sexta-feira, 2 de março de 2012

Adaptador caseiro

Com ele, dá para usar vários aparelhos
Há alguns dias contei aqui que o adaptador residencial de isqueiro de carro que comprei para utilizar o minicompressor em casa não funcionou, e que um leitor do blog, o Eddie, inventou um adaptador usando uma fonte de computador e o parte do adaptador residencial. Trocando e-mails com o Eddie, disse que tinha interesse em fazer um pra mim, e combinamos de construir um no fim de semana seguinte na casa dele.
Passei antes na Infopampulha, uma loja de informática super completa que fica no bairro Pampulha, e comprei uma fonte ATX para ser utilizada no adaptador. Achei melhor comprar uma nova, que custou quarenta e cinco reais. Mais dezoito reais do adaptador e quatro reais do cabo de energia, gastei no total sessenta e sete reais. Mas a fonte não precisa ser nova, na verdade é até mais interessante conseguir uma fonte AT usada, pois pode-se pular um dos passos para montagem do adaptador, o de unir os fios verde e preto. Uma fonte usada sai entre quinze e vinte reais.
Basta uma fonte e um adaptador residencial para tomada veicular
Cheguei lá e a família dele nos recebeu muito bem. Fiquei impressionado com as rampas que construíram na casa dele, todas com corrimãos dos dois lados, o que ajuda a subir ou descer. O quarto do Eddie também é todo bem adaptado, com um amplo banheiro. Ele me mostrou o adaptador que ele fez, que mostrei fotos aqui, e começamos o processo.
Vou relatar aqui somente os principais passos para montar o adaptador, pois o vídeo ai de cima explica o passo a passo. Vamos lá: abra o adaptador residencial e retire o soquete, aquela parte onde enfia a tomada do compressor. Abra a fonte usando uma chave phillips, separe dois fios pretos, um amarelo (onde está escrito 12V) e o verde (para fonte ATX) e corte todos os outros. Corte também a lateral da saída de fios da fonte para caber o soquete, é fácil fazer isso com uma tesoura comum. Una um fio verde a um preto, e o fio amarelo à base do soquete, e o outro preto que sobrou à lateral do soquete (onde estavam os fios originais, vermelhos). Passe cola Araldite ou cola quente entre o soquete e a fonte para fixar bem, e em seguida feche a fonte.
Simples né? Nem tanto, se você não tem nenhuma intimidade com aparelhos eletrônicos, fios e colas. Pode acabar fazendo uma bagunça, ou mesmo causar um acidente. Portanto, só siga os passos se tiver certeza do que está fazendo.
Se você quer um adaptador destes e não quer se arriscar, pode combinar com o Eddie que ele faz um para você. Mande um e-mail pra ele e combine. O cara é super gente boa e tem todos os instrumentos para fazer com segurança.
O adaptador serve para qualquer aparelho que tenha uma tomada veicular, aquela que a gente enfia no isqueiro do carro. Para um cadeirante, o principal é o mini compressor, mas descobri que tem outra excelente utilidade: para o aspirador veicular. A Gi está usando sempre que quer tirar pequenas sujeiras do sofá. É bem fácil do que usar o aspirador doméstico!

22 comentários:

  1. Muito legal, Alessandro! Como você disse, não "parece" tão complicado, mesmo porque você descreve os passos muito bem. Aliás, você escreve muito, bem, viu? Que surpresa boa!
    Vou passar a acompanhar este blog tão interessante e de utilidade pública!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sam: não consegui visualizar o email dele, você pode me passar ?

    ResponderExcluir
  3. Isabel, meu e-mail é duedumgARROBAgmail.com,

    Sam, só faltou um videozinho mostrando o adaptador funcionando junto com o compressor!
    Qual o aspirador veicular que você tem? Estou pensando em comprar um também.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Eddie, esqueci de fazer o vídeo. Mas garanto que funciona! O aspirador é o que aparece quando você clica na palavra "aspirador veicular" no final do texto. É muito útil no carro, e agora, dentro de casa! Abraço

      Excluir
  4. Olá Sam e Eddie!
    Muito legal, o brasileiro é otimo em adaptações e nós cadeirantes mais ainda.
    Gostaria de saber se o Eddie não faria para vender essa adaptação, tenho interesse e seria o primeiro cliente, topa fazer Eddie?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Gregori,

      Topo sim em fazer para vender, só que você não é o primeiro cliente, Isabel chegou primeiro kkkkk, entra em contato pelo meu e-mail para podermos conversar melhor, fico no aguardo do seu contato!
      Abraços

      Excluir
    2. Já estou com minha fonte. O Eddie foi muito eficiente e rápido. Recomendo.

      Excluir
    3. Ola, quer me vender sua fonte? pago qnt vc quer me avisa c quiser flaviojair5@yahoo.com.br

      Excluir
  5. E aí, pessoal!? Parabéns pelo trabalho com o blog! Eu fiz uma fonte adaptada igualzinha. Meu compressor tem uma lanterna também. Quando ligo apenas a lanterna, funciona. Quando ligo o compressor, a fonte "desarma" e desliga. Não está aguentando. A sua funciona bem, né? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, a minha funciona bem sim, sem problemas! Abraços

      Excluir
    2. Marcello,
      Veja se sua fonte libera 10A ou mais na saída de 12V. Pode ser isso que está desarmando ela, veja um vídeo que fiz a 3 dias do adaptador em funcionamento que vendi para Isabel.
      http://www.youtube.com/watch?v=MGbJtTPgb68

      Qualquer duvida é só postar aqui que te ajudo!

      Excluir
  6. Amigo, não recomendo fazer essa alteração sem carga na saída de 5V.
    Já tive problemas com isso.
    O ideal é transformar ela como nesse tutorial:
    http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/
    Pelo menos fazer a segunda opção, que é colocar carga na saída de 5V, só precisa ficar atento com o resistor, pq esquenta MUITO! Ponha um dissipador nele. Não precisar por uma resistência tão baixa, mas é bom por algo sim, algo como 22 Ohms de 5W.
    Por ex.: http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_5670_4689_Resistor-de-Fio-AC05-5W
    O 22R da lista.

    Esse sistema de colocar carga nos 5V é feito porque, na verdade, a saída principal é a de 5V e ela espera que tenha um consumo proporcional nas saídas 12V com as de 5V. Quando não tem carga nos 5V e muita coisa nos 12V, ela fica desequilibrada e pode gerar tensões erradas ou desligar/queimar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alessandro
    Bom dia
    Antes de mais nada meus Parabéns pelo seu blog, muito bem elaborado.
    Tivew o mesmo problema que você, ao adquirir este compressor para uso doméstico, não tinha uma fonte capaz de fazê-lo funcionar, adquiri esta fonte veicular caseira mas também não deu certo ai fui pesquisar na Internet encontrei seu blog e achei genial sua explicação sobre a montagem desta fonte, botei as mãos à obra, mas ao final quando fui testar sem carga tão logo encaixei o plug na fonte ocorreu um pequeno estalo e a ventoinha parou, minha fonte não tem nenhuma indicação se é ATX, cumpri todo os procedimentos como se fosse, e agora podes me dizer o que ocorreu?
    Não estou querendo mantê-la ligada para fazer um teste de voltagem e amperagem na saída pois pode danificar ainda mais minha fonte, espero que pelo que aqui expus possas me dar um heeelllp

    ResponderExcluir
  8. Vc poderia me vender um pronto?
    Estou precisando de uma fonte dessas com urgência... Se vc puder faça um desses para mim eu lhe mando a grana com frete incluso. Grato

    ResponderExcluir
  9. Fiz tudo que mandou e ficou perfeito...funcionou no mini compressor de ar. Podem fazer sem medo. Muito obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  10. É obrigatório cortar todos os outros fios para funcionar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sávio, não é obrigatório cortar todos, mas para facilitar a instalação sugiro que corte. Além disso, esquenta menos com menos fios lá dentro. Abraços!

      Excluir
  11. Legal eu já vi uma vez outro vídeo desse tipo se vc juntar todos fios pretos e juntar todos fios amarelos fica mais forte funciona legal agora não preciso do carro para usar o compressor valeu mesmo

    ResponderExcluir
  12. Bom dia excelente vídeo só não consegui intender a parte em que falam do fios, se necessário segue meu numero (99)981053521, obrigado

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...