quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Exercícios com Thera-band

Malhando bíceps
Lembram que há algum tempo falei sobre a importância da musculação para quem tem lesão medular? Pois bem, só que é difícil encontrar uma academia adaptada, ou algum outro lugar para fazer musculação. É possível malhar usando pesos, mas para que seja eficiente é preciso ter vários pares de pesos de pesos diferentes. Aí fica caro. Mas tem uma solução mais prática e muito mais barata: usar um Thera-band.
Thera-bands, cada cor tem uma resistência
Thera-bands, para quem não sabe, são aquelas fitas elásticas usadas em fisioterapia, que tem várias funções, como oferecer resistência ou estabilidade nos exercícios. Mas elas podem ser usadas também para musculação. E para quem usa cadeira de rodas, ela pode ser útil nessa tarefa. Basta posicionar o Thera-band na cadeira de forma que ofereça a resistência necessária para forçar o músculo que se quer trabalhar.  A grande vantagem dos exercícios com Thera-band é o custo, pois basta comprar algumas faixas, seguir orientações e se exercitar em qualquer lugar.
Variação para exercitar o bíceps 
Para mostrar pra gente as melhores posições para malhar com Thera-band, pedi auxílio ao Claudinei, que já me orienta na musculação na Aquafisiobh. O primeiro exercício é de bíceps, que tem duas variações. Na primeira, mais comum, é só passar o Thera-band pelo garfo que segura a roda dianteira e puxar para cima (como na primeira foto do post, lá em cima). Se a pessoa achar fraca a resistência da faixa, basta segurar mais embaixo. A variação deste exercício, para trabalhar a parte interna do bíceps, usa o Thera-band na mesma posição, por baixo do garfo, a diferença é que ele deve ser passado por entre as pernas e segurado rente ao corpo, como na foto acima. Assim é possível trabalhar o bíceps com mais eficiência.
Trabalhando tríceps com o Thera-band
Outro exercício fácil de fazer é para trabalhar o tríceps. Basta passar a faixa pela "bengala", que é o empurrador da cadeira, e então passar o braço por trás da cabeça, segurando a Thera-band e puxando-a para cima. A foto abaixo exemplifica bem a posição da faixa.
Posição da Thera-band para tríceps
Há uma variação de tríceps que trabalha também ombro, passando a Thera-band pelo quadro da cadeira e puxando para trás com o braço esticado, conforme foto abaixo. É um exercício mais completo porque trabalha também a musculatura escapular.
Passando pelo quadro, é só puxara para trás
Utilizando o quadro, é possível também fazer dois outros exercícios para trabalhar bíceps e escápulas. É só passar o Thera-band por baixo do quadro e segurar as duas pontas com as mãos, conforme abaixo. Na primeira variação, puxe os dois de uma vez malhando bíceps. Na outra, segure as pontas invertidas e puxe mais em cima com os braços abertos para malhar escapular e ombros.
Bíceps com os dois braços de uma vez
Com os braços abertos, puxe os dois de uma vez
Por fim, um exercício para trabalhar ombro, passando a Thera-band pela parte inferior do aro da roda, puxe para o lado abrindo o braço.
Use o aro da cadeira para travar o Thera-band
Com essas dicas, não tem desculpa para deixar de se exercitar, preferencialmente com o acompanhamento de um profissional. Mas usando a Thera-band, dá para fazer em casa também. O ideal é comprar de várias cores e resistências, e então buscar a que melhor se adapte aos exercícios.

11 comentários:

  1. Oi Alessandro. Muito boa sua dica de exercícios, parabéns!!! Vc já ouviu falar do cicloergômetro para membros superiores? Ele é ótimo para trabalhar exercícios aeróbicos em cadeirantes melhorando muito o condicionamento cardio-respiratório ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, obrigado, já ouvi falar sim, fiz uma matéria sobre um desses, o Krankcicle, do meu amigo Gregori - http://blogdocadeirante.blogspot.com.br/2012/04/krankcycle.html

      Excluir
  2. Muito bom o post Alê!!! Eu ganhei uma bendita Thera band e ainda não a usei :(
    Vou começar a me exercitar em casa. Vou tentar achar alguns pra perna também, pois apesar de ter pouca força eu consigo movimentar a perna e ficar de pé. Beijão e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Estes elásticos são muito úteis, é possível fazer uma infinidade de exercícios. O importante é não ficar parado!

    ResponderExcluir
  4. Dicas muito uteis, parabens pelas dicas

    ResponderExcluir
  5. Nossa! muito legal! parabéns e obrigada pelas dicas que vc dá.Muito bom saber que nós cadeirantes podemos nos exercitar sem sair de casa.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, vc está de parabéns pela iniciativa do blog e por ser feliz independente da condição. Suas dicas estão me ajudando bastante.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber onde encontro está tira

    ResponderExcluir
  8. Estou com rupturas nos tendões dos ombros pois usei muitos anos a muleta canadense hoje estou na cadeira de rodas Estou aguardando resultado de exames ressonância magnética para saber a amplitude das lesões como sou cadeirante certamente ficarei acamado é muito importante cuidar dos ombros infelizmente só descobri isso

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...