quinta-feira, 13 de julho de 2023

Yaris Sedan XLS 1.5 CVT - tradição e segurança num sedan familiar

Versão topo de linha do sedan compacto aposta em receita conservadora

Tradição, confiança, segurança. Essas são qualidades diretamente relacionadas ao Yaris Sedan 1.5 CVT XLS. A Toyota se apoia numa fórmula conservadora, sem muita inovação e tecnologia, mas que garante confiabilidade inigualável no mercado automotivo nacional: motor 1.5 litro aspirado acoplado a um câmbio CVT que simula sete velocidades. Internamente, tem piloto automático comum, mídia de 7 polegadas com conectividade com fio, cluster analógico com uma tela digital de 4,2", pequena mas com boa resolução e possui 16 funções.


Em segurança também se destaca com sete Air Bags, único da categoria a oferecer esta quantidade, tem Assistente de frenagem de emergência e alerta de manutenção em faixa, retrovisor eletrocrômico e controle de estabilidade e tração.


Tanta tradição cobra seu preço frente aos concorrentes no desempenho e praticidade no dia a dia, o conjunto mecânico tem respostas lentas e o consumo não impressiona, inferior a concorrentes turbinados e a necessidade de cabo para conectar ao smartphone incomoda. O peso da idade do projeto também é evidente na ausência de profundidade do volante e linhas dinâmicas na câmera de ré, que não conta com sensor de estacionamento para auxiliar.


Em compensação o espaço interno e conforto para passageiros atrás é melhor que a média, assim como seu porta malas de bons 473 litros, maior até do que seu irmão maior Corolla. E é o único do segmento a oferecer teto solar na versão topo de linha.


No fim das contas o Yaris garante segurança e bom nível de conforto para a família ainda que não seja tão amigável com o motorista. Na versão XLS tem a exclusividade do teto solar mas por R$ 125.590,00 fica devendo além do motor turbo a modernidade que se encontra em outros modelos deste valor. 


Para PCD só vale a pena na versão de entrada XL com as duas isenções, pois nessa topo de linha não conta com bônus e os R$ 117.491,68 que a isenção de IPI oferecem não são tão atraentes. 


Curtiu o Yaris Sedan XLS? Acha que vale o preço pela confiança da marca? Dê sua opinião!


quinta-feira, 6 de julho de 2023

e-2008 GT: o elétrico que todo SUV a combustão gostaria de ser


Dá para ter carro 100% elétrico no Brasil? Ainda mais sendo pessoa com deficiência, que não pode ficar na mão sem energia? E entre as opções que temos hoje, qual é a mais adequada?


No mês de junho testei o e-2008 GT, o SUV elétrico da Peugeot. Importado da Eslováquia, tem o visual que a versão brasileira receberá ano que vem, e aí já começam suas vantagens. Maior entre eixos, com 2,60 m, maior porta malas com 434 litros e um design matador fazem dele um dos SUVs mais bonitos do país.


Por dentro se parece muito com o 208 nacional, com materiais sensíveis ao toque, imitação de fibra de carbono, couro nos banco e volante, muito Black piano e detalhes em aço escovado, que dão impressão de carro premium. 

Mas algumas coisas chamam mais a atenção, como o seletor de marchas tipo joystick, as teclas tipo piano e digitais e o painel digital configurável 3D. Esse último é um show à parte, traz informações sobre autonomia, consumo, mapa do GPS nativo, computador de bordo e o ACC com stop & go.


Outro destaque é a mídia de 10" que é acionada pelas teclas digitais logo abaixo e traz além do GPS nativo configurações do veículo, informações da bateria e autonomia, mas o Android Auto/Apple Car Play só funciona por cabo. Logo abaixo vem um compartimento que esconde o carregador de celular por indução.


O motor é o mesmo da versão elétrica do 208 e rende 136 cv e 26,5 kgfm de torque, suficientes para levar os mais de 1500 kg do modelo. E as baterias proporcionam autonomia de até 345 km, o que garante trechos urbanos durante a semana sem preocupar com carregamento.


E quando precisar carregar? Aí o ideal é mesmo usar um Wall Box, aquelas estações de carregamento rápido. Para ter um carro elétrico hoje em dia acho fundamental que tenha o equipamento em casa. Já há vários pontos com uso gratuito pela cidade, mas não dá para ficar refém deles. 


E para PCD, apesar da lei permitir isenção de IPI, a maioria dos modelos passa do teto. E dá para ter um como carro do dia a dia com planejamento e Wall Box em casa. Não cheguei a viajar com ele, mas da mesma forma acredito que com planejamento não haverá maiores problemas.

Curtiu o e-2008? Teria um? Ou acha que falta estrutura para ter um elétrico?



domingo, 25 de junho de 2023

Jetta GLI, o sedan completo


Segurança e espaço pra família ou esportividade? Economia ou potência? Tecnologia ou robustez? Ao buscar um veículo novo é necessário fazer escolhas para atender as necessidades que ele irá atebder - algumas racionais, outras emocionais. Mas será que existe uma opção que contemple tudo? Ou, pelo menos, quase tudo?


O Jetta GLi 2.0 turbo, sedã médio da Volkswagen, pode ser a resposta.


Bonito, seguro, confortável, tecnológico e muito, muito divertido, uma das suas principais atrações é o incrível motor EA888 que está presente em vários modelos do grupo VW, inclusive alguns Porsche. O 2.0 turbo de 4 cilindros tem 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, números suficiente para levar os 1432 kg do sedã de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos. Isto garante retomadas rápidas, seguras, e até divertidas, com aquele empurrão contra o banco que o motor turbo proporciona.

Por ser um sedã médio seus 2,68 m de entre eixos e porta malas de 510 litros garantem conforto para todos e bastante espaço para bagagem. E a viagem será segura graças aos seis Air bags, Assistente de frenagem de emergência e ACC com stop & Go, e confortável nos bancos em couro, ar digital de duas zonas (mas que não tem saída traseira) e pelo som Bose com 12 alto falantes. E ainda tem teto solar, painel digital e a multimídia VW Play de 10,25" com espelhamento sem fio que traz gerenciamento do carro e 4 modos de condução, Eco, Normal, Sport e Individual (configurável).


Uma das poucas características que será mais difícil conseguir com o Jetta será economia de combustível, pois mesmo no modo Eco ele raramente faz mais de 7,5 km/l na cidade e não chega a 12 km/l na estrada.


No fim das contas é um sedan que atende as necessidades da família e do feliz proprietário que goste de acelerar, mas cobra seu preço, e aí que complica sua escolha. Hoje são 232.390,00 reais pedido pelo Jetta GLi em versão única, sem opcionais, apenas a cor pode ser escolhida.


Curtiu o Jetta? Vale o que custa? É o sedan ideal para suas necessidades? Diga aí!




quinta-feira, 15 de junho de 2023

HB20 1.0 TURBO AUTOMÁTICO ENTREGA DESIGN ATRAENTE, TECNOLOGIA EMBARCADA E CONJUNTO MECÂNICO EFICIENTE


Se você está em busca de um hatch compacto e dá valor a segurança e motor eficiente, o HB20 pode ser uma boa opção. Ainda mais se você não quer ou não pode passar marchas. Nas versões automáticas, o HB20 é equipado com o excelente motor Kappa de 3 cilindros turbo que rende 120cv e 17,5 kgfm de torque em ambos combustíveis. Números que sobram para levar os 1110 kg do modelo na versão topo de linha Platinum Plus. Desde as versões de entrada ele conta com seis Air bags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, e nas superiores acrescenta Assistente de manutenção e centralização em faixa, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, entre outros. Bastante segurança para um carro compacto.

Em tecnologia, vem com a multimídia de 8" com conectividade sem fio, e ganha sensor crepuscular, carregador de celular por indução e painel digital nas versões de cima.


O design ficou bem atraente, ressaltado pelos DRLs em formato de L deitado, e pelas lanternas conectadas, mas que não acendem integralmente como na versão sedan. Um ponto negativo na traseira são as luzes de ré e seta localizadas na base do para choques.


Por ser compacto, não tem como esperar muito espaço por dentro, e os 2,53m de entre eixos não permitem mais do que crianças atrás se o banco for todo para trás. Em posição intermediária o espaço melhora. Mas o conforto para quem vai atrás ainda é limitado pela ausência de saída de ar condicionado e encosto de braço central. Já os bancos dianteiros, além de muito bonitos na versão topo, são bem confortáveis e acomodam bem até pessoas mais altas.


Ainda em espaço, o porta malas de 300 litros está na média da categoria, mas o degrau alto na base e laterais estreitas limitam a acomodação de grandes volumes. Cadeiras de rodas monobloco cabem apertadas, mas com jeito cabe até um par de patinetes infantis. Mas bagagem, só em sacolas e bolsas.


Enfim, é um hatch moderno, confortável e seguro, mas cobra alto por isso: a versão das fotos, Platinum Plus, está por R$ 119.590,00 para o público em geral. Para PCD os modelos da marca coreana não estão muito interessantes por não ter bônus de fábrica, e o preço com isenção de IPI está em R$ 114.483,51.




sexta-feira, 26 de maio de 2023

Argo Drive 1.3 CVT - a solução mais barata do Brasil para se livrar do pedal da embreagem!


O carro mais barato do Brasil com câmbio automático tem motor 1.3 aspirado que rende 107 cv no etanol e 98 cv na gasolina e o suave câmbio CVT. O Argo, hatch compacto da Fiat que já tem bons anos de mercado, finalmente ganhou versões com câmbio automático, sendo a Drive 1.3 CVT a de entrada. Assim, se tornou o carro automático mais em conta do mercado nacional que dispensa o pedal da embreagem. Em conta não quer dizer necessariamente barato, são mais de noventa mil reais pelo compacto. O que chama a atenção é o preço com as duas isenções, que ele tem para PCD por estar abaixo dos cem mil.


Apesar de ser a versão de entrada, não é totalmente pelado como se poderia imaginar, vem com um bom conjunto de itens de série, como piloto automático, tela digital de 3,5", multimídia de 7" com Android Auto/Apple Car Play com fio, vidros elétricos na frente com one touch, entre outros.


E ainda tem um pacote opcional chamado S-Design, que custa R$ 3.990,00 e inclui rodas de liga de 15", ar digital, chave presencial, retrovisores elétricos e Faróis de neblina, entre outros (fica como o modelo branco nas 3 últimas fotos).


O maior destaque do Argo, na minha opinião, não é o valor, mas sim o baixo consumo de combustível para um carro automático, no etanol ele faz 8,9 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. Na prática, faz em torno de 7 km/l na cidade e chega perto dos 12 km/l na estrada, como mostrado na foto da multimídia.


Sem o opcional ele fica por R$ 92.990,00 para público em geral e para PCD com isenção de IPI e ICMS, além de bônus de 4%, sai por R$ 75.931,00. Se acrescentar o pacote S-Design o preço público sobe para R$ 98.890,00 e o preço com as duas isenções para R$ 79.761,00.


Que tal esse hatch compacto como zero km mais barato do país? Será o melhor custo benefício do mercado, principalmente para PCD, ou tem coisa melhor?

quarta-feira, 3 de maio de 2023

HB20S Platinum Plus 1.0 TGDi - ficou mais bonito, seguro e tecnológico!


Hyundai HB20S Platinum Plus 1.0 TGDi. A versão topo de linha do sedan compacto da marca coreana se destaca pelo avançado pacote de segurança com seis Air bags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, assistente de tráfego cruzado, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. Só não conta com ACC, de resto tem todos os sistemas importantes para uma condução segura e tranquila.


O design atual agrada bem mais que o antigo com linhas angulares, vincos e o belo conjunto ótico traseiro. Na frente o destaque são os leds que formam dois "L" deitados, que atuam como DRL e dão personalidade ao conjunto, mas bem que merecia led nas lâmpadas principais e no milha. A grade do radiador em formato de trapézio ganha muito destaque com elementos hexagonais em seu interior e os vincos do capô deixam o carro mais "musculoso". Só não curti muito a seta no canto do para choque, poderia ser integrada aos leds do DRL, ficaria mais moderno e bonito. Além de estarem suscetíveis a pancadas neste local.


O motor é outro destaque positivo com 120 cv e 17,5 kgfm de torque em ambos combustíveis a apenas 1500 rpm. Como não é um carro muito pesado, são 1137 Kg, o peso potência é razoável com 9,48 km/cv e o peso torque é muito bom, apenas 65 Kg/kgfm, o que se traduz em agilidade e segurança em retomadas. 


O interior do HB20S surpreende com bancos em couro muito envolventes, mídia de 8 polegadas com Android Auto e Car Play sem fio e carregador de celular por indução. O espaço interno é razoável, com 2,53 m fica limitado à posição dos bancos dianteiros para acomodar adultos. O porta malas tem bons 475 litros porém a "boca" é estreita, o que dificulta acomodar grandes volumes como uma cadeira de rodas monobloco.


Para PCD essa versão é pouco atraente devido à pequena diferença de preço com isenção somente de IPI e ausência de bônus de fábrica.


O preço público do modelo hoje está em R$ 123.790, 00 e para PCD fica por R$ 118.504,17. Pouco mais de cinco mil reais de diferença.

Que achou dos atributos do HB20S? Atenderia bem sua família? Conta pra gente aí!

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Renegade Sport T270 - o menor custo/cv do país!

A Jeep aprendeu a lição com as reclamações recorrentes de proprietários de Renegade e o equipa desde sua versão de entrada SPORT com o competente motor 1.3 Turbo da família GSE. Assim garante ao robusto jipinho a força e potência necessárias para levar seus quase 1500 quilos com a desenvoltura e agilidade necessárias. Como essa versão é a mais básica, portanto a mais barata, ou melhor, menos cara, a montadora ítalo-americana garantiu a ela o posto de menor custo por cavalo do país. Ou seja, é o carro mais potente pelo menor preço, que não é necessariamente barato. De qualquer forma é um dos melhores custo benefício em SUV do mercado, por R$ 134.190,00 entrega além do motor forte e econômico, volante multifuncional completo, mídia de 7" com Android Auto sem fio, tela digital de 3,5" no painel e um estilo aventureiro inconfundível. 


Além do motor menos "gastão" e manco, o SUV conta com pacote de segurança reforçado pelos seis air bags, assistente de manutenção em faixa e assistente de frenagem de emergência. Será que ganha também o posto de melhor custo/benefício/robustez entre os SUVs compactos? Mantém os defeitos estruturais como espaço interno e conforto limitados atrás e porta malas pequeno, e também a boa dirigibilidade e espaço para motorista. E por ser uma versão de entrada não tem chave presencial, botão de partida, couro nos bancos e a maioria dos sensores, até mesmo o de estacionamento, o que é lamentável num carro desse valor. Mas pelo menos tem câmera de ré.


O grande destaque do Renegade Sport é o motor 1.3 turbo de quatro cilindros que entrega 185 cv no etanol e 180 cv na gasolina, com excelentes 27,5 kgfm de torque em ambos combustíveis a apenas 1750 rpm. E apesar de ser um carro pesado, com 1.468 Kg, oferece bons 7,94 Kg/cv de peso/potência e 53,4 kg/kgfm de peso/torque. Isso se traduz em retomadas ágeis e ultrapassagens seguras.


Além de bem mais forte, o motor do Renegade apresenta bons números de consumo. De acordo com o Inmetro faz 11 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Na prática, porém, raramente passa dos 7,5 km/l na cidade e faz até 14 km/l na estrada.
 

E para PCD, apesar do preço pouco convidativo de R$ 116.160,12 com isenção de IPI e bônus de fábrica, ganhou um bom argumento para quem compra nessa modalidade, pois apesar do porta malas de apenas 320 litros, passou a caber uma cadeira monobloco montada, devido a um pequeno recuo no plástico da parte inferior.



Vale a pena? Conseguem pensar em coisa melhor nessa faixa de preço? Comenta aí!

quinta-feira, 6 de abril de 2023

C3 First Edition - Hatch com atitude de SUV acerta no visual e na conectividade


O Hatch com atitude de SUV da Citroën, o novo C3 acerta no design e chama muita atenção nas ruas, ainda mais nessa versão topo de linha limitada First Edition. Porém abusa da exclusividade com quase cinco mil reais de diferença para a versão base, Feel Pack 1.6 AT, que pra mim é o melhor custo beneficio. Acrescenta apenas itens visuais mas deixa de fora o importante piloto automático, e faz concessões intragáveis em nome da economia como o Cluster e computador de bordo simples demais, além da chave muito básica.


Ainda assim se torna interessante pela posição de dirigir elevada, espaço interno e porta malas acima da média. E principalmente pela mídia moderna de 10 polegadas com conectividade sem fio, um conforto enorme no dia a dia.


Como carro urbano só não é imbatível pela mecânica defasada, com torque abaixo de concorrentes, litragem acima do necessário e que não traz muita economia no trânsito diário. Ficaria bem servido com o conjunto do primo Argo. Em compensação não faz feio em desempenho na estrada, mas fica devendo em segurança. Com apenas dois air bags e controle de estabilidade e tração, tem apenas o básico neste quesito. 


Para PCD esta versão não tem isenção, mas na versão em que ela é baseada, a Feel Pack 1.6 AT6, é um dos modelos mais completos, e tem valor atrativo com isenções e sai de R$ 97.790,00 no preço público para R$ 80.274,00 com isenção de IPI e parcial de ICMS, o que representa R$ 17.516,00 de diferença para o preço público, ou 17,91% a menos.


Que acha do pequeno francês? Teria espaço na sua garagem? Ou acha que tem coisa melhor nessa faixa de preço? Comenta aí! 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...