segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ônibus acessível??

Cadê o elevador?
Uma coisa sempre me deixou injuriado: porque é que existem tantos ônibus de viagem com o símbolo da acessibilidade? De onde é que eles tiram que esses ônibus são acessíveis? Felizmente não uso muito, mas nas poucas vezes que precisei usar esse tipo de ônibus, geralmente voltando do aeroporto de Confins, foi uma luta danada. Tive que ser carregado para dentro do ônibus por pelo menos duas pessoas, que fazem uma força colossal para me puxar escada acima, primeiro pelo peso, segundo pelo espaço extremamente pequeno que estes ônibus tem até chegar nas poltronas. 
Ah, que bom que tem lugar pra mim! Mas pra chegar nele....
E o pior é a virada, a porta é minúscula, imagina o cara ter que passar com os braços meio abertos e segurando outro? Aí tem vem o outro cara segurando as pernas, e como as minhas tem mais de um metro, fazer a curva segurando e subir as escadinhas é um desafio. Já quase caí várias vezes, numa delas o cara sentou no painel para descansar, de tanto que foi a luta. Outra vez o cara agarrou para fazer a curva e passar pela portinha e até conseguir passar eu já senti meus braços escorrendo pelas mãos suadas do cara (eca!).
Mais um?
Na verdade nunca vi um ônibus de viagem acessível. Alguns me dizem que aquele de dois andares tem acesso, mas nunca comprovei. Tudo bem que muitas vezes o símbolo é colocado para deixar as primeiras poltronas para quem tem dificuldade de locomoção ou outra deficiência, como no ônibus acima, mas isso é básico, né gente? Precisa colocar tanto sinal por aí??

5 comentários:

  1. Sam, semana passada vi no Twitter um ônibus adaptado. Como disse a pessoa que postou: Que bom saber que já existe "UM" ônibus de turismo acessível pra cadeirantes no Brasil inteiro!!!
    Segue abaixo o link do site da empresa pra vc ver. Espero que essa empresa aumente a frota de ônibus acessíveis e que as outras milhares sigam o exemplo. Mas... Sonhar não custa nada, né? Lamentável... Como sempre, a falta de acesso domina o mundo.
    Abraços

    http://www.sunflowerturismo.com.br/novo/conteudo.asp?cod_site=0&id_menu=28&keyword=Turismo_para_Cadeirantes

    ResponderExcluir
  2. já vi uma reportagem falando sobre esses ônibus no fantástico, pelo que falaram o simbolo eh universal. ou seja. Serve pra identificar qualquer tipo de deficiência, masssss.. bem que poderiam botar um aviso "adaptado! menos pra cadeirante" #okay =[

    ResponderExcluir
  3. Acho um absurdo permitirem esta enganação. Aqui no RJ quase todos os ônibus exibem o símbolo de acessibilidade, mas não são acessíveis. Ser carregado escada acima? Assim até as muralhas da China tornam-se acessíveis!!


    Abraços
    Marcelo Oliveira - RJ

    ResponderExcluir
  4. Eles colocam o simbolo que tem acessibilidade mas nao tem nenhuma,sem contar q o motorista e o cobrador muitas vezes nao se manifestam a ajudar,eu deixei o link desse video no o utro blog e deixo aqui tbem ,pois e muito interessante.

    Abs pessoal,

    concordo plenamente com o desrespeito que ha com o cadeirante.Em minha opniao todos deveriam experimentar ser cadeirantes por 3 meses para ver a dificuldade que muitos passam.Eu assisti esse video onde fala da dificuldade do cadeirante e propoe se tudo fosse dificil for everbody.

    http://www.temporadafora.com/vlog/e-se-tudo-fosse-dificil

    ResponderExcluir
  5. Poxa, excelente tema para ser discutido. Ja comprei passagens no www.queropassagem.com.br pra viagens rodoviárias e não me lembro de ter visto esse tipo de acessibilidade, com excessão do logo estampado na lataria. Se não estiver enganado, creio que as companhias têm uma cota de poltronas para deficientes.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...