segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Cuidados com os aros

Eles dão uma mãozinha na hora de tocar a cadeira
Os aros de impulsão das cadeiras de rodas não podem deixar de entrar na manutenção mensal ou até semanal, se o cadeirante for muito ativo. Afinal, eles são o principal local de contato que temos ao locomover a cadeira. Além de ser limpo diariamente, uma vez por semana é importante apertar as porcas que os ligam aos parafusos que ficam por dentro dos aros das rodas da cadeira. Aproveitando o ajuste, limpem bem as porcas, pois com o tempo podem enferrujar. Quem mora no litoral deve ter especial atenção a estas peças. Os aros em si não costumam enferrujar por serem feitos de alumínios em sua maioria. Mas se forem de ferro, a limpeza diária é fundamental. 
Outra coisa importante é verificar se há arranhões profundos ou entalhes que podem gerar pequenos "pontos" no alumínio. Estes pontos, se não forem identificados, podem cortar a mãos ou os dedos em uma freada ou até numa tocada. Já aconteceu comigo e já vi acontecer com amigos. Pode parecer bobagem, mas dependendo do tamanho do "desnível" do aro, machuca bem. 
Uma chave resolve pequenas lascas no aro
Para resolver este problema basta usar a parte lisa de uma chave e raspar no aro onde estiver danificado várias vezes até sumir. Como o metal da chave é mais forte que o alumínio, ela "come" a lasca até nivelar. Outra solução é pegar uma lixa fina comum e passar no local até nivelar. Mas será preciso passar muitas vezes até conseguir um bom resultado. Com a chave é mais rápido, porém mais "grosseiro". A lixa tem a vantagem de uniformizar a superfície e tirar outros arranhões menores. 
O que sugiro é usar a chave para tirar as lascas quando aparecerem, e uma vez por mês desmontar os aros e dar uma lixada geral neles. Assim eles ficam mais bonitos e uniformes. E ainda é um bom exercício!

Um comentário:

  1. Bom dia, sou proprietária de um Lava Rápido para carros e como minha mãe é cadeirante a 55 anos, percebi essa necessidade de um lugar para limpeza e lubrificação, até então eu sempre fiz essa limpeza nas cadeiras dela,então decidir abrir uma agenda para atender a todos os cadeirantes da minha região, a pergunta que tenho é, na cadeira dela retiro às rodas para bater uma bomba e passo graxa para lubrificar, qual dica de outro produto que vc me aconselharia para lubrificar as peças após a lavagem.?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...