domingo, 15 de janeiro de 2012

Rampiscada

Eu apelidei de "rampiscada"
Essa escada com uma rampa no meio fica na Universidade Federal de Minas Gerais, em frente ao primeiro prédio à esquerda de quem entra pela Avenida Antônio Carlos (não me lembro qual é a faculdade).  É uma excelente solução que não precisa de nenhuma adaptação ou espaço extra, basta apenas dar uma recuada em parte da escada para fazer a rampa.
Outra vista da rampiscada
O problema deste projeto é a falta de um corrimão, pois se o cadeirante não for muito forte, ele vai fazer falta. Eu mesmo sempre prefiro uma rampa com corrimão, pois ajuda a puxar na subida e a frear na descida. Mas como a inclinação é bem suave, dá para passar sem ele. Eu fiz o teste, subi até o meio do caminho e voltei. Aprovado!
Rampiscada canadense
Há um projeto similar em Vancouver, no Canadá, mas lá eles fizeram em vários níveis, permitindo subir um desnível maior. Vi no site Mão na Roda, e logo lembrei daquela da UFMG. É uma boa alternativa e prova que, quando a acessibilidade é levada a sério, até uma escadaria pode ser adaptada. Fica a dica!

3 comentários:

  1. Soluçao magnifica alem de acessibilidade ainda da uma impressao futurista para o ambiente.Nunca tinha pensado nessa possibilidade.Interessante

    ResponderExcluir
  2. Basta ter um pouquinho de boa vontade para se fazer "a coisa" certa!!

    Um grade abraço Sam!!

    ResponderExcluir
  3. Eu Sou Cadeirante e Moro no Iterio da Bahia Em Itabuna Aque Nada si Faz Para O Cadeirante Eu tenho Um Blogger e Gostaria que vc Entrasr Como Seguidor e Mim Mande Varias Materias Para eu Postar Ou Autorize Eu Posta As Materia Para Ajudar os Cadeirante Desta Cidade Esquecida Meu Blogger e : http://espacomisticoarcanusmundi.blogspot.com
    Email : napoleaosantana@oi.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...