segunda-feira, 29 de março de 2010

Privada pública ou pública privada?

Ele é um dos lugares em que as maiores diferenças aparecem quando se é cadeirante: o banheiro. E é motivo de muita polêmica na luta pela acessibilidade.
Mas afinal, quais as adaptações ideais? As barras de apoio são a exigência mínima, necessárias em qualquer adaptação para cadeirante. As mais adequadas são as fixas de um lado e móveis do outro, como da foto abaixo, de um banheiro da UFMG, que permitem que o cadeirante coloque a cadeira ao lado do vaso para fazer a transferência, depois a retire e feche a barra para se posicionar melhor. Mas se houver pelo menos uma barra ao lado do vaso já é suficiente para se apoiar na hora da transferência.
Mas a grande polêmica no banheiro é mesmo o vaso sanitário. Há modelos com assentos mais macios, com assentos tipo meia lua, abertos na frente, e há até vasos sanitários com uma abertura no próprio vaso, como o da foto abaixo. Esta abertura, que causa estranhamento em muita gente, acredito que seja para dar espaço na hora de fazer o cateterismo. E é o modelo mais indicado, porque atende a qualquer situação. Mas o mais importante mesmo é o vaso ser mais elevado, em pelo menos quinze centímetros em relação ao chão, devido à altura da cadeira de rodas. Pode já ser feito mais alto, como o de baixo, ou sobre uma plataforma, como o de cima. Uma adaptação extremamente simples mas que muita gente deixa de fazer por falta de informação.
A ideia do post foi da minha amiga Sandra, de Petrolina, que me contou sobre um banheiro do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, que tinha até uma haste pendurada no teto para o cadeirante se pendurar para se arrumar melhor. E não é que ela descolou uma foto pra gente colocar aqui? Olha só que bizarro:
No fim das contas, o que deve ter o banheiro para um cadeirante: uma porta bem larga, com no mínimo 70 centímetros para entrar uma cadeira de rodas, barras de apoio ao lado do vaso sanitário e o vaso sanitário mais alto do que os modelos normais. E bastante espaço para manobrar a cadeira de rodas. Esqueci alguma coisa?

13 comentários:

  1. Oi Alessandro,
    legal o seu post hj.Só não concordo com o vaso de abertura na frente, acho horrivel, péssimo, as pernas costumam cair no buraco e que normalmente não são muito limpos.
    Outra coisa que acontece e muito comigo é entrar em banheiros ditos adaptados e não ter tampa no vaso, aí pra mim é a mesma coisa de não ser adaptado, pois como vou assentar no vaso?Não tenho força pra segurar meu corpo, entendeu?Ah, e quando há duchinhas higiênicas aí então sim são os melhores, alias todos deveriam ter.
    Acho que é isso mesmo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Hi Sam, que pena que esse vaso com abertura é o mais indicado, concordo com o comentário acima e até pensei que ele fosse mais específico, exatamente pelo fato das pernas escorregarem.
    Outro detalhe importantíssimo para a ala feminina principalmente é o espelho, se for alto, tem que sem angulado para baixo!

    ResponderExcluir
  3. Gente este vaso com abertura na frente é um atentado! Pra pessoa sofrer uma fratura na bacia não custa!Eu simplesmente não os utilizo.

    ResponderExcluir
  4. Pô Sam, eu vivia defendendo esse vaso aberto pq facilita limpar a bunda, mas sinceramente, agora tem um desses aqui no trabalho e tô achando uma porcaria. Prefiro o convencional.

    E sobre o banheiro de Frankfurt: muito maneiro! Na Europa é relativamente comum ter cordinha para alarme e apoio para pessoa se levantar. Estão à anos luz daqui :-( Abração!

    ResponderExcluir
  5. show de bola essa postagem banheiros meu grande tormento rsrs

    ResponderExcluir
  6. Me autoriza cita-lo em minha monografia ou pelo menos mostrar a figura desse sanitario do aeroporto de Frankfurt? Tudo sobre banheiros me interessa. Ainda bem que não sou loira pq se não iriam ficar com medo de mim!!! rsss

    Vanessa Tamborra

    ResponderExcluir
  7. Acreditam que um shoping de Jaraguá do Sul, Santa Catarina (o único na cidade), que após sofrer uma reforma geral do banheiro masculino, deixou o banheiro para "Deficientes Físicos", somente com o vaso sanitário e o mesmo ainda serve como guarda material de limpeza do mesmo? Creio que deveria existir o bom senso do responsável procurar informações detalhadas das necessidades dos usuários. Meu, falta tudo lá!

    ResponderExcluir
  8. Olá San, Muito boa sua iniciativa, porém conform as Normas da ABNT, o vaso com abertura frontal não é indicado,se alguém souber da utilidade do tal buraco na frente, além de fazer com que a urina saia para fora do vaso sanitário, por favor avisem, a altura também não pode ultrapassar 0,46cm, o que acho muito alto, pois dificulta no equilíbrio e na realizaçao das manobras de valsalva, necessárias para esvaziamento da bexica para quem não utiliza sonda, o assento tbém deve ser almofadado sempre, afinal o preço deste é ridículo, e a proteção da "bunda" é fundamental.
    Abraço
    Jucka Pacheco Curitiba Pr.

    ResponderExcluir
  9. estive ontem em um shoping de minha cidade e fui usar o banheiro, qdo vi o tal assento com aquela abertura na frente fiquei sem entender o pq daquela abertura, usei o banheiro e sai de la extremamente nervosa aquele vaso é pessimo as pernas escorrega pra abertura vc nao consegue fazer nada direito, alem do risco de cair, achei muito ruim sai de la revoltada,antes de se construir qualquer coisa tem que pedir a opiniao de quem vai usar pq só nós sabemos o que é melhor pra gente, adorei seu trabalho e agora ficarei usuaria, grande abraço, FATIMA, caruaru - pe.

    ResponderExcluir
  10. Oi não sou cadeirante mas estou estudando um pouco para adaptar o banheiro da igreja!
    No final a abertura no vaso não é recomendável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Phil, a maioria dos cadeirantes não gosta, eu não recomendo que você utilize. Mas não deixe de prever um aumento na altura do vaso.

      Excluir
  11. Amei sua postagens, eu sinceramente gostaria de descobrir quem inventou esse vaso com abertura na frente eu quase quebrei minha perna em um Shopping aqui de Maringá Pr onde moro, simplesmente horrivel, n igreja que eu vou e isso indico a todos, pedi para colocarem o assento normal e se quissessem colocar como é lei o vaso com a abertura, ai não seria tão perigoso para mim. Parabens pelo blog, beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá. Boa noite! Estou fazendo um trabalho sobre acessibilidade e acabei entrando no seu blog, só para esclarecer conforme a ABNT NBR 9050:2015 "7.7 Bacia sanitária
    As bacias e assentos em sanitários acessíveis não podem ter abertura frontal." só para tirar as duvidas de alguns.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...