domingo, 17 de agosto de 2014

Deficiente pode ser motorista profissional

Agora está regulamentado, podemos pegar a estrada
Em 1998, o Cotran, que é um órgão ligado ao Ministério das Cidades, e responsável pela regulamentação do trânsito no Brasil, proibiu a atuação do deficiente físico como motorista profissional, seja dirigindo caminhões, ônibus, vans escolares ou qualquer outro veículo que exigia a habilitação das categorias C, D ou E.
Porém, após muitas batalhas, em 2011, o Juíz Federal de São Paulo, Danilo Almasi Vieira Santos, concedeu o direito a qualquer deficiente de exercer a profissão, afinal, de acordo com a nossa constituição vigente, toda pessoa com deficiência física tem igualdade de tratamento, inclusive, o direito ao trabalho. Muitas pessoas não sabiam dessa possibilidade e podem, junto ao Detran, renovar a carteira de habilitação para exercer a profissão. Porém, o que ainda vemos é muita dificuldade e certo preconceito com relação ao trabalhador deficiente físico.
Ônibus e caminhões adaptados já rodam por aí
Primeiro, vamos falar das dificuldades. Para encontrar um caminhão que seja adaptado para as necessidades individuais – afinal, cada deficiente tem sua particularidade – é uma tarefa quase impossível. O mais fácil é bancar essa adaptação para evitar as demoras na fabricação de um veículo como esse. Os desafios para encontrar as melhores formas para adaptar apeças para caminhão e toda a mobilidade necessária é um grande desafio, porém, não pode ser encarado como algo insuperável, pelo contrário, é possível e deve ser enfrentado. O grande diferencial é não desistir até que o veículo esteja de acordo para que a profissão de motorista seja desempenhada da melhor forma.
A segunda questão é o preconceito. Talvez, os autônomos, donos de seus próprios veículos e negócios não sofram tanto, porém, o motorista que possui alguma deficiência física e que depende da contratação via CLT encontra muita dificuldade para ser contratado. Muitas empresas não possuem em suas frotas os veículos adaptados (e também não estão dispostas a adaptar), porém, há empresas que possuem políticas de integração e que permitem o acesso do deficiente físico ao trabalho como motorista. O desafio é encontrá-las.
O mais importante é não desistir do trabalho. Sabemos o quanto a vida fica mais difícil quando há uma dificuldade, porém, ao desistirmos de lutar por mudanças, acabamos nos entregando a situações que tornam a vida ainda mais complexa. Não deixe se abater pelas dificuldades e encare de peito aberto os desafios da vida. Sim, é possível ser motorista mesmo com alguma deficiência e, se você tem esse desejo, não deixe de realiza-lo.

6 comentários:

  1. onde e qual auto escola devo procurar para fazer a mudança de categoria? ete agora so falamos de leiz mas nao foi apresentado uma pessoa com deficiencia que consequiu fazer a mudança.estou enfrentando serias dificuldades pois todas as auto escolas dizem a mesma coisa ¨Que deficiente fisico nao pode ter categoria proficional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. va na ulto escolas java rote pequise no googre

      Excluir
  2. Hoje com um uso mais frequente do câmbio automático e piso baixo em ônibus urbanos, não ficaria tão difícil fazer a adaptação para que um paraplégico pudesse conduzir. Talvez algum incentivo fiscal para empresas que contratassem motoristas com deficiência ajudasse a quebrar esse tabu.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho a categoria B queira add a categoria A,sendo q sou amputado da perna direita acima do joelho eu posso ?

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a categoria B queira add a categoria A,sendo q sou amputado da perna direita acima do joelho eu posso ?

    ResponderExcluir
  5. eu sou deficiente,mais com trocar um pneu dianteiro do caminhao em lugar que nao tem borracheiro,no caso nunha BR: desenta.como vai subi na carroceria do caminhao,como vai amarra a carga,como vai fazer manunteçao, regular freios,lubrificao,subi e dece,da cabina,Eu trabalhava em caminhao tarque,como carrega na plataforma da petrobras,os bico de carregamento sao pesados e para descarrega tem coloca mangueiras pesadas,uso bengala sera que as emprasas vao mim contrata? espero respostas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...