domingo, 29 de agosto de 2010

Subindo na cadeira

Tem uma situação que passo sempre e geralmente dá um grande trabalho, mas desenvolvi algumas técnicas que me ajudam. O problema é quando tenho que subir na cadeira a partir de um lugar mais baixo que ela. Na verdade, passo por isso todos os dias, pois o sofá-cama da minha casa é um pouco mais baixo que minha cadeira, e sempre que vou pra cama tenho que "pular" pra cadeira. Mas como fazer isso com pouco esforço e muita segurança?
No caso do meu sofá, ele fica aberto (é sofá-tenho espaço na sala para colocar a cadeira perpendicular ao sofá, me posicionar de costas pra cadeira, segurar nas laterais e subir pra ela, como podem ver na foto abaixo.
Mas e quando não dá pra ficar desse jeito? E quando não tem espaço pra colocar a cadeira assim? Nestas situações, desnvolvi a seguinte técnica: coloco a cadeira paralela ao sofá, passo uma perna por cima da cadeira, tomando o cuidado de rebater os freios pra não machucar, e seguro na cadeira, me puxando e deslizando pra cima dela. Às vezes é necessário alguém segurando a cadeira, pois o peso fica todo de um lado. E tem que tomar cuidado pra não arranhar a perna.
Mas o mais perigoso dessa manobra é o visual. Como nossa sensibilidade é reduzida, muitas vezes não sentimos um arzinho frio entrando entre as pernas nessa situacão. E se a gente estiver sem cueca, quem estiver na frente vai vislumbrar um show nada bonito...

7 comentários:

  1. Sam,
    Sou sua fanzaça. Seu blog já me ajudou muito. Isso porque temos muitas coisas comuns: uso cadeira de rodas devido a uma lesão T4, também trabalho (advogada/servidora pública), casada e tenho 33 anos. Uma das coisas mais legais que aprendi aqui foi a dica de amaciar o acento da cadeira de banho, pois estava quase tendo uma escaras por conta disso, então encontrei o tal protetor - de gel e com abertura na frente - excelente. Que Deus continue te usando para ser benção para muitas pessoas.
    Bjs. Liliad

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiguinho!
    Justamente por essa enorme diferença de altura, entre sofás e a cadeira de marindinho lindo, que ele não vai pro nosso sofá, já fizemos uns orçamentos de mandar fazer um sofá " a altura", mas ficou ruim.
    Além disso tev outro fator que dificulta, as mãozinhas de maridinho é meia boca, embora ele tenha força nos braços, não consegue fechar 100% as mãos, aí ele não tem força pra esse tipo de transferência.
    As camas tem que ser modelo "box", fica bem paralela as alturas cadeira-cama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. um palpite: já pensaram em levantar o nivel da cama, sofa, etc., colocando um calço? é muito simples e se precisa de segurança pode pedir ao marceneiro pra caprichar e fazer o calço de forma tal que o pé da cama / sofa encaixe neste. já improvisei ate com tijolo qdo dormi fora de casa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam e Tania,

    Tem jeito mais fácil de fazer a transferência... E dá para tetra transferir do sofá mais baixo pra cadeira sim! É mais uma questão de treino e jeito. Vou tentar fazer um vídeo e colocar no Mão na Roda para mostrar para vocês como eu faço.

    Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Este é um assunto bem interessante, pois as transferências são situações em que temos que aplicar no nosso dia a dia. Hoje tenho dificuldades para fazer algumas transferências (o medo é a principal causa), porém já faço algumas transferências que por muito tempo não conseguia, como: sair e ir para cama, entrar e sair do carro. Ainda não consigo sair da cadeira de banho para a cama (utilizo uma tábua de transferência).
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  6. a transferencia é fundamental pra nois, pra dar independencia...

    no começo, nas primeiras vezes ate ficamos com medo, mas tem que ser feito.

    pra ajudar nas primeiras, peça pra alguem fica de prontidao

    e continue fazendo ... e depois fica mais facil

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Sugiro você fazer uma matéria sobre porte de arma para cadeirantes, bem, acho dificil você postar algo assim aqui, mas seria uma boa para quem se interessa no assunto.
    Atenciosamente,
    Koji

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...