quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Mobilização Passiva

É importante movimentar os membros afetados para manter a integridade e elasticidade
Fiz um post sobre isto em 2009, sem muito destaque, e pouca gente deu bola. Depois disso sempre quis voltar ao assunto e explicar melhor o quanto é importante fazer a mobilização passiva. Mas afinal, do que se trata? Porque é importante? Porque e por quem deve ser feita? Para tentar responder estas questões, resolvi fazer um vídeo sobre o tema, e ainda demonstrar alguns exercícios de mobilização passiva que faço todos os dias.
A mobilização passiva consiste no movimento de uma articulação em todas as direções possíveis sem contração muscular voluntária. No caso de quem tem lesão medular, como eu, é pegar as pernas, pés e dedos e movimentá-los para todos os lados. Todo mundo que tem lesão medular deve fazer a mobilização passiva, de preferência todos os dias. Se a pessoa tem limitações para fazer estes movimentos, o ideal é buscar um fisioterapeuta para fazê-los. Aliás, antes mesmo de começar a fazer os exercícios é importante consultar com um fisioterapeuta para que ele determine os exercícios certos para cada caso.
A mobilização passiva é importante para manutenção da integridade e elasticidade das articulações e músculos. É importante também para ativar e manter a circulação sanguínea, além de auxiliar na redução dos espasmos. E ainda previne o surgimento de trombose.
Sei que não é fácil fazer exercícios repetitivos todo dia, mas já que é importante não dá para deixar de fazer. Eu faço todos os dias logo que acordo, e ainda faço mais à noite. Não dá para descuidar da saúde, senão os prejudicados somos nós mesmos!

5 comentários:

  1. Acabei de achar esse blog muito legal, estou gostando muito e dirando muitas dúvidas, só tem 1 ano que sou paraplégico (minha lesão foi t9 e t11) e tenho muitas dúvidas e estou esclarecendo algumas, vou ler muitas coisas.
    Meu nome é Álvaro e tenho 17, sofri a lesão fazendo exercício físico (luta).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo Álvaro! Se precisar de algo, estou à disposição! Abraços

      Excluir
  2. Não é que pouca gente deu bola. Todos seus post são interessantes e importantes, porém que creio que a grande maioria faz como eu, leio, aprendo e guardo as informações sem fazer um comentário. Mas tenha certeza que seu blog muito nos ajuda. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muinto do blog! Faz apenas 1 ano e 5 meses que sou paraplégico

    ResponderExcluir
  4. Meu marido tem muito movimento e voluntário oq fazer?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...