quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mesa reservada

Essa é só para quem tem rodinhas!
Há algum tempo, passando pelo aeroporto de Congonhas em, São Paulo, me deparei com esta mesa da foto acima, onde está escrito "Mesa reservada para deficientes físicos". Achei interessante a ideia, pois está colocada em um local mais externo, é mais alta, e só tem uma cadeira ao lado dela, o que sugere que é dedicada ao acompanhante do deficiente, se houver.
Mas confesso que achei ela meio isolada do resto do povo, parece que o deficiente tem que comer à parte, aumentando a sensação de ser diferente de todos. Eu, pessoalmente, prefiro pedir às pessoas uma licença e comer lá no meio mesmo. Ou então sentar em uma mesa da borda, que não seja tão diferente nem tão distante. Mas a intenção foi muito boa, pois sempre haverá uma mesa disponível. Ou ocupada por outro cadeirante! E você, o que acha?

4 comentários:

  1. Acho excelente! Significa que estão tentando nos incluir. E isso é muito bom! Fico contente
    Veja o meu blog: http://genaura.blogspot.com
    Beijos da Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  2. Otima iniciativa se todo mundo pensasse assim o mundo seria melhor.E tambem concordo com o seu ponto de vista a mesa teria que ser no meio das outras ou na borda nao em um lugar "isolado".
    Mais so de ja ter um lugar reservado ja e uma grande mudança.
    Temos que pensar no proximo.

    Veja meu blog www.salomaomanutencoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não achei nada interessante. O termo certo é excludente. O certo seria reorganizar todo o espaço para que pessoas com dificuldade de locomoção pudessem se deslocar, sem risco de levar um tranco ou tropeçar. Observando a disponibilização de mesas com altura e pés adequados para bem acomodar quem estiver utilizando cadeira de rodas. É preciso estar atento para formas sutis e sofisticadas de discriminação. Aquela mesa mais me pareceu uma berlinda. Nota zero.

    ResponderExcluir
  4. Acho que houve uma iniciativa, mas concordo com fato de que acaba também de certa forma excluindo o cadeirante de ter uma relação social com as pessoas não cadeirantes. Ela foi colocada muito distante e não precisava desse desenho tão grande no centro. Para mim inclusão não é isso, isso apenas tentar mascarar a aceitação de pessoas com deficiência na sociedade e não sua inclusão.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...