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O prédio onde a Ferrari começou, a oficina do pai do Enzo |
Tudo começou nos anos 80, acompanhando minha mãe assistindo Fórmula 1 nos domingos pela manhã. Conheci Piquet, Senna, Prost, Lauda, Berger e as respectivas escuderias que defendiam. Minha primeira simpatia foi pela Mc Laren, que era defendida pelo Senna. Tanto que pintei meu carrinho de rolimã com suas cores! Mais velho, surgiu a paixão por automóveis, e comecei a estudar mais o mundo da Fórmula 1. Nesse estudo me deparei com a Ferrari, e percebi que era uma das mais tradicionais e enigmáticas do circuito. Foi paixão à primeira corrida, e minha admiração pela Scuderia e pelos carros só cresceu ao longo dos anos. Não poderia, portanto, deixar de conhecer mais um pouco de sua história em minha passagem pela Itália. Enviei e-mails para os dois museus da Ferrari, um que fica em Modena, onde a empresa nasceu, e outro em Maranello, onde fica a fábrica, distante a apenas 20 km. Disse que era cadeirante, perguntei sobre a acessibilidade e expliquei que faria uma matéria para o meu blog. Retornaram rapidamente e disseram que estariam me esperando em Modena, com toda a estrutura necessária.
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"Esta casa foi vendida por Enzo Ferrari quando tinha vinte anos para comprar seu primeiro carro de corrida" |
Pegamos o trem cedo em Roma e antes das onze da manhã já estávamos em Modena. Sobre a viagem de trem conto em outro post. A cidade é muito simpática, preserva aquele ar de interior, com aqueles belos casarões e igrejas. Pegamos um táxi e fomos direto ao Museo Casa Enzo Ferrari, que fica na oficina do pai do Enzo, fundador da Ferrari, Alfredo Ferrari. Ele é composto de duas partes, o prédio original da Oficina de Alfredo, que seu filho Enzo vendeu para comprar seu primeiro carro de corrida, e outro prédio moderno que conta com loja, lanchonete e um salão que é um museu multimídia, que na época contava a história da Maserati, da qual a Ferrari é proprietária. Rodando pelo salão, em determinado momento inicia-se uma exposição de vídeo em todas as paredes, como se toda a sala fosse a tela. Muito bacana. Fui antes à recepção e me apresentei, e eles já tinham preparado uma van adaptada para me levar ao outro museu, em Maranello, e depois à fábrica.
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Interior do prédio moderno do Museo Enzo Ferrari |
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Interior do salão multimídia com carros da Maserati |
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Entre dois carros clássicos da Maserati |
Fui então para o outro prédio, que conta um pouco da história do Enzo e como ele criou uma das marcas mais famosas do mundo. Há vários motores e carros clássicos e icônicos em exposição, como um Alfa Romeu com dois motores V8 que bateu o recorde de velocidade em 1935. Lá também há um modelo da Ferrari Enzo de 2002 e um bólido de Fórmula 1 de 1987 guiado por Gherard Berger. Tem também uma reprodução de uma sala de reuniões da Ferrari no início de sua vida. Depois de curtir tantos objetos incríveis e sua história, dentro do prédio onde tudo começou, fomos para a van. Era um carro enorme, com dezesseis lugares e elevador para cadeira de rodas na parte traseira. Fui dentro do porta malas e a Gi sentadinha com várias opções...
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Sala de reuniões dos primórdios da Ferrari |
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Alfa Romeo de dois motores recordista de velocidadade em 1935 |
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Ao lado da belíssima Enzo Ferrari, com toda a fúria do seu motor V12 |
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F1 1987 pilotado por Gherard Berger |
Chegamos a Maranello, que é uma província de Modena, e gira toda em torno da fábrica da Ferrari. Passamos em frente à entrada da fábrica e paramos em frente ao Museo Ferrari. Nas proximidades há várias lojas que alugam Ferraris - e até Lamborghinis - para uma volta pela cidade. Na entrada há um carro de Fórmula 1 "enjaulado" em um emaranhado de metal. Entramos no museu - só a Gi pagou - e demos de cara com uma reprodução de uma oficina de Fórmula 1, com imagens de todos os corredores da Ferrari ao longo dos anos, inclusive o Massa e o Rubinho. Mas para a frente havia um enorme motor de Fórmula 1 e uma placa de incentivo para o Schumacher. Passando por uma lojinha de lembranças entramos definitivamente no museu, que tinha carros de Fórmula 1 e a reprodução de uma estação de controle de corrida, daqueles que aparecem muito na TV, mostrando os diretores com os nervos à flor da pele. Ainda no primeiro andar haviam carros de GT e outras categorias, destacando as vitórias da Scuderia.
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Entrada do Museo Ferrari em Maranello |
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Olha o Massa e o Rubinho ali |
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Placa de incentivo ao Schumacher |
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Alguns Fórmula 1 e um painel de controle ao fundo |
Passando para o segundo andar, destaque para um boneco de cera do Comendador Enzo Ferrari em uma réplica do seu escritório. Incrível, muito bem feito, dá para sentir o jeitão italiano do criador dessa lenda. Aí vem uma série de carros históricos e icônicos da marca, antigos e modernos. Há também curiosidades e projetos absurdos, como uma interpretação de um americano do design da marca e um com uma bolha enorme no lugar do para brisa. Mas a cereja do bolo foi uma sala dedicada à La Ferrari, em uma câmara escura, as lâmpadas se apagam e aquela luz roxa acende mostrando somente filetes ao longo do corpo do carro. Tem também um painel demonstrando o funcionamento do Kers. Em outra sala há um carro "no esqueleto", demonstrando como é a estrutura por trás de um superesportivo. No terceiro andar (tudo servido por elevadores, com total acessibilidade) haviam carros protagonistas de filmes e seriados famosos, acompanhados por TVs passando os principais trechos. Essa aí de baixo, uma 275 GTB, foi dita como protagonista de
um curta de
1976 pelas ruas de Paris a mais de duzentos por hora. Mais tarde descobriu-se que o filme foi feito por uma Mercedes.
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Uma clássica 275 GTB |
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Comendador Enzo Ferrari em seu escritório |
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Não é à toa que ela tem um nome feminino, com esta bunda avantajada |
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Um modelo raríssimo e exclusivo, 599 SA Aperta |
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Esqueleto de uma 599. Até assim ela é linda! |
Chegamos então à sala dedicada à Fórmula 1 recente, com carros que ganharam os últimos títulos (a maioria do Schumacher) e a galeria de troféus da Scuderia - vejam o vídeo mais abaixo. Há também uma mini sala redonda com uma TV e diversos auto falantes, onde você escolhe o carro, de rua ou de Fórmula 1, e ouve o ronco do motor, passando marchas e acelerando forte. Muito bacana. Acabando o tour pelo museu, finalmente ia conhecer a fábrica! Mas ao chegar na saída... um temporal desabava sobre Maranello. A van lá me esperando e eu não conseguia chegar nem perto da porta, de tanto que chovia. Fiquei mais uma hora e meia rodando pelo museu, até a chuva melhorar e me deixar ir para a van. Aí só dava tempo para ir embora, direto para a estação ferroviária. Foi aí que começou o maior perrengue que já passei na vida em viagens! Outra hora conto!
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Alguns dos muitos troféus da Scuderia Ferrari |
Show demais!!!!!Espetacular visão e encorajamento á aventuras e inúmeras possibilidades para um cadeirante!!!adorei!!
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