quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cidades da Europa com fácil acesso aos cadeirantes

Acessibilidade ao metro de Paris
Não é de hoje que o acesso aos cadeirantes é um desafio constante, mas não pense que não é possível fazer boas viagens pelo mundo com ajuda de lugares que oferecem um acesso facilitado. Para isso, você pode conhecer algumas cidades da Europa que oferecem uma estrutura razoável para receber os cadeirantes do mundo inteiro e aproveitar para fazer sua viagem.
Para começar, vale dizer que as estações de trem da Europa possuem instalações próprias para deficientes físicos com indicações de banheiros adaptados, elevadores, rampas e telefones, junto também de um equipamento especial para embarcar no trem.
Então com tanta facilidade para se locomover, que tal viajar por alguns locais e conhecer novos lugares?
Paris - França
Quase todas as ruas da cidade possuem rampa para acesso fácil de cadeira de rodas, sendo que algumas são menores e outras um pouco maiores, mas de simples utilização. Você pode achar guias na internet específicos para cadeirantes.
Berlim – Alemanha
Berlim ganhou em 2013 o prêmio ‘Cidade Acessível’, dado pela Comissão Europeia e pelo Fórum Europeu da Deficiência. Grande parte de suas estações de metrô são adaptadas para cadeirantes e seus monumentos históricos também possuem acesso facilidade.
Barcelona – Espanha
Depois de 1992, quando sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a cidade começou a ser referência em destinos com fácil acessibilidade, como espaços culturais, bares e restaurantes diversos. Ainda há a possibilidade de fazer um city tour em ônibus de dois andares totalmente adaptados para cadeirantes e os aeroportos possuem serviços voltados somente para este público, entitulado ‘Sin Barreras’.
Amsterdã – Holanda
Há diversos locais que você pode visitar em Amsterdã sem ter problemas em se locomover com a cadeira de rodas. Um deles é o Museu do Van Gogh, uma das principais atrações da cidade. Trata-se de um prédio moderno que oferece acesso fácil para os cadeirantes e possui até cadeiras disponíveis gratuitamente, caso não queira levar a sua. Há elevadores em todos os andares.
Outro museu que pode visitar é o Rijksmuseum, bem ao lado do Van Gogh (assim já aproveita que está por perto e faz um passeio duplo). Possui uma ótima coleção de arte e, mesmo sendo um prédio mais antigo que está passando por reformas, oferece acessibilidade por elevadores e também disponibiliza cadeiras de rodas no local.
Na Europa até as viagens de trem entre países são acessíveis
Para curtir um pouco a natureza e o ar livre você pode ir ainda no parque Vondelpark, que conta com acessibilidade simples para que possa andar tranquilamente com sua cadeira de rodas.
Já nas ruas de Amsterdã vale pegar algumas dicas antes de ir passear porque há locais antigos que são difíceis até mesmo para caminhar a pé.
Mesmo diante das facilidades que algumas cidades e países europeus possuem para receber cadeirantes, vale a pena lembrar de que é importante cumprir todos os passos para garantir uma viagem confortável desde o momento em que for reservar sua passagem de avião e contratar seu seguro viagem. Assim você fica seguro e pode aproveitar ao máximo cada momento nestes lugares.
E você, já visitou alguma cidade na Europa com acesso fácil para cadeirantes? Compartilhe sua experiência!
* este post é uma cortesia da Juliana Amaral, que mora em Portugal e vem compartilhar um pouco da sua experiência. 

6 comentários:

  1. Oi, Sam! Tudo bem?

    Minha experiência com a Europa é de que é preciso se informar muito sobre os trens, para não passar perrengue. A Europa é muito extensa, e há países mais avançados e outros menos, no que diz respeito à acessibilidade. Por exemplo: são poucos trens em Portugal que têm acesso para cadeirantes.

    Quanto aos rebaixamentos em Paris, cidade que conheço, eu não saberia dizer se eles existem em quase todas as ruas, porque a cidade é imensa! Na parte mais turística, de fato isso é verdade. Mas não saberia afirmar quanto ao restante...

    No meu blog, tenho posts sobre Paris, Genebra, Chenonceau, Annecy, Londdres, Toscana e Roma. Jairo Marques tem posts também sobre Londres e Amsterdã -- e sobre Paris. Vale dar uma conferida, porque são muito bons.

    O fato é que é preciso pesquisar bastante, particularmente no que diz respeito a transporte, mas as grandes cidades da Europa estão se equipando bem para receber cadeirantes!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Laura, o importante é se informar para não passar raiva. Seu blog para mim é referência na hora de viajar. Confiram em http://cadeiravoadora.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Olá Alessandro, sou jornalista em Roraima e leio muito o seu blog. Meu marido sofreu um acidente de moto há oito meses e tem lesão incompleta. Seu blog é muito esclarecedor sobre várias questões, muitas vezes constrangedoras... Obrigada... Temos um blog também... se puder ler... é levantajones.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela publicação e pelas dicas para os cadeirantes! Contratar um seguro viagem é sempre importante! Ele minimiza os riscos e imprevistos durante a viagem.

    Somos uma operadora de grande tradição e que atua há 36 anos no mercado de seguros viagem. Temos vários planos, para atender às necessidades de cada cliente. Estamos com uma promoção de 15% de desconto para as pessoas que apresentarem o código promocional TOURIST15. Para quem quiser conhecer mais uma opção de seguradora confiável acesse o nosso site: http://www.touristcard.com.br e o nosso chat, onde respondemos de imediato a qualquer dúvida: http://bit.ly/chattour.

    Um abraço para todos,
    TouristCard

    ResponderExcluir
  4. Alessandro
    Gosto muito do seu blog. Leio sempre com atenção o que vc publica.
    Também sou cadeirante e tenho uma vida limitada, mas não fico me queixando não...
    Sofri acidente em 2008 e apenas quebrei o fêmur. Mas complicou com osteomielite e hoje não posso andar porque se eu tentar nova operação a infecção volta. Então minha perna ficou quebrada mesmo...
    Mas gosto muito de passear e tenho filhos maravilhosos que saem sempre comigo.
    Um grande abraço
    regina borges

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/oqueeestarnumacadeiraderodas/?ref=aymt_homepage_panel

    olá!
    deixo aqui a minha pagina

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...