segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Rizotomia

Da primeira vez que ouvi esse nome achei que fosse um risoto feito com carne de gato (risoto-mia). Mas na verdade esse é o nome de um dos procedimentos a que vou me submeter nesta semana para dar uma controlada na dor crônica. Decidi fazer a cirurgia pois nas últimas semanas minha situação piorou muito, tenho tido crises constantes e até minha pressão tem caído. Hoje mesmo não consegui voltar pro trabalho à tarde.
A rizotomia posterior seletiva (nome bonito, heim) é uma técnica neurocirúrgica em que se produz a secção seletiva da raiz nervosa posterior da coluna lombossacral. Devido ao fato de não seccionar toda a raiz nervosa, as sensações táteis e proprioceptivas são mantidas intactas. Vi isso num site e foi o que me tranquilizou para realizar este procedimento, pois eu estava cabreiro com esse negócio de "queimar" nervos, já que recuperei parte dos movimentos e não quero retroceder este quadro. A lesão é produzida por uma agulha que irradia calor, controlada externamente na sala de cirurgia, é introduzida na região lombar e acompanhada por radioscopia para atingir o alvo com precisão .
Mas a parte que mais me interessa é a injeção de anestésico na região da medula, que vai efetivamente contribuir para diminuir a dor generalizada. E um dos projetos para 2011 é controlar definitivamente a dor. Abaixo links para saber mais sobre a rizotomia:
Só tem um probleminha: se fizer essa semana mesmo vou passar o reveillon de cama. Vendo tv... pelo menos meu irmão vai estar por aqui. Já meus pais, minha irmã, meu cunhado e meu afilhado estão na Nova Zelândia passeando pelas belíssimas paisagens do país e só voltam depois do reveillon. Uma pena, pois depois de uma cirurgia dá uma vontade de colinho da mamãe...

11 comentários:

  1. Olá, visitei seu blog..ótima iniciativa, parabéns.. gosto de acompanhar blogs, estarei atenta a novas postagens, e cá estou na torçida por vc q dê td certo na sua Rizotomia.. e q sua recuperação seja abençoada, tudo de bom a vc Alessandro.. ahhh ja estou te seguindo..rsrs
    BjOkass e otima semana a vc..
    Lú.

    ResponderExcluir
  2. Sam, vai dar tudo certo com a sua cirurgia. Quanto a ficar de cama no reveillon, veja pelo lado bom, pelo menos você vai ficar por aqui e outras páginas sociais, ou seja, a comunicação não pára. Qualquer coisa se quiser bater um papo estarei por aqui também. FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz rizotomia. No Sarah, há cerca de 1 ano e meio. Meu caso foi de espasticidade. Já estava com 3 medicamentos na dose máxima e não resolvia.
    A cirurgia ajudou um pouco, mas não foi totalmente satisfatória. Já discuti com os médicos a possibilidade de uma nova intervenção. Vamos ver no que dá

    ResponderExcluir
  4. Estou na torcida para ser um sucesso! Dê notícias. Milhões de boas vibrações para 2011!

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandro
    Meu filho tem PC e tem 7 anos. Estava procurando mais sobre a Rizotomia, e achei seu blog.
    Li algumas coisas sobreo procedimento, tudo muito técnico e não conheci ninguém q tenha feito a cirurgia. Sei q meu filho estará nas mãos de uma ótimo cirurgião, mas mesmo assim fica o medo. Vc chegou a fazer a cirurgia?
    Tem algo para me contar? Por favor, me diga alguma coisa se possível, pois estou muito apreensiva. O procedimento será nos próximos 2 meses, como será pelo SUS, estou esperando marcarem. Ah, esqueci, será feito no Hospital da Criança Santo Antonio (complexo Santa Casa) em Porto Alegre.
    vou deixar meu msn se puder me contatar fico grata.
    Raquel

    emporiodd-panambi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Meu medico indicou este procedimento tambem...estou receosa, mas a dor é pior...rs
    Aline

    ResponderExcluir
  7. Olá!.. encontrei sua postagem hoje, mais de 2 anos depois.. estava procurando sobre rizotomia, pois uma amiga vai fazer. E eu fiz uma infiltração na coluna há 2 semanas. Tinha tinha ouvido falar essa palavra rizotomia. Como foi a sua? Ficou bem, deu bom resultado? Torço que sim. Hoje, pela primeira vez dede que fiz a infiltração estou vivendo um dia sem dor.. apenas tive umas leves mas agora creio que está começando fazer efeito. Um abraço, Deus abençôe voce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loide, a minha no início senti que fez diferença, mas depois de alguns meses parece que voltou tudo ao normal, e hoje as dores estão ainda piores do que naquela época. Serviu só para aliviar por alguns meses...

      Excluir
  8. Parabens pelo seu blog!
    Atualmente sou o responsável pelo ambulatório de espasticidade do HCFMUSP, temos realizado cirurgias desde rizotomias seletivas dorsais até mielotomias ou bombas de infusão de baclofeno.
    Acho importante textos explicativos e esclarecer que existe tratamento para dor e para espasticidade.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. gostaria de saber se ainda fazem esses procedimentos no HCFMUSP, E se são gratuitos? Tenho convenio médico porem estao se negando a fazer o procedimento pois tenho hernia.

      Excluir
  9. Minha mãe fez a rizotomia na lombar mais não sentiu nenhum melhora hoje está com26 dias será que ainda vai fazer efeito

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...