quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rio Othon Palace

Entrada do Rio Othon Palace
No último fim de semana tive duas árduas tarefas: ir um casamento no sábado e um aniversário no domingo no Rio de Janeiro.  O drama na hora de um cadeirante viajar é sempre a busca pelo melhor hotel, ou melhor, pelo hotel com quarto bem adaptado, que tenha as medidas adequadas e os equipamentos necessários a uma boa estada.
Costumo procurar hotéis adaptados pelo site Booking.com, que permite selecionar somente hotéis com quarto adaptado depois de escolhida a cidade. Depois que faço a seleção e identifico um hotel bem localizado (mais próximo de onde vou ou de pontos turísticos) e com bom preço, ligo para lá e busco mais informações sobre a estrutura do quarto adaptado focando, principalmente, no banheiro. E nele que são dadas as maiores mancadas pelos hotéis, como o Tryp de Brasília, que me causou um queda.
Fiz a costumeira pesquisa e tive uma grata surpresa. Um hotel cinco estrelas, o Rio Othon Palace, estava com preços promocionais. Mais barato do que hotéis inferiores. Como nunca havia ido lá, liguei para saber como eram as adaptações e se o hotel fornecia cadeira de banho para deficiente. Falei com essas palavras e o atendente me disse que sim, havia cadeira de banho adequada. Sendo assim, reservamos.
A rampa na entrada tem boa inclinação
Fomos no sábado e chegamos no hotel por volta de duas e meia, mas o check-in só poderia ser feito às 15hs. Tudo bem, é regra, mas poderiam abrir uma exceção para um cadeirante quebrado de viagem. Pelo menos o hall do hotel tem sofás confortáveis, apesar de baixos, mas não atrapalha a transferência. Nos chamaram e subimos para o quarto 804.
Essa cadeira NÃO é para cadeirantes
Chegando ao quarto, fui direto para o banheiro conferir a cadeira. E mais uma vez fiquei decepcionado: a cadeira não é adequada para cadeirantes. É uma cadeira para idosos, que podem se levantar e sentar nele, igual ao do hotel de Brasília. Mas como eu estava com a Gi, nem reclamei, pois ela poderia me ajudar nas transferências. Porém, fica a dica, gerentes e proprietários de hotel: essa cadeira NÃO é adequada para cadeirantes. Nós precisamos escorregar a bunda até a cadeira, por isso o braço DEVE ser removível. O correto, correto mesmo, seria e adquirir uma cadeira de banho com rodas grandes, que permitem ao deficiente se locomover sozinho. Outra coisa, o banheiro tem um pequeno degrau, que é facilmente superado com uma cadeira de rodas, mas para aquela cadeira de banho de rodas pequenas, torna-se um empecilho. Desnecessário. Mas fora esses "detalhes", o banheiro conta com muitas barras, chuveirinho e pia vazada.
Duas camas juntas e o interruptor de pedal ao fundo
Mas as decepções não acabaram aí. Tiveram que juntar duas camas de solteiro para dormirmos juntos, pois  não há quarto de casal adaptado. Será que eles pensam que os deficientes sempre andam com um(a) ajudante, e não com o companheiero(a)? Bola fora. Mas o absurdo foi o mesmo encontrado no Tryp de Brasília: a luminária de canto fica muito no canto e o interruptor... é de pedal. Isso mesmo, acende quando a pessoa PISA no interruptor. Será possível que esses caras não percebem que um cadeirante não pisa??
Piscina com uma belíssima vista de Copacabana
Bem vou falar agora das coisas boas. O café da manhã é ótimo, com direito a vista do mar. O terraço, no 30º andar, tem uma bela piscina e uma vista espetacular. A comida do bar da piscina e do restaurante, é divina. Tomar um sol, ou uma cerveja no fim da tarde, é uma delícia! Aproveitamos bastante. Mas só recomendo se eles trocarem a cadeira de banho. E a luminária, claro.

12 comentários:

  1. Realmente esta cadeira é muito ruim mesmo. Creio que todos os hotéis (gerentes) deveriam passar por um curso de adaptaçao para deficientes de todas as areas e moveis do hotel. Na minha opiniao seria tao importante como um curso de primeiros socorros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Vilmar, falta treinamento e bom senso na hora de adaptar os quartos. Até hoje não encontrei um lugar em que os profissionais receberam treinamento para lidar com deficientes. Nós que sofremos com isso.

      Excluir
  2. estive nesse hotel faz uns 10 dias, como comprei pela decolar nao me deram habitaçao adaptada (apesar de solicitada) mas sim uma mais cara e o hotel nao me dava credito pelo downgrade assim q me virei como pude. achei ruim tmbm nao poder aceder ao restaurante para o selfservice. o café da manha nao corresponde a um 4 ou 5 estrelas (apesar da vista) o pessoal do hotel e os taxis q trabalham neste foram muito atenciosos. no RJ achei inacreditavel nao poder comprar ingressos online a preço reducido pois vc precisa de documento de identificaçao como cadeirante!!!??? um absurdo. fora isso RJ foi muito bacana: o cristo, pao de açucar, jardim botanico, calçadao, etc, tudo acessivel e sinalizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que gostei do café da manhã, muita variedade e muita coisa gostosa. Não estive nos pontos turísticos, já os conheço bem de outras vezes antes de ser cadeirante, mas é bom saber que as coisas estão acessíveis. Abraço

      Excluir
    2. Sam, boa dica este site Booking.com..não conhecia..é bom saber :).

      abcs.
      Patrícia.

      Excluir
  3. Cadeirante faz o primeiro 300 a partida perfeita no Boliche. Veja no http://bit.ly/LfFmoO

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a iniciativa do blog! Bacana mesmo! Todo mundo deveria ficar sabendo as dificuldades que os cadeirantes passam e a falta de consciência da população para um problema tão evidente, que é a falta de adaptação para os mesmos! Se mais pessoas como você fizerem esse tipo de denúncia teremos um avanço e uma população menos ignorante e talvez mais altruista.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Sr. Sam,

    Agradecemos seus comentários corretos e honestos que foram muito importantes para nós e garantimos que tomaremos todas as providências corretivas sugeridas.

    Aguardamos seu breve retorno ao Rio de Janeiro e ao Rio Othon Palace Hotel, para que possa desfrutar mais uma vez da belíssima vista da Praia de Copacabana e de nossa hospitalidade.

    Será sempre um prazer recebê-lo em nosso Hotel !!!

    Atenciosamente,

    Gerência Geral - Rio Othon Palace

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, mas como eu disse, só volto ao hotel quando tiverem comprado a cadeira correta para deficiente. Assim que me informarem, coloco o hotel na minha lista de acessíveis.

      Excluir
  6. Caro Sam, essa cadeira de banho é um desastre pra nós que somos cadeirantes. Já me machuquei num hotel em São Paulo e quase estragou nossas férias no ano passado.

    Outra coisa que não suporto é o vaso sanitário com abertura na frente. Cansei de fazer xixi nos pés :-/.

    Será que existe algum "complô" com os fabricantes pra que a vigilância sanitária só aprove se o vaso for esse "trem"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Gilberto, parece complô mesmo, já encontrei dessas cadeiras em três hotéis diferentes. Espero que prestem mais atenção às nossas necessidades! ABraços

      Excluir
  7. Meu padrasto é cadeirante. Viajamos todo ano para Porto Alegre, e lá tem o Ritter hotel, que é maravilhoso, banheiro adaptado, enfim, tudo perfeito, indico muito. Agora, estamos planejando ir pro rj e estou a dias procurando um hotel. Não acho nenhum para três pessoas (Vc reclamou q acham q cadeirante não tem companheiro, e tem mais, acham que nao tem familia, filhos!) com banheiro adaptado. Se souber de algum, me avisa - josiane.veiga@gmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...