quarta-feira, 29 de junho de 2011

Universidades sem acesso

Novinho, lindão, e quase todo acessível
Universidades Federais são, por definição, locais onde todos (da Federação) podem ter a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, correto? Sendo assim, devem ser obrigatoriamente acessíveis a todos, de forma que a acessibilidade seja uma requisito mínimo em todas suas dependências, não é mesmo? A prática mostra que não.
Hoje fui defender meu projeto de dissertação e, por incrível que pareça, mesmo todos no departamento já me conhecendo há muitos anos, marcaram para mim um auditório sem acesso. E olha que o prédio, esse bonitão aí de cima, é novinho, tem menos de três anos. Já fiz um post sobre ele aqui, elogiando, mas dessa vez venho para criticar. É em uma parte que eu não conhecia, onde há três ou quatro auditórios, tem elevador para a parte de cima e tudo, mas no auditório 2, em que apresentei, não havia acesso, só tinha uma entrada por trás do auditório, cujas cadeiras são em níveis. Aí o jeito foi apelar para meu professor, que teve que me levar pelos cinco lances de escada até chegar ao computador e colocar minha apresentação.
A capa do meu projeto. Lindo, não?
Não tirei foto porque estava preocupado com a apresentação, mas deu tudo certo e fui aprovado, com poucos comentários da banca.

Denúncia do Marcelino, foi até pro jornal
Coincidentemente, pouco antes eu havia visto pelo celular um e-mail com a história do Marcelino, major da Polícia Militar de Pernambuco que ficou paraplégico devido a um acidente de carro em serviço, que recebeu uma homenagem na Universidade Federal de Pernambuco e teve que ser carregado para subir no palco, pois não tinha acesso. Uma situação constrangedora, que poderia ser evitada se tivessem pensado nisso antes.  Podem dizer que foi falta de tato de quem planejou os dois eventos, mas o fato é que uma Universidade deve ter acesso para tudo, né? Que vergonha, heim Governo Federal?

2 comentários:

  1. Pa-ra-béeeeensss, Alessandro!!!
    Fico feliz por vc ter conquistado mais essa importante vitória em tua vida! Que Deus continue te abençoando e que vc realize todos os teus sonhos e projetos!

    A UFCG, onde estudo, possui cursos de referência internacional, exportando tecnologia, inclusive, a exemplo de Eng Elétrica e Computação, contudo não é nem um pouco acessível! Foram improvisadas algumas rampas, algumas adaptações, mas ainda não é suficiente. Por causa do prouni estão sendo feitos novos blocos no campus e, claro, já dentro dos novos padrões de acessibilidade, mas só esse ano foi inaugurado um bloco acessível (só esse ano!). Porém se um cadeirante precisar chegar até esse bloco, ele vai precisar de ajuda! Ou seja, do portão principal da universidade até o bloco é totalmente inacessível para cadeirantes! Terrível, viu?!

    Um abraço!
    Simone Tvares.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Simone! Fiquei feliz com a aprovação. Agora que vou ralar mesmo escrevendo. As Universidades deveriam dar o exemplo, né?
    Abração!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...