sábado, 12 de dezembro de 2009

Probleminhas com a M3

Eu não esperava uma cadeira Tabajara, em que "seus problemas acabaram", mas esperava um pouco mais da tão sonhada M3. O principal motivo para comprá-la não foi resolvido: mais facilidade para colocar no carro sozinho. Ela desmonta mais fácil, até aí tudo bem, mas tirar as rodas é muito difícil, pois tenho que girar ela completamente para acessar cada roda, e a segunda a tirar é ainda mais difícil. E os raios paralelos não ajudam, fica difícil segurar a roda apertando o botão que a solta ao mesmo tempo. Os dedos não cabem direito, costuma doer ao segurar.
Mas o pior mesmo é passar ela por cima de mim para colocar no banco do passageiro. Achei que por ser monobloco ia passar fácil, mas me enganei. Claro que dá um desconto que o tamanho dela, o assento é tamanho 44, adequado pra mim, porém atrapalha no carro. Mas toda vez que preciso passar é um sacrifício. Pega no retrovisor interno e sempre aperta a buzina, me assustando e a quem está por perto. E pega na perna, aperta minha barriga, pega na lateral da porta e aí quando consigo por pra fora, já estou cansado da peleja e ela acaba caindo no chão com tudo. Uma luta.
Como disse, tem que considerar o tamanho da bichinha e meu tamanho também. Se muita gente acha que o mundo não é feito para cadeirantes, eu já havia experimentado esta "sensação" antes da cadeira, pois o mundo também não é feito para os gigantes (lembrando: tenho 1,95m). Eu nunca coube em ônibus, nem em pé nem sentado, sempre pegava cadeira do corredor pra botar uma perna pra fora; na maioria dos carros eu raspo a cabeça no teto e alguns objetos simplesmente são pequenos demais, como vaso sanitário por exemplo. Eu fico que nem um sapo, parece menino num penico.


Mas o pior mesmo, e isso considero um defeito do projeto, é a posição dos freios. São muito próximos à perna e como ficam pra frente, a cada transferência para um lugar um pouco mais baixo ele destrava, e eu corro o risco de ir pro chão. É assim no carro, passando pro sofá ou pra uma cama mais baixa. Não é barbeiragem minha, na fisioterapia só não vira tragédia porque as meninas seguram a cadeira. Agora estou aprendendo uma forma de driblar isso, quando vou transferir dou um "pulo", ou saio pela frente da cadeira. Também tem o risco de cair, mas é melhor do que destravar a cadeira e não conseguir me segurar. Mandei a reclamação pra Ortobras, mas a resposta que tive foi "encaminhamos o problema para o pessoal do desenvolvimento". Bem, o que posso fazer é aguardar a solução do tal problema...

18 comentários:

  1. Sam!!Você usa a almofada da própria cadeira? Não tem uma outra? O Milton usa uma do Sarah, feita sob medida, ela é bem mais alta que essa fininha, como ele tb é grandão, sentado na almofada ele fica mais acomodadinho, se ele sentar nessa que vem na cadeira, as pernas ficam tortinhas, sem contar que o riso de escara é maior.
    Com a almofada mais alta, com certeza você não vai arrastar a perna no freio, nós trocamos o freio da cadeira do Milton, por um bem parecido com o da foto, e as pernas dele passam muito longe.
    Troca a almofada,liga no Sarah, fala que você tem escorregado na cadeira que eles fazem uma sob medida.

    ResponderExcluir
  2. Mas num é que a ideia é boa? Tenho a almofada da cadeira antiga, vou experimentar nessa, quem sabe fica melhor. Mas a partir do mes que vem, quando eu começar a trabalhar, vou ver se compro uma Roho, deve aumentar bem o conforto e posso colocar por cima dessa almofada
    Valeu sister!

    ResponderExcluir
  3. hum. ótimo ler seu blog, to pretendendo comprar uma M3 em janeiro e como ja tive problemas com cadeiras antigas to procurando defeitos em todos os detalhes e esse do freio é um que me alertou. e a dica da almofada eh perfeita. eu tenho uma feita pelo sarah em minha cadeira atual e vo tentar encaixar na M3, bom, obg pelas dicas e gostaria de fazer mais um pedido Alessandro, tem como voce tirar umas fotos do encosto da M3 e enviar pro meu e-mail?? =D pra eu da uma olhadinha pois to em dúvida se compro tamando 38 ou 40. isso vai depender de como eh feito o encosto. grato! (pagf85@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Olá Sam! Finalmente chegou a minha M3, e digo que cada vez que me informava sobre ela, começava a crer sim, que ela seria uma Tabajara, ainda que após adequações e adaptações, enfim! De fato é linda, levísssima para tocar, um delícia mesmo. Mas encontrei problemas difíceis de resolver. A desmontagem dela é incompatível à sua proposta. Primeiro, tudo que compramos, acompanha um manual de instruções, a nossa M3, não. Uso cadeira de rodas desde os 7 anos de idade, tive pólio aos 7 meses. Já tive 4 cadeiras,não sou leiga, mas essa é a primeira monobloco, tive dificuldades. Deveria vir uma sequência para montagem/desmontagem. Hoje esqueci de fechar os "paralamas" e rompi o aro que sustenta o aço para dobrar o encosto. E quem nunca usou cadeiras e rodas antes?
    Qdo vi seu comentário sobre a colocação no carro, acreditei que sendo a minha uma 36cm de assento e 56 no total, não seria tão difícil colocá-la no banco de passageiro. Mas é muito complicado sustentar a cadeira para tirar as rodas, isso tem que ser revisto, é impraticável. Agora, ao invés de qualquer pessoa a partir de 10 anos ser capaz de me ajudar e colocar a cadeira no carro, preciso auxiliar quando tenho "apenas" um adulto para fazê-lo.
    Outra coisa foram os braços, escolhi a versão "performance", me desloquei de Petrolina a São Paulo para checar, confirmar todas as medidas previamente feitas com minhas fisioterapêutas, para que nada desse errado, afinal é uma cadeira cara. A altura do braço tinha que ser 18, tenho tronco curto, refiz essas medidas com Luciano na Ortopedia Monumento, mas o braço além de pesadíssimo, desconfortável, de colocação complicada, tem um ângulo e meus 18cm ficaram junto ao encosto, na frente, ele tem 23cm. Além disso o braço esquerdo, no segundo dia de uso tem folga lateral, que faz um movimento de 5cm.
    Vinha ha um tempo usando duas cadeiras, uma em casa e outra sempre no carro, para facilitar minha vida.Com essa, esperava que fosse possível utilizar uma só, mas tá difícil. Os amigos tentam dar uma força dizendo que é uma questão de prática, mas tem muito mais esforço e sempre levará mais tempo que uma cadeira que fecha em X. Agora me sugerem que compre um carro maior. Simples assim... Passarei 10 meses pagando a cadeira.
    Como nunca aprendi e pouco tentei, andar com a cadeira inclinada, necessitaria do anti-tombo, minha ida a São Paulo pra ver tudo isso foi muito rápida, passei apenas uma tarde na loja verificando, indagando e experimentando. Mas como a cadeira que tinha lá, não correspondia às minhas medidas, era bem larga, atribuí a isso as dificuldades. Mas se eu confiar nesse antitombo, certamente levarei um belo tombo. A cadeira pende para o lado oposto, ele não dá sustentação. E olhe que diferente dos seus 1,95m, creio que não chego a 1,60m, e não sou gorda. Mas sempre que tentei, não caí por ter alguém atrás. Só pra completar minha Hoho de 10cm, adquirida no mesmo dia, não chegou com a cadeira, vem lentamente via Correios em mês de dezembro...
    Uma das coisas que mais achei interessante no seu blog, foi a sua busca de soluções para problemas que são comuns a muitos e nós, e apesar do seu pouco tempo de cadeirante a forma com o compartilha isso é muito bacana. Talvez possamos contribuir com o futuro da M3, que mais do que design, precisa de uma força na sua engenharia, e o pessoal da Ortobrás talvez esteja mais capacitado para buscar conjuntamente essas soluções. Escreverei para lá, mas por ora fica aqui esse meio desabafo com pedido de socoorro. Hoje até deixei de sair, desmotivada por ter que passar por esse processo duas vezes, ainda mais com o aço de dobrar a encosto rompido...

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra! Parabéns (eu acho) pela M3. Realmente tudo que vc falou procede, principalmente o jeito de colocar no carro, eu até hoje me enrolo mas desenvolvi um macete: para tirar as rodas sustentando ela no ar eu coloco o cinto de segurança, que me dá um certo apoio. A primeira roda é fácil tirar, mas a segunda é bem mais difícil, o que faço é apoiá-la no porta-objetos da porta, facilitando o equilíbrio. O carro sofre com isso, o meu já está todo arranhado, mas fazer o que, né. Para retirá-la também melhorei, sempre coloco-a de cabeça pra baixo no banco do passageiro, para tirar abaixo o encosto do meu banco e passo por cima. Mas ainda assim tenho dificuldades. Espero mesmo que a Ortobrás atenda nossas preces, afinal investimos pesado na busca de uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Estou muito interessado em adquirir uma M3, mas os comentários aqui postados são decepcionantes!!
    Vc poderia mandar-se fotos de sua m3 para meu e-mail (robertsoares@uol.com.br). Desde já, grato!!

    ResponderExcluir
  7. prazer Alessandro, sou Alexandre de Campinas, estou paraplégico desde 03/09, minha dúvida é em relação ao peso da cadeira, pois como sou "novato", já tombei pra trás com a minha provisória que pesa 18kgs, será que quanto menos for o peso fica mais fácil de tombar?e não sou tão alto tenho 1.80mt.e já possuo bom equilíbrio de tronco, aguardo resposta , abração!

    ResponderExcluir
  8. Oi Alexandre, por ser mais leve ajuda a virar mais fácil, mas o que conta mesmo é o centro de gravidade, ou seja, o quanto o eixo das rodas traseiras se posiciona em relação ao seu corpo, quanto mais pra frente for, mais fácil ela vira. A M3 é regulável, pode-se mudar o eixo e diminuir o risco. Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ola Sam, estou procurando uma cadeira leve e fácil para colocar no carro, e estava quase escolhendo a M3, afinal o que você me sugere? Agora não sei depois de ler todos os comentários.

    ResponderExcluir
  10. essa cadeira é top to querendo uma mas ta dificil.kkkkkkkkkkkk
    um abraco

    ResponderExcluir
  11. Essa M3 só tem beleza,preço e defeitos.O fabricante não nos ouve para melhorar seus produtos,pois quem usa sabe o que pode ser melhorado.

    ResponderExcluir
  12. Sandro,
    em uma postagem mais antiga aqui no blog, se não mim engano vc tá usando uma cadeira star lite. Então aproveito para pedir uma dica: Eu moro uma cidade toda sem calçamento, e à star lite tem as rodas dianteiras bem menores que a m3, no caso essas rodas menores não atrapalham na locomoçao? Será se as rodas podem ser mudadas?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Matheus, não uso Star Lite, e sim uma M3. Não conheço bem essa cadeira, então não posso opinar... Abraço

    ResponderExcluir
  15. Valeu Sandro, quando eu voltar da minha reabilitação no Sarar, pretendo comprar uma cadeira mais leve,acho que vou comprar a m3 mesmo, tem seus pontos fracos como vc deu o exemplo acima. Mais como eu não tenho carro ainda não vou passar pela dificuldade de tá desmontando ela... 1,95! tu é grande viu cara,
    abraço

    ResponderExcluir
  16. ISSO, COMPRA, ELA É TÃO DESMONTÁVEL QUE VC. TEM QUE ANDAR COM A CAIXA DE FERRAMENTAS DO LADO.

    ResponderExcluir
  17. pois é meu caro, não é fácil não. Comprei uma M3 com a mesma ilusão, resolver meu problema de entrar no carro, parece q o trabalho dobrou... sempre q posso, peço ajuda à alguém para colocá-la dentro do porta-malas me poupando o desconfortável trabalho de desmontá-la e lutar pra colocá-la dentro. Também enfrento o problema de ser grande, vc deve ser + alto que eu, meço 1,86m de altura... já pensei em desenvolver um desenho melhor para cadeira de rodas e, de repente, construir um modelo pra testes (sou eng. aeronáutico)... vamos ver se ainda consigo tempo e $$ pra fazer uma!

    ResponderExcluir
  18. Alguém sabe como consigo resolver a questão da rodas pegar no paralama, da m3

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...