quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Cadeirante na Itália - Modena e Maranelo

O prédio onde a Ferrari começou, a oficina do pai do Enzo
Tudo começou nos anos 80, acompanhando minha mãe assistindo Fórmula 1 nos domingos pela manhã. Conheci Piquet, Senna, Prost, Lauda, Berger e as respectivas escuderias que defendiam. Minha primeira simpatia foi pela Mc Laren, que era defendida pelo Senna. Tanto que pintei meu carrinho de rolimã com suas cores! Mais velho, surgiu a paixão por automóveis, e comecei a estudar mais o mundo da Fórmula 1. Nesse estudo me deparei com a Ferrari, e percebi que era uma das mais tradicionais e enigmáticas do circuito. Foi paixão à primeira corrida, e minha admiração pela Scuderia e pelos carros só cresceu ao longo dos anos. Não poderia, portanto, deixar de conhecer mais um pouco de sua história em minha passagem pela Itália. Enviei e-mails para os dois museus da Ferrari, um que fica em Modena, onde a empresa nasceu, e outro em Maranello, onde fica a fábrica, distante a apenas 20 km. Disse que era cadeirante, perguntei sobre a acessibilidade e expliquei que faria uma matéria para o meu blog. Retornaram rapidamente e disseram que estariam me esperando em Modena, com toda a estrutura necessária.
"Esta casa foi vendida por Enzo Ferrari quando tinha vinte anos para comprar seu primeiro carro de corrida"
Pegamos o trem cedo em Roma e antes das onze da manhã já estávamos em Modena. Sobre a viagem de trem conto em outro post. A cidade é muito simpática, preserva aquele ar de interior, com aqueles belos casarões e igrejas. Pegamos um táxi e fomos direto ao Museo Casa Enzo Ferrari, que fica na oficina do pai do Enzo, fundador da Ferrari, Alfredo Ferrari. Ele é composto de duas partes, o prédio original da Oficina de Alfredo, que seu filho Enzo vendeu para comprar seu primeiro carro de corrida, e outro prédio moderno que conta com loja, lanchonete e um salão que é um museu multimídia, que na época contava a história da Maserati, da qual a Ferrari é proprietária. Rodando pelo salão, em determinado momento inicia-se uma exposição de vídeo em todas as paredes, como se toda a sala fosse a tela. Muito bacana. Fui antes à recepção e me apresentei, e eles já tinham preparado uma van adaptada para me levar ao outro museu, em Maranello, e depois à fábrica.
Interior do prédio moderno do Museo Enzo Ferrari
Interior do salão multimídia com carros da Maserati
Entre dois carros clássicos da Maserati
Fui então para o outro prédio, que conta um pouco da história do Enzo e como ele criou uma das marcas mais famosas do mundo. Há vários motores e carros clássicos e icônicos em exposição, como um Alfa Romeu com dois motores V8 que bateu o recorde de velocidade em 1935. Lá também há um modelo da Ferrari Enzo de 2002 e um bólido de Fórmula 1 de 1987 guiado por Gherard Berger. Tem também uma reprodução de uma sala de reuniões da Ferrari no início de sua vida. Depois de curtir tantos objetos incríveis e sua história, dentro do prédio onde tudo começou, fomos para a van. Era um carro enorme, com dezesseis lugares e elevador para cadeira de rodas na parte traseira. Fui dentro do porta malas e a Gi sentadinha com várias opções...
Sala de reuniões dos primórdios da Ferrari
Alfa Romeo de dois motores recordista de velocidadade em 1935
Ao lado da belíssima Enzo Ferrari, com toda a fúria do seu motor V12
F1 1987 pilotado por Gherard Berger
Chegamos a Maranello, que é uma província de Modena, e gira toda em torno da fábrica da Ferrari. Passamos em frente à entrada da fábrica e paramos em frente ao Museo Ferrari. Nas proximidades há várias lojas que alugam Ferraris - e até Lamborghinis - para uma volta pela cidade. Na entrada há um carro de Fórmula 1 "enjaulado" em um emaranhado de metal. Entramos no museu - só a Gi pagou - e demos de cara com uma reprodução de uma oficina de Fórmula 1, com imagens de todos os corredores da Ferrari ao longo dos anos, inclusive o Massa e o Rubinho. Mas para a frente havia um enorme motor de Fórmula 1 e uma placa de incentivo para o Schumacher. Passando por uma lojinha de lembranças entramos definitivamente no museu, que tinha carros de Fórmula 1 e a reprodução de uma estação de controle de corrida, daqueles que aparecem muito na TV, mostrando os diretores com os nervos à flor da pele. Ainda no primeiro andar haviam carros de GT e outras categorias, destacando as vitórias da Scuderia.
Entrada do Museo Ferrari em Maranello
Olha o Massa e o Rubinho ali
Placa de incentivo ao Schumacher
Alguns Fórmula 1 e um painel de controle ao fundo
Passando para o segundo andar, destaque para um boneco de cera do Comendador Enzo Ferrari em uma réplica do seu escritório. Incrível, muito bem feito, dá para sentir o jeitão italiano do criador dessa lenda. Aí vem uma série de carros históricos e icônicos da marca, antigos e modernos. Há também curiosidades e projetos absurdos, como uma interpretação de um americano do design da marca e um com uma bolha enorme no lugar do para brisa. Mas a cereja do bolo foi uma sala dedicada à La Ferrari, em uma câmara escura, as lâmpadas se apagam e aquela luz roxa acende mostrando somente filetes ao longo do corpo do carro. Tem também um painel demonstrando o funcionamento do Kers. Em outra sala há um carro "no esqueleto", demonstrando como é a estrutura por trás de um superesportivo. No terceiro andar (tudo servido por elevadores, com total acessibilidade) haviam carros protagonistas de filmes e seriados famosos, acompanhados por TVs passando os principais trechos. Essa aí de baixo, uma 275 GTB, foi dita como protagonista de um curta de 1976 pelas ruas de Paris a mais de duzentos por hora. Mais tarde descobriu-se que o filme foi feito por uma Mercedes.
Uma clássica 275 GTB
Comendador Enzo Ferrari em seu escritório
Não é à toa que ela tem um nome feminino, com esta bunda avantajada
Um modelo raríssimo e exclusivo, 599 SA Aperta
Esqueleto de uma 599. Até assim ela é linda!
Chegamos então à sala dedicada à Fórmula 1 recente, com carros que ganharam os últimos títulos (a maioria do Schumacher) e a galeria de troféus da Scuderia - vejam o vídeo mais abaixo. Há também uma mini sala redonda com uma TV e diversos auto falantes, onde você escolhe o carro, de rua ou de Fórmula 1, e ouve o ronco do motor, passando marchas e acelerando forte. Muito bacana. Acabando o tour pelo museu, finalmente ia conhecer a fábrica! Mas ao chegar na saída... um temporal desabava sobre Maranello. A van lá me esperando e eu não conseguia chegar nem perto da porta, de tanto que chovia. Fiquei mais uma hora e meia rodando pelo museu, até a chuva melhorar e me deixar ir para a van. Aí só dava tempo para ir embora, direto para a estação ferroviária. Foi aí que começou o maior perrengue que já passei na vida em viagens! Outra hora conto!
Alguns dos muitos troféus da Scuderia Ferrari

2 comentários:

  1. Show demais!!!!!Espetacular visão e encorajamento á aventuras e inúmeras possibilidades para um cadeirante!!!adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Looking for a trusted WordPress development company that delivers results? At Crossway Consulting, we specialize in website design and development, tailored to meet your business goals. From high-performing Google PPC campaigns to data-driven SEO strategies and impactful content marketing, we help you scale faster and smarter. Ready to grow? Get in touch with our experts today.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...