quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas

Pelo segundo ano consecutivo irá acontecer no próximo dia 29 o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas em diversos estados pelo Brasil. Abaixo mais informações:

Mostrar a importância da acessibilidade em parques temáticos e atrações turísticas de todo o Brasil. Esse é o principal objetivo do 2º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) que acontece no próximo dia 29 de novembro. A iniciativa de responsabilidade social visa a compor o maior movimento de inclusão de pessoas com deficiência.
Idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), essa foi a forma que os complexos de lazer encontraram para proporcionar a esses visitantes momentos de total conforto, tranquilidade e segurança.
Neste dia, empreendimentos associados as duas entidades estarão abertos, simultaneamente, recebendo de forma gratuita entidades que atendam a pessoas com deficiência. Com programação especial, parques e atrações oferecem sem custo a todos os participantes passaporte para as atrações e muitos deles lanches e refrigerantes.
O apoio das instituições é fundamental para o sucesso do DNPD. “Para garantir maior conforto e total segurança durante o evento, todas as pessoas com deficiência estão acompanhadas de alguém indicado pela instituição, um amigo, familiar ou monitor”, diz Alain Baldacci, presidente do Sindepat. Além disso, os empreendimentos contam com a ajuda de voluntários capacitados para auxiliar no atendimento aos presentes.
Muitos parques e atrações já possuem programas de atendimentos específicos às pessoas com deficiência. “Isso facilitou a decisão de se realizar uma data em que todos pudessem realizar a atividade no mesmo dia, assim como é o Dia Nacional da Alegria, em que parques e atrações abrem gratuitamente para receber crianças carentes. A realização desse evento proporciona a todos os empreendimentos a oportunidade de aprimorar cada vez mais seus serviços e promover a esse tipo de visitante uma estadia com total segurança e diversão”, finaliza Baldacci.
O padrinho oficial do evento é o cartunista Maurício de Sousa, que inclusive cedeu gratuitamente o personagem Luca, um menino cadeirante, para compor a logo do DNPD. Além dele, cada empreendimento participante conta com a presença de uma autoridade, artista ou atleta que apadrinhará o DNPD. Participam da ação: Hopi Hari, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina e Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, Hot Park em Goiás e Complexo Turístico de Itaipu no Paraná.
Sobre o Sindepat: O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 17 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Hopi Hari, Magic City, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Vale Verde Parque Ecológico e Alambique em Minas Gerais, Cataratas do Iguaçu e Complexo Turístico de Itaipú no Paraná; Hot Park em Goiás, Mirabilandia em Pernambuco e Ma-noa no Rio Grande do Norte.

2 comentários:

  1. Olá!
    Somos do curso de turismo e estamos fazendo um trabalho acadêmico sobre acessibilidade no turismo, focalizando na parte de perfil de viagens das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida e também quanto as dificuldades e também facilidades encontradas nos destinos. Agradeceríamos se pudessem responder ao questionário! Desde já agradeço a atenção. Aqui está o link do questionário

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGJsWEhVRzI5aENHSEI2R1RadFJSTFE6MQ

    Att. Tamiris

    ResponderExcluir
  2. É de fundamental importância o debate sobre o dia da pessoa com deficiência, sou pós graduando em História e fiz um trabalho a respeito, eu na verdade nem gosto desta expressão "Deficiente", prefiro utilizar a expressão: Pessoa com limitação fisica, pois na MINHA concepção deficiente soa como pessoa que não é eficiente, acho este prefixo um pouco preconceituoso, mas mesmo assim parabéns pelo blog , espero que poste sua dissertação de mestrado, pra gente conferir... que tal? visite o meu blog e comenta lá...
    Um abração

    Profº Vítor Andrade.'.
    www.blogdovitorandrade.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...