da interação social com outros atletas também com alguma deficiência e com os treinadores, a ocupação do meu tempo e uma melhora da minha saúde em geral foram importantes para seguir em frente no projeto. Percebi que se for seguido tudo certo como alimentação, dedicação aos treinos, se esforçando bem, a natação pode vir a ser uma profissão, assim rendendo dinheiro."
Como podem ver, a natação só traz benefícios, sem contar a interação entre as pessoas e a possibilidade de viajar pelo Brasil, ou, quem sabe, pelo mundo. Quem tiver interesse, pode entrar em contato com o Luis Gustavo na sua página no Facebook ou pelo e-mail aaisrbh@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...