Sobre o autor

Meu nome é Alessandro, moro em Belo Horizonte, tenho 42 anos e sou administrador de empresas e empregado público, entusiasta de esportes radicais e sempre em busca de novas aventuras.
Fiquei paraplégico devido a um acidente de moto em julho de 2006. Eu estava fazendo mestrado em finanças na Universidade de Santa Catarina, em Florianópolis e ao sair de férias vim para Minas, visitar meus pais e amigos. Fui a Viçosa, onde morei por 13 anos, e quando estava indo para Belo Horizonte passei na loja de um amigo que tinha comprado uma moto nova, e pedi para dar uma volta. Fui até a Universidade, que estava em férias, e acelerei em uma reta. Nisso, um trator saiu de uma fazenda experimental e atravessou na minha frente. Na frenagem, a moto me lançou e bati com a cabeça no chão (óbvio que estava com capacete, senão não estaria aqui), e o peso do meu corpo sobre a cabeça explodiu minha vértebra T2, quebrando ainda a T3. Sofri escoreações pelo corpo, machucando bastante a mão e o tornozelo. A pancada lesou parcialmente minha medula no nível C7-T1, causando paraplegia, perda dos movimentos e sensibilidade dos mamilos para baixo. Fiz uma cirurgia de artrodese (colocação de uma estrutura de titânio no lugar da vértebra), fiquei quatro dias no CTI e depois mais dois meses internado. Logo em seguida me internei no Sarah, excelência em reabilitação, e aprendi a me virar dali em diante. Hoje recuperei parcialmente os movimentos e sensibilidade até a cintura, fico de pé com talas nas pernas e consigo fazer de tudo sozinho. Moro com a Giordana, temos um casal de gêmeos e uma gatinha. E a vida continua!!
Abaixo algumas matérias que participei:
Acessibilidade em Belo Horizonte - https://www.youtube.com/watch?v=9DUSXJ6Ijc4
Vagas de estacionamento para deficientes - http://goo.gl/PMg5mE
Curso de Mergulho adaptado - http://goo.gl/l0QRDP

49 comentários:

  1. Legal sua história... Parabéns pela superação. Meu marido também é paraplégico e sofreu da mesma lesão e esse blog tira muito das minhas dúvidas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana, fico feliz por ajudar de alguma forma. É sempre bom trocar ideia com quem passa pela mesma situação. Abraços!

      Excluir
    2. boa noite amigo , parabens , sera que vc pode me ajudar , preciso comprar um adaptador para cadeira de roda de um amigo , que possibilite ele a jogar futebol

      Excluir
    3. Oi Camila, desculpe, não conheço nenhuma adaptação como esta.

      Excluir
  2. wanderley 26.01.2015
    estou programando ir a f.noronha no feriado de 1 de maio, meu filho foi quem descobriu seu blog,
    ainda não li tudo + é muito util , da bastante dicas, tb sou caderante, tb uso muleta axilar no braço esquerdo, consequência de pólio com 1 ano de idade e ha 8 anos tive um avc, hj estou com 52 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo Wanderley, Noronha é um destino incrível, se precisar de mais dicas estou à disposição! Abraços!

      Excluir
  3. Alessandro Fernandes gostei mto do Blog. Fiquei interessada no Triciclo Eletrico Tribke . Gostaria de ter informaçoes se ha assistencia em Cuiaba Mt para o Triciclo Eletrico Tribke. se possivel vc me envia todas as informaçoes em meu E-mail: mlourdesfaria7@hotmail.com Meu interece e para minha tia q e deficiente.

    ResponderExcluir
  4. olá Alessandro, estou gostando muito do seu site! Estamos programando uma viagem em familia, meu pai com os filhos e netos. Meu pai é cadeirante. Ele é tetraplégico. Ele consegue segurar o tronco mas nao tem força nos braços nem nas mãos. Ele tem homecare 24 horas por dia. Estamos preocupados com o vôo e com a escolha do hotel. O vôo estamos buscando o menos cansativo. O hotel nos preocupa a questão do banheiro, o acesso para banho, para uso da cadeira higiênica. Não sei se há possibilidade de se alugar cadeira higienica lá ou se temos que levar daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, tem que planejar mesmo, em viagem pode dar muita coisa errada. O ideal é ligar para os locais que pretende ficar e visitar para garantir que tenha acesso e estrutura. A cadeira higiênica é oferecida em alguns hotéis, nunca vi locais para aluguel.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Ale!
    Gostei muito do seu blog e tenho tentado ler alguns posts por dia sempre que tenho um tempinho vago. Namoro um cadeirante a pouco tempo e realmente surgem muitas dúvidas (nas quais ele tem todo carinho e toda paciência do mundo de tirá-las de mim, sem nenhum tipo de pudor). Fico realmente muito agradecida por existirem pessoas como você que se dispõe a dividir suas histórias e tirar dúvidas freqüentes de tantas pessoas, pois elas realmente existem! Suas postagens tem esclarecido dúvidas que nem eu mesma sabia que existiam! Muito obrigada mesmo! Continue assim e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! É por depoimentos como o seu que me animo a escrever mais! Abraços

      Excluir
  7. muito bom alguém que sabe oque é ser um cadeirante e contribui com seus ensinamentos,dicas para que outros tenham uma vida melhor agradeço há Deus por essas pessoas o bom é viver nem tudo está perdido

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, pelo compartilhamento de informações e experiências.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, pelo compartilhamento de informações e experiências.

    ResponderExcluir
  10. Olá Alessandro, boa tarde!
    Meu nome é Simone e sou de São Paulo. Tenho uma amiga que tem o filho tetraplégico há 5 anos, depois de ter sido baleado em um assalto. Ela está buscando uma cadeira motorizada stand-up boa para comprar, mas não sabe onde. Você recomenda alguma? Vi no seu blog alguns exemplos, elas são boas? Minha amiga e o marido já tem idade e problema de coluna. Eles além de aliviarem o peso para eles, querem dar mais qualidade de vida para o filho. Outro dia, ela me contou que estavam com muito sacrifício, pagando uma cadeira STAND-UP de R$ 16.000 à prazo, mas que nos testes, a mesma se mostrou muito desconfortável. Ela acabou devolvendo e pedindo o dinheiro de volta (nem sei se recebeu), e está com medo de comprar outra ineficiente. O filho dela tem mais ou menos 1,90m e já está bem pesado... Qualquer dica de marca/modelo, a ajudaria muito... Simone R G Talerman simonetalerman@uol.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito boa-tarde.
    Achei divino seu Blog, e certamente farei divulgação nas plataformas do Jus Brasil, é claro se você permitir.
    - Meu companheiro têm uma sobrinha que é Cadeirante, e vejo ela passando por situações similares de todos em seu Blog, e isso certamente foi mexendo comigo, então achei que precisava fazer alguma coisa!

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog, tem muita informação e doida para ler tudo!! Rsrsrs! Mandei solicitação no seu face, pois tenho um filho de 17 anos q ficou tetraplégico em um acidente fraturando a c5 e c6. Hoje faz 1 ano e 5 meses desse inferno q vivenciamos. Enfim, parabéns pela força e coragem. Tenho muito a aprender com você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosangela, já te adicionei lá, no que precisar, pode entrar em contato.

      Excluir
  13. Adorei seu blog, tem muita informação e doida para ler tudo!! Rsrsrs! Mandei solicitação no seu face, pois tenho um filho de 17 anos q ficou tetraplégico em um acidente fraturando a c5 e c6. Hoje faz 1 ano e 5 meses desse inferno q vivenciamos. Enfim, parabéns pela força e coragem. Tenho muito a aprender com você!!

    ResponderExcluir
  14. Cara, já comentei que você foi a inspiração para o meu trabalho de Modelagem Matemática, agora vou explicar melhor para que não me ache doida! Sou professora de Matemática e atualmente faço mestrado em Ed Matemática. Na disciplina de Modelagem estou desenvolvendo um trabalho que relaciona a expectativa de vida a acessibilidade. Hoje pesquisei sobre as construções residenciais concluídas em 2015 aqui em Curitiba, tô assustada com as dimensões que dificultam a acessibilidade,...valeu pela inspiração!

    ResponderExcluir
  15. muito bom o seu blog. A filha de uma amiga ficou paraplegica e estou adqurindo conhecimentos para ajuda-la. Foi muito importante ter assistido aos seus videos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. muito bom o seu blog. A filha de uma amiga ficou paraplegica e estou adqurindo conhecimentos para ajuda-la. Foi muito importante ter assistido aos seus videos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. O país precisa de mais gente como vc!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Se todos deixassem o egoísmo de lado e pensassem mais no próximo, teríamos um país melhor!

      Excluir
  18. Moro com a Giordana e temos uma gatinha. E a vida continua!!

    Acho que tá faltando mais gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk é verdade! Obrigado pela dica! Vou atualizar já!

      Excluir
  19. Olá Alessandro. Encontrei seu blog em minha procura por uma cadeira de rodas ideal para minha mãe e acho que sua experiência muito vai colaborar na nossa escolha. Pra tirar umas dúvidas sobre o melhor modelo pra ela devo te perguntar por aqui mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tâmara, melhor se pudermos falar por chat, me adicione no Facebook e conversamos. Meu perfil está em facebook.com/alessandro.fernandes2

      Excluir
  20. Boa tarde Alessandro, sou aluno da Universidade Federal do Maranhão e estou desenvolvendo um adaptador elétrico para cadeira de rodas com a reutilização de materiais para tornar essa engenhoca acessível para pessoas de baixa renda. Nessa etapa do projeto, como eu não sou cadeirante, preciso do ponto de vista de alguém que necessita desse meio, como suas principais dificuldades em relação a locomoção em média distância,o desestimulo em realizar algumas tarefas por conta da dificuldade ,entre outras questões.Achei seu blog recentemente e gostaria de saber se vc pode ajudar com seu ponto de vista, caso sim, entre em contato comigo para mais detalhes pelo e-mail alef.veloso@gmail.com. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Prezado Alessandro, parabéns pelo blog. Vai se algo para degustar com muita calma. Muitas informações e vai bem de encontro com o que faço. Tenho um projeto desde 2013 - BLA - Busco Legados de Acessibilidade com o slogan "Não sou cadeirante, mas...e se fosse?
    Hoje criei uma empresa para tentar ajudar as PcD ou mobilidade de vida a melhorarem sua qualidade de vida. www.asaparatodos.com.br em /projetos poderá ver o BLA e o que tenho feito.
    Represento aqui no Rio de Janeiro a Kit Livre que está como seu parceiro no blog. Vou colocar seu blog no meu site e gostaria muito de estreitar conhecimentos contigo.
    Fique com Deus
    Fábio de Seixas Guimarães facebook.con/asaparatodos ou /seixasguimaraes ou /bla2014e2016
    whatsapp 21.984596816

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, muito legal seu projeto! Parabéns! Vamos trocar ideia, vou acrescentar seu número aqui.

      Excluir
  22. Olá, muito interessante este seu blog, ajuda muita gente. Estou impressionada com o quanto de coisa que você fez e que você faz. Meu marido e eu estamos engajados em um projeto de cadeira de rodas onde dá mais acessibilidade para os cadeirantes, mas de início iremos abrir uma empresa de manutenção de cadeira de rodas, já que o nosso projeto é inovador e demora um pouco mais para sair do papel.
    E seu blog nos ajudou muito.
    Parabéns e continue fazendo este bem para as pessoas!
    Deus seja louvado pela sua vida e de sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado! Fico feliz por ajudar. Parabéns pela ideia, espero que seu projeto decole!

      Excluir
  23. Parabéns pelo blog, cheguei nele pesquisando referências de medidas de cadeira de rodas para calcular a medida correta das portas do meu consultório, e gostei muito de todo o conteúdo. Um grande abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  24. Meu sogro teve a perna amputada devido complicação com a diabete. Nesse blog achei a grande paixão dele, o triciclo elétrico.
    Ele o aproveitou durante + ou - 1 ano.
    Ninguém o segurava em casa mais, compras no supermercado, ir ao barbeiro, ir a padaria, coisas simples pra nós.
    Mas pra ele que tinha poucos movimentos/ força nas pernas foi o que transformou a vida dele. Sair de casa sem ajuda de ninguém.
    Obrigada Alessandro, vc nós faz ver a vida diferente.

    Ah...lembrando ele tinha uma perna amputada, e a outra perna tinha veia de silicone.

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal. Me chamo Marcelo, moro em Belo Horizonte, tenho 39 anos e procuro uma oportunidade de emprego ou mesmo uma profissão. O detale é que sou tetraplegico. Consigo operar o computador. Se alguém puder me ajudar com algo que eu possa desempenhar dentro das minhas limitações, ficarei imensamente grato. Meu email é defwalker77@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Alessandro
    Meu nome é Clóvis moro em Conchal-SP
    Minha filha Thais tem 27 anos e sofreu um acidente de moto dia 25 de Setembro 2016 na Itália.Ela estava na garupa da moto.No acidente ela fraturou a C5 e danos na C6 e C4.Ela tem movimento nos dois braços com pouca coordenação e as mãos não tem quase movimento.Apesar desse pouco movimento nos braços os médicos a consideram tetraplégica.Ela está internada no Hospital Santa Corona na cidade de Pietra Liguri, em uma ala especializada em tratamento de traumas da medula.Por acaso você já ouviu falar desse hospital,sabe da qualidade do tratamento que eles oferecem? Eu e minha esposa estamos em busca de alternativas de tratamento aqui no Brasil.Os médicos italianos disseram que o caso é grave e que o tratamento inicial seria de 6 a 8 meses.Estamos muito perdidos com essa situação.Sei que a vida de minha filha será muito diferente daqui pra frente e ainda não conseguimos cair na realidade da situação.Conheci seu blog a pouco tempo e tenho certeza que através dele poderemos aprender muito.

    ResponderExcluir
  27. boa tarde, meu nome é Damiãotenho artrose degenerativa nos 2 quadris laudo médico M16.1 sou considerado como deficiente fisico??? posso obter cnh especial??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, acredito que sim, leve um laudo médico ao Detran e entre com o processo.

      Excluir
  28. Boa noite Alessandro!
    Já havia comentado em seu blog antes, contei que namorava um cadeirante a pouco tempo e estava adaptando minha vida, junto com ele (ainda estamos juntos!!!). E voltei para ler as novidades... continuo agradecendo pelo tempo que você cede para escrever aqui e repassar tanta informação, isso ajuda muito! Continue assim e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Gostaria de dedicar mais, porém desde o nascimento dos meninos o tempo diminuiu! Abraços

      Excluir
  29. bom dia amigo preciso muito de uma moto desta mais aqui na minha cidade nao tem o representante dela, comprei uma aqui em 2010. mais o representante fechou a loja , sabe me dizer onde encontrar no espirito santo ? moro em vitoria obrigada

    ResponderExcluir
  30. FABIO DA VEIGA DIAS6 de março de 2017 11:52

    Boa tarde Alessandro, meu nome é Fábio e sou de Volta Redonda RJ. Vi uma matéria sua fazendo um test drive na Fiat touro. Minha pergunta é, o deficiente físico tem desconto na compra desse carro especificamente ou na strada.

    ResponderExcluir
  31. Alessandro, boa noite...
    Estou entrando em contato com várias pessoas e está difícil, quem sabe voce tenha alguma luz.
    Adquiri nos EUA, através da internet, uma cadeira de rodas motorizada usada e, a minha dificuldade está em traze-la para o Brasil sem pagar o imposto de importação e, até agora não vi outra solução senão vir com ela rodando. Se eu for pra lá, somente para isso, não compensaria. Sabe de alguma forma que eu possa trazer sem recolher a alta taxa de importação? Desde já agradeço... Inácio.

    ResponderExcluir
  32. boa noite, Alessandro

    Minha mae teve um acidente e ela volta esta semana pra casa, estou perdida, sobre as rampas, moramos numa casa de fácil acesso porem do quarto dela pro jardim eu gostaria de alugar inicialmente uma rampa, mas ate agora não tive sorte, não encontrei em nenhum lugar no RJ aluguel de rampas portáteis.. voce conhece ? desde ja agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não conheço aluguel de rampa em lugar nenhum! Até cadeira de rodas é difícil na maior parte das cidades. Sugiro que você mande fazer!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...