domingo, 29 de março de 2009

Sarah: mitos e verdades


Assim que me dei conta da inegável condição de paraplégico, em que a possibilidade de voltar a andar não foi diagnosticada com mais do que "remota", a primeira coisa que me veio à mente para mudar esta situação para, pelo menos, "provável", seria uma internação no Sarah. O que eu sabia sobre aquela instituição até aquele momento era que muita pessoas entravam em cadeira de rodas e saiam andando e que era o melhor do Brasil em tratamento de lesados medulares. Sempre tem aquele amigo do amigo que tinha um parente distante que foi internado no Sarah que, após intenso tratamento, utilizando os melhores equipamentos da américa latina, saiu andando, apoiado por apenas uma muleta.
Nesse momento, no auge do desespero por achar que ficará preso pro resto da vida em uma cadeira de rodas, o coração se enche de esperança e os amigos e familiares, também mal informados, te animam ainda mais. "Você é jovem, vai recuperar rápido." "Com a aparelhagem moderna deles, daqui a pouco vai estar andando..."
Aí vem a primeira luta: conseguir uma vaga no Sarah. A primeira informação que temos é que é muito difícil conseguir uma vaga, tem que ter "apadrinhamento". Na sequência, a mobilização de parentes e amigos para conseguir uma carta de "indicação" de algum político influente. Liga daqui, liga dali e eis que o escritório de um nobre deputado envia ofício ao Sarah. Não sei até onde isso realmente agiliza o processo, mas menos de um mês após eu deixar o hospital fui chamado no Sarah para "triagem". Feitos os devidos exames, a médica me explica a situação. Resumindo: "você está paralisado do peito pra baixo e no Sarah te ensinaremos como viver da melhor forma possível nesta situação." E a possibilidade de andar? E a aparelhagem moderna? "Temos a mais moderna aparelhagem para auxiliar a recuperação de pacientes que apresentam melhoras motoras." Ou seja, se seu corpo reagir, se movimentos voltarem (apesar do prognóstico contrário), terá todo o apoio para que fiquem o mais próximo possível do normal.
Acredito ser exatamente aí o maior mito: muita gente pensa que no Sarah eles estimulam a volta de movimentos e tratam o paciente com este intuito. É uma visão simplista, estimulada por falta de informação e relatos remotos. Basta analisar a descrição: hospital de reabilitação - re-habilitar a viver bem.
Realmente tem gente que entra na cadeira e sai andando, vi isso lá, mas o paciente, dado seu quadro, já tinha esta probabilidade. Lá eles auxiliam para torná-la realidade. E neste sentido realmente o Sarah conta com a mais moderna aparelhagem e profissionais muito competentes. Nem parece coisa pública, na sala de espera já percebe-se a excelência do lugar. Tudo muito organizado e direcionado a atender as pessoas com as mais diversas debilidades. A estrutura também impressiona, parece coisa de primeiro mundo, tem até hidroterapia e uma piscina com rampa pra entrar com uma cadeira de rodas. E os profissionais então, fisioterapeutas, neurocirugiões, até os enfermeiros, são a nata dos profissionais em reabilitação.
Lá aprendi a me virar em todos os sentidos, do banheiro ao carro, e se tenho um grande nível de independência foi graças ao Sarah. Apesar da 'decepção' inicial, fiquei fã incondicional da rede Sarah, um exemplo que deve ser seguido pelas outras empresas públicas brasileiras.
No fim das contas, vejo o quanto é importante se informar das mais diversas áreas, nunca se sabe quando uma informação será útil.

27 comentários:

  1. Se Deus quiser esse ano vou ir pro Sarah de Brasilia (cidade...hehe).
    Belo post.

    ResponderExcluir
  2. Ola,tudo bem?
    Bom passei por aqui e adorei o seu blog tem muita coisa interessante, sempre que possível vou estar por aqui.
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, obrigado pela visita, procuro postar duas vezes por semana. Se tiver algum assunto de interesse, me avise que procurarei atender.

    ResponderExcluir
  4. Olá mim chamo Ilmara, sou de Salvador - Bahia
    e sou paciente da Rede Sarah desde 1994, e na realidade é a missão do Sarah é te ensinar a viver com as dificuldades.
    Adorei sua abordagem CADEIRANTE TAMBÉM AMAM... verdade pura..

    adorei seu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito da ua mensagem do sarah, sobre os mitos que tds tem do hospital....

    sou paciente do sarah desde 1981


    hj sou do sarah são luis, em 2007 foi preciso fazer uma cirugia pra remover um cálculo na bexiga, acredite o sarah ñ me operou mandou pra ir procurar um outro hospital, pasme

    o sarah ñ tem uti....

    foi barra

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bem???
    Sou de Minas Gerais ,eu tiver Uma lesão medula que deixou eu sem andar por muito tempo.
    Eu sei bem o que e ser um paraplégico ...
    Fiquei 2 anos sem andar .
    Eu fui enternado no sarah sem esperança nem uma .
    Com 3 meis de tratamento voutei a anda ...
    Foi a melhor coisa que já mim aconteu.
    Eu consigo andar com muletas ,Eu espero com o tempo posso deixalas elas e andar sem muletas.
    O sarah para mim foi tudo para mim.
    Vou deixa meu msn pra quem quizer conversa : edsonfernandesmoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. estive internado no sarah e sem duvida e o melhor na area com excelentes profissionais como vc mesmo disse so a nata...e e a mais pura verdade ja sei do grau da minha paraplegia e fiquei satisfeitissimo pois la busquei minha reabilitacao e encontrei a.hoje sou independente gracas a deus primeiramente e aos profissionais da rede sarah! valeu abracao sam!

    ResponderExcluir
  8. muletas não são desculpas seu edsonfernandesmoa@hotmail.com,para fazer sacanagen como fez comigo,raquear o meu msn,deixo aqui registrado que esse cara-de-pau raqueou o meu msn,e ainda teve a capacidade de me debochar agradecendo por ter emprestado a ele,secuidem desse cara.

    ResponderExcluir
  9. Meu irmão sofreu um grave acidente automobilístico em Dez/09, tendo passado por cirurgia (TCE) e vários dias na uti... atualmente está reagindo bem e se recuperando em casa com fisioterapia... temos recebido várias informações sobre o SARAH e, por conta disso, resolvi ver o sítio SARAH e o google (onde encontrei o blog). Achei muito interessante sua abordagem sobre a rede, vc falou de forma simples e verdadeira sobre as situações de quem recebe as informações dos amigos dos amigos dos parentes. PARABÉNS! TO NA LUTA PARA CONSEGUIR UMA VAGA e para saber sobre os mitos do deslocamento, acompanhamento e até alojamento... até...

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Passei pra te dar os parabéns pelo blog....
    Adorei saber um pouco + sobre o Sarah.

    ResponderExcluir
  11. Oi meu nome e Marcelo e frequento o sarah de Brasilia desde 1991 la e ótimo em matéria de aparelhagem ou na limnpeza e até mesmo a equipe SARAH, só que ainda tem pessoas que acha que chegando la volta a andar e não e bem assim o SARAH e um sentro de reabilitação la o intuito la e fazer como vc se vira no seu dia a dia numa cadeira de rodas p/ tomar banho trasferencia de cadeira p/ carro e muito bom mesmo, pq uma vez com uma lezão na coluna so migre p/ voltar andar, amo aqueles pricionais da rede SARAH.

    ResponderExcluir
  12. É EU SEI COMO É SE VIRAR SOZINHO , COMIGO FOI TUDO DIFERENTE EU E DEUS !!! TIVE UMA LESÃO MEDULAR A MAIS DE UM ANO E MEIO , NO COMEÇO NÃO CONSEGUIA SENTIR MINHAS PERNAS , MAS HJ CONSIGO MECHER O MEUS DEDOS DO PÉ DIREITO ,SENSIBILIDADE BEM AVANÇADA , EU SÓ TENHO A FALAR QUE EU TIVE MUITA SORTE DE TER UMA FAMILIA QUE ME APOIA , CONSIGO FICAR DE PÉ E HJ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2011 ESTIVE TROCANDO PASSOS NA BARRA QUE EU TENHO AQUI EM CASA , EU ACHO QUE TEMOS QUE SER GUERREIROS E TER MUITA FÉ EM DEUS , MUITA FORÇA DE VONTADE E NUNCA DESSISTIR DO IDEAL QUE É ANDAR , PRA MIM É MUITA RAÇA , HJ FAÇO MUSCULAÇÃO É TENHO CORAGEM DE FALAR PRA VCS QUE ESTÃO COM O MESMO POBLEMA NUNCA DESSISTI VC CONSEGUE ... MAS PRIMEIRA COISA FÉ MEUS AMIGOS EM DEUS O RESTO ELE TE DA FORÇAS PRA CONTINUAR ... A ONDE EU MORO OS FISIOSTERAPELTAS SÃO DINHEIRISTAS E SEM NOÇÃO DO QUE FAZ , MAS É ASSIM SEMPRE TEM UM PRA ATRAPALHAR E GANHAR ENCIMA DE OUTROS QUE PRECISA ... O BRASIL SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE SERÁ , SE VC QUER TER COISAS BOAS TEM QUE TER DINHEIRO ... MINHA OPINIÃO TUDO QUE EU ESTOU FAZENDO PRA QUE EU ANDE DE VOLTA É TER MUITA PACIENCIA E MUITA FÉ , E FORÇA DE VONTADE . SOU BRASILEIRO E NÃO DESSISTO NUNCA !!! VALEU ....

    ResponderExcluir
  13. cara, concordo com cada letra que você escreveu sobre o sarah. valeu

    ResponderExcluir
  14. Olá Xará, achei o seu blog em meio as minha pesquisas diárias em blogs, e primeiramente queria te parabenizar, seu blog é um acalento para quem já passou ou está passando pela mesma situação! No meu caso sou apenas uma coadjuvante da história, o irmão do meu marido sofreu um acidente de moto há 1 mês e meio e exatamente hoje está dando entrada no Sarah para sua internação. Lendo seu post sobre o Sarah eu li exatamente o que ele está esperando do hospital, e tomara que ele encontre lá o que precisa, e que as esperanças nele existentes não se abalem diante de qualquer desafio! No acidente ele quebrou a T5, na verdade foi uma explosão da mesma, o que levou a uma lesão parcial da medula, a sensibilidade foi perdida abaixo do peito e está se estendendo até a cintura. As expectativas são grandes, mas a realidade não deixa de existir, estarei passando o link do seu blog pra ele, e para a namorada dele, e espero que aqui encontre respostas, que ainda estão um pouco distantes e confusas! Parabéns pela iniciativa!
    Passa lá no meu blog depois! Abraços!
    http://oterceirosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  19. gente como tem pessoas de má fé, já estava pegando o email do rapaz pra saber mais sobre o que ele passou e de repente leio a reclamação do outro que teve problemas em entrar no email do cara

    ResponderExcluir
  20. Meu pai teve uma lesão medular a 5 meses, e tem muito espasmos, o que incomoda muito ele, já falei com o médico mas não resolvem nada, gostaria de saber se algum de vcs sentiu esses espasmos e o que resolveu, tá sentindo muita dor na perna também

    ResponderExcluir
  21. Preciso de telefone/endereço de casas de apoio em Brasilia, para acompanhantes de pacientes do Sarah. Peço ajuda. Lincoln

    ResponderExcluir
  22. Tenho um grande amigo que está muito precisando de um centro de tratamento desses porque o médico disse que ele pode volta a andar mais aqui aonde moro não temos um lugar de tratamento nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosiane, se não houver uma unidade do Sarah em sua cidade, recomendo buscar por fisioterapia neurológica na sua região.

      Excluir
  23. Eu gostaria de saber como que é a internação no hospital, vocês fica em um quarto sozinho ou com mais gente? é porque eu sou muito timida e vergonhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos ficam juntos em um grande salão, separados por cortinas - pelo menos essa é a estrutura do Sarah de BH. Não se preocupe, em sua baia você terá privacidade.

      Excluir
  24. Minha sobrinha e cadeirante e gostaria de leva lá ao Sarah como posso ajudar e consegui

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...