domingo, 29 de março de 2009

Sarah: mitos e verdades


Assim que me dei conta da inegável condição de paraplégico, em que a possibilidade de voltar a andar não foi diagnosticada com mais do que "remota", a primeira coisa que me veio à mente para mudar esta situação para, pelo menos, "provável", seria uma internação no Sarah. O que eu sabia sobre aquela instituição até aquele momento era que muita pessoas entravam em cadeira de rodas e saiam andando e que era o melhor do Brasil em tratamento de lesados medulares. Sempre tem aquele amigo do amigo que tinha um parente distante que foi internado no Sarah que, após intenso tratamento, utilizando os melhores equipamentos da américa latina, saiu andando, apoiado por apenas uma muleta.
Nesse momento, no auge do desespero por achar que ficará preso pro resto da vida em uma cadeira de rodas, o coração se enche de esperança e os amigos e familiares, também mal informados, te animam ainda mais. "Você é jovem, vai recuperar rápido." "Com a aparelhagem moderna deles, daqui a pouco vai estar andando..."
Aí vem a primeira luta: conseguir uma vaga no Sarah. A primeira informação que temos é que é muito difícil conseguir uma vaga, tem que ter "apadrinhamento". Na sequência, a mobilização de parentes e amigos para conseguir uma carta de "indicação" de algum político influente. Liga daqui, liga dali e eis que o escritório de um nobre deputado envia ofício ao Sarah. Não sei até onde isso realmente agiliza o processo, mas menos de um mês após eu deixar o hospital fui chamado no Sarah para "triagem". Feitos os devidos exames, a médica me explica a situação. Resumindo: "você está paralisado do peito pra baixo e no Sarah te ensinaremos como viver da melhor forma possível nesta situação." E a possibilidade de andar? E a aparelhagem moderna? "Temos a mais moderna aparelhagem para auxiliar a recuperação de pacientes que apresentam melhoras motoras." Ou seja, se seu corpo reagir, se movimentos voltarem (apesar do prognóstico contrário), terá todo o apoio para que fiquem o mais próximo possível do normal.
Acredito ser exatamente aí o maior mito: muita gente pensa que no Sarah eles estimulam a volta de movimentos e tratam o paciente com este intuito. É uma visão simplista, estimulada por falta de informação e relatos remotos. Basta analisar a descrição: hospital de reabilitação - re-habilitar a viver bem.
Realmente tem gente que entra na cadeira e sai andando, vi isso lá, mas o paciente, dado seu quadro, já tinha esta probabilidade. Lá eles auxiliam para torná-la realidade. E neste sentido realmente o Sarah conta com a mais moderna aparelhagem e profissionais muito competentes. Nem parece coisa pública, na sala de espera já percebe-se a excelência do lugar. Tudo muito organizado e direcionado a atender as pessoas com as mais diversas debilidades. A estrutura também impressiona, parece coisa de primeiro mundo, tem até hidroterapia e uma piscina com rampa pra entrar com uma cadeira de rodas. E os profissionais então, fisioterapeutas, neurocirugiões, até os enfermeiros, são a nata dos profissionais em reabilitação.
Lá aprendi a me virar em todos os sentidos, do banheiro ao carro, e se tenho um grande nível de independência foi graças ao Sarah. Apesar da 'decepção' inicial, fiquei fã incondicional da rede Sarah, um exemplo que deve ser seguido pelas outras empresas públicas brasileiras.
No fim das contas, vejo o quanto é importante se informar das mais diversas áreas, nunca se sabe quando uma informação será útil.

59 comentários:

  1. Se Deus quiser esse ano vou ir pro Sarah de Brasilia (cidade...hehe).
    Belo post.

    ResponderExcluir
  2. Ola,tudo bem?
    Bom passei por aqui e adorei o seu blog tem muita coisa interessante, sempre que possível vou estar por aqui.
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, obrigado pela visita, procuro postar duas vezes por semana. Se tiver algum assunto de interesse, me avise que procurarei atender.

    ResponderExcluir
  4. Olá mim chamo Ilmara, sou de Salvador - Bahia
    e sou paciente da Rede Sarah desde 1994, e na realidade é a missão do Sarah é te ensinar a viver com as dificuldades.
    Adorei sua abordagem CADEIRANTE TAMBÉM AMAM... verdade pura..

    adorei seu trabalho

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito da ua mensagem do sarah, sobre os mitos que tds tem do hospital....

    sou paciente do sarah desde 1981


    hj sou do sarah são luis, em 2007 foi preciso fazer uma cirugia pra remover um cálculo na bexiga, acredite o sarah ñ me operou mandou pra ir procurar um outro hospital, pasme

    o sarah ñ tem uti....

    foi barra

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bem???
    Sou de Minas Gerais ,eu tiver Uma lesão medula que deixou eu sem andar por muito tempo.
    Eu sei bem o que e ser um paraplégico ...
    Fiquei 2 anos sem andar .
    Eu fui enternado no sarah sem esperança nem uma .
    Com 3 meis de tratamento voutei a anda ...
    Foi a melhor coisa que já mim aconteu.
    Eu consigo andar com muletas ,Eu espero com o tempo posso deixalas elas e andar sem muletas.
    O sarah para mim foi tudo para mim.
    Vou deixa meu msn pra quem quizer conversa : edsonfernandesmoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. estive internado no sarah e sem duvida e o melhor na area com excelentes profissionais como vc mesmo disse so a nata...e e a mais pura verdade ja sei do grau da minha paraplegia e fiquei satisfeitissimo pois la busquei minha reabilitacao e encontrei a.hoje sou independente gracas a deus primeiramente e aos profissionais da rede sarah! valeu abracao sam!

    ResponderExcluir
  8. muletas não são desculpas seu edsonfernandesmoa@hotmail.com,para fazer sacanagen como fez comigo,raquear o meu msn,deixo aqui registrado que esse cara-de-pau raqueou o meu msn,e ainda teve a capacidade de me debochar agradecendo por ter emprestado a ele,secuidem desse cara.

    ResponderExcluir
  9. Meu irmão sofreu um grave acidente automobilístico em Dez/09, tendo passado por cirurgia (TCE) e vários dias na uti... atualmente está reagindo bem e se recuperando em casa com fisioterapia... temos recebido várias informações sobre o SARAH e, por conta disso, resolvi ver o sítio SARAH e o google (onde encontrei o blog). Achei muito interessante sua abordagem sobre a rede, vc falou de forma simples e verdadeira sobre as situações de quem recebe as informações dos amigos dos amigos dos parentes. PARABÉNS! TO NA LUTA PARA CONSEGUIR UMA VAGA e para saber sobre os mitos do deslocamento, acompanhamento e até alojamento... até...

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Passei pra te dar os parabéns pelo blog....
    Adorei saber um pouco + sobre o Sarah.

    ResponderExcluir
  11. Oi meu nome e Marcelo e frequento o sarah de Brasilia desde 1991 la e ótimo em matéria de aparelhagem ou na limnpeza e até mesmo a equipe SARAH, só que ainda tem pessoas que acha que chegando la volta a andar e não e bem assim o SARAH e um sentro de reabilitação la o intuito la e fazer como vc se vira no seu dia a dia numa cadeira de rodas p/ tomar banho trasferencia de cadeira p/ carro e muito bom mesmo, pq uma vez com uma lezão na coluna so migre p/ voltar andar, amo aqueles pricionais da rede SARAH.

    ResponderExcluir
  12. É EU SEI COMO É SE VIRAR SOZINHO , COMIGO FOI TUDO DIFERENTE EU E DEUS !!! TIVE UMA LESÃO MEDULAR A MAIS DE UM ANO E MEIO , NO COMEÇO NÃO CONSEGUIA SENTIR MINHAS PERNAS , MAS HJ CONSIGO MECHER O MEUS DEDOS DO PÉ DIREITO ,SENSIBILIDADE BEM AVANÇADA , EU SÓ TENHO A FALAR QUE EU TIVE MUITA SORTE DE TER UMA FAMILIA QUE ME APOIA , CONSIGO FICAR DE PÉ E HJ DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2011 ESTIVE TROCANDO PASSOS NA BARRA QUE EU TENHO AQUI EM CASA , EU ACHO QUE TEMOS QUE SER GUERREIROS E TER MUITA FÉ EM DEUS , MUITA FORÇA DE VONTADE E NUNCA DESSISTIR DO IDEAL QUE É ANDAR , PRA MIM É MUITA RAÇA , HJ FAÇO MUSCULAÇÃO É TENHO CORAGEM DE FALAR PRA VCS QUE ESTÃO COM O MESMO POBLEMA NUNCA DESSISTI VC CONSEGUE ... MAS PRIMEIRA COISA FÉ MEUS AMIGOS EM DEUS O RESTO ELE TE DA FORÇAS PRA CONTINUAR ... A ONDE EU MORO OS FISIOSTERAPELTAS SÃO DINHEIRISTAS E SEM NOÇÃO DO QUE FAZ , MAS É ASSIM SEMPRE TEM UM PRA ATRAPALHAR E GANHAR ENCIMA DE OUTROS QUE PRECISA ... O BRASIL SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE SERÁ , SE VC QUER TER COISAS BOAS TEM QUE TER DINHEIRO ... MINHA OPINIÃO TUDO QUE EU ESTOU FAZENDO PRA QUE EU ANDE DE VOLTA É TER MUITA PACIENCIA E MUITA FÉ , E FORÇA DE VONTADE . SOU BRASILEIRO E NÃO DESSISTO NUNCA !!! VALEU ....

    ResponderExcluir
  13. cara, concordo com cada letra que você escreveu sobre o sarah. valeu

    ResponderExcluir
  14. Olá Xará, achei o seu blog em meio as minha pesquisas diárias em blogs, e primeiramente queria te parabenizar, seu blog é um acalento para quem já passou ou está passando pela mesma situação! No meu caso sou apenas uma coadjuvante da história, o irmão do meu marido sofreu um acidente de moto há 1 mês e meio e exatamente hoje está dando entrada no Sarah para sua internação. Lendo seu post sobre o Sarah eu li exatamente o que ele está esperando do hospital, e tomara que ele encontre lá o que precisa, e que as esperanças nele existentes não se abalem diante de qualquer desafio! No acidente ele quebrou a T5, na verdade foi uma explosão da mesma, o que levou a uma lesão parcial da medula, a sensibilidade foi perdida abaixo do peito e está se estendendo até a cintura. As expectativas são grandes, mas a realidade não deixa de existir, estarei passando o link do seu blog pra ele, e para a namorada dele, e espero que aqui encontre respostas, que ainda estão um pouco distantes e confusas! Parabéns pela iniciativa!
    Passa lá no meu blog depois! Abraços!
    http://oterceirosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog.
    Estou passando por uma situação .....
    Uffa me pegou de surpresa.
    Meu marido teve varias crises convulsivas e paralisou total. Pescoço a baixo. Passou quatro meses e meio internado desse tempo vinte dias em UTI. Por que em uma das crises ele perdeu oxigênio. Pois é. Chegamos em casa dia nove de janeiro de 2015. E já encaminhados pro hospital Sarah lra reabilitação. Pois não é que pra minha felicidade. Ele já começou a triagem já faz exames desde o dia dez. Em fim tou muito feliz e sei que lá vai conseguir ter uma vida melhor. Fe para todos os dia. Deus e bom.

    ResponderExcluir
  19. gente como tem pessoas de má fé, já estava pegando o email do rapaz pra saber mais sobre o que ele passou e de repente leio a reclamação do outro que teve problemas em entrar no email do cara

    ResponderExcluir
  20. Meu pai teve uma lesão medular a 5 meses, e tem muito espasmos, o que incomoda muito ele, já falei com o médico mas não resolvem nada, gostaria de saber se algum de vcs sentiu esses espasmos e o que resolveu, tá sentindo muita dor na perna também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o meu pai também tem bastante espamos, e ele toma baclofeno para aliviar

      Excluir
  21. Preciso de telefone/endereço de casas de apoio em Brasilia, para acompanhantes de pacientes do Sarah. Peço ajuda. Lincoln

    ResponderExcluir
  22. Tenho um grande amigo que está muito precisando de um centro de tratamento desses porque o médico disse que ele pode volta a andar mais aqui aonde moro não temos um lugar de tratamento nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosiane, se não houver uma unidade do Sarah em sua cidade, recomendo buscar por fisioterapia neurológica na sua região.

      Excluir
  23. Eu gostaria de saber como que é a internação no hospital, vocês fica em um quarto sozinho ou com mais gente? é porque eu sou muito timida e vergonhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos ficam juntos em um grande salão, separados por cortinas - pelo menos essa é a estrutura do Sarah de BH. Não se preocupe, em sua baia você terá privacidade.

      Excluir
    2. E como os acompanhantes fazem, não tendo parentes na cidade onde se encontra a unidade e nem condições financeiras para pagar um hotel

      Excluir
  24. Minha sobrinha e cadeirante e gostaria de leva lá ao Sarah como posso ajudar e consegui

    ResponderExcluir
  25. Onde fica os acompanhantes e pacientes que não moram na mesma cidade do hospital ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um quarto com várias camas e estrutura para os acompanhes, ao lado da ala dos internos. Era assim em 2006, não sei se mudou.

      Excluir
  26. Eu vou estar no sara em Brasília en novembro como Faso para arrumar uma casa de apoio ou o sara me abriga lá vou levar minha filha que tem microcefalia eu sou de Rondônia quem pode me informar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sarah te dará abrigo, há um quarto próprio para acompanhantes lá.

      Excluir
  27. Olá tudo bem?
    Há alguns dias visito o blog, e gostaria de tirar uma dúvida a respeito do Sarah.
    Meu cunhado viajou de ambulância 2.000 km. Se
    Acidentou caindo de uma altura de 1m e meio de uma lancha. Isso faz uns 20 dias.
    Hoje ele fez os exames de sensibilidade. É um exame de sangue para ver se tem bactéria. É simplesmente falaram que poderia ir embora. Que qdo sair os resultados de 4 a 8 dias.
    Assim como vc fizemos uma mobilização com políticos.
    Meu medo é tudo isso ter sido em vão e não aceitá-lo. A lesão foi na
    C5 C6.
    Houve alguns dias de demora até a internação?
    Estou angustiada com medo. Ele chora muito achando que já ficaria lá.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, sempre há alguma demora, no meu caso foi um mês e meio depois que saí do hospital. Acredito que bactéria não será um caso de negar entrada lá, o que eles não aceitam é quando tem escara. Sei que todos ficam ansiosos mas tente tranquiliza-lo, há uma programação e pode demorar um pouco. Mantenha o corpo íntegro, sem feridas, e não haverá barreiras. Boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Alessandro! Muito obrigada pela resposta. Fico em busca de casos de superação como a sua. Para acalentar o coração dele, assim como você teve a lesão muito novo 32 anos.Você foi o único que me respondeu até agora.
      Ele está aguardando em um hotel o resultado do exame. Orando pra que não tenha empecilho quanto a internação.
      Ele está muito triste porque não mexe as mãos.
      Fica me perguntando se os casos que comento com ele as pessoas não mexiam no início também. Acabo mentindo dizendo que sim..
      ele caiu de barriga. Como somos frágeis, não?
      Os médicos não acreditam que pode ter sido por tamanha bobagem.
      Assim que ele puder passarei seu blog que é uma baita inspiração.
      Os irmãos dele tem condições financeiras e falaram procurar tratamento de células tronco na Tailândia, China.. cada dia um lugar.. o que acha desse tratamento?ilusão ou uma esperança significativa?
      Abraços

      Excluir
    3. Oi Aline. Sim, somos muito frágeis, nestes anos de blog já vi cada caso... Eu não perdi movimento das mãos, apesar de ser tetra, só perdi sensibilidade em um braço. Mas tenho amigos que perderam e se adaptaram tão bem quanto eu, um deles é meu parceiro de mergulho! Mas você está fazendo bem, neste momento ele precisa de esperança, e saber que a vida não acabou, apenas se transformou. E ele poderá realizar todos seus sonhos, só precisa força se vontade e paciência. Esses tratamentos com células tronco são uma possibilidade no futuro, mas não há nenhuma certeza hoje. Pode ter dado algum resultado em poucos casos, mas não há nenhuma certeza hoje em dia. Eu não faria. Se fosse tão certo, esses cadeirantes famosos e ricos estariam andando. Melhor ele cuidar do corpo, adaptar a vida e seguir em frente. Aos poucos haverá ganho e tudo ficará bem. Abraços

      Excluir
    4. Tem razão. Acredito que nós familiares estamos no estágio inicial onde ficamos a procura de tudo que pode dar "resultado"
      Mas o que disse sobre a adaptação é o mais correto.
      Muito obrigada!! Sucesso e me inscrevi no canal :)

      Excluir
  28. Ola tudo bem? Minha mae teve um avc hemorragico e perdeu a fala e os movimentos do lado direito. Sera que eles internam ela? Ou vai ser so atendimento ambulatorial?

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de saber quanto tempo uma pessoa fica internado no Sarah.já fiz os exames que me pediram so que o resultado so em janeiro, tive um AVC Isquêmico eu faço academia tenho minhas limitações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só estou esperando mim chamarem já tem 2 mês, alguém sabe me dizer o tempo de espera?

      Excluir
    2. Você está esperando para fazer cirurgia?

      Excluir
  30. Boa tarde. Meu irmão apitou do joelho pra baixo,será que ele consegue uma prótese na rede sarah?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os acompanhantes ficam no próprio Sarah, há um quarto com camas e banheiro para os acompanhantes que não tem condições de pagar um hotel.

      Excluir
    2. Também gostaria de saber se consegue prótese no Sarah.

      Excluir
  31. Hoje em 2019, os pacientes de paraplégico, fica acompanhantes com eles?
    Se nao ficar como faz, eles vao sozinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o paciente não tem um bom grau de independência, fica acompanhante com ele, e dorme em um quarto próprio para os acompanhantes.

      Excluir
  32. Qual é o site para fazer a escricao para uma vaga no Sara

    ResponderExcluir
  33. Boa noite minha mãe esta paraplégica a quase 2 anos. Conseguimos uma vaga no sarah e vamos pra la dia 10.Minha maior dúvida ela ira precisar de acompanhante...pois isso me preucupa pois sao 6 semanas q vai ficar la e eu nao tenho como ficar todo esse tempo..vc consegue me tirar essa dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, eles tem excelentes profissionais lá, e o principal objetivo é fazer uma pessoa em cadeira de rodas ter mais autonomia e independência. Nos primeiros dias, é bom alguém acompanhar, mas logo eles mesmo incentivam o acompanhante se afastar para que a pessoa se vire bem sozinha. Se houver alguma emergência, estarão lá para ajudar, não se preocupe. Isso depende da evolução dela, mas se for forte e tiver força de vontade, não terá dificuldades.

      Excluir
  34. Boa noite! Estou aguardando chamado p cirurgia de ombro desde 31/05/2019, já está td liberado pelo clínico e a equipe de anestesia. Estou muito ansiosa, gostaria muito se me dessem pelo menos uma previsão. Por favor, se possível, me dêem um retorno, sempre fui muito bem atendida no Sarah BH e sempre serei muito grata por tudo. Meu nome: Maria Aparecida G.P

    ResponderExcluir
  35. Quando o paciente vai para a primeira consulta no Sarah ele já fica internado?
    Ou faz a consulta e vou para sua cidade e espera ser chamando para começar as terapias?

    ResponderExcluir
  36. Boa noite! Sou paciente do Sarah!Gostaria de parabelizar todos os foncionario do 4 andar ala A| a foncionaria EDILANE ETUDA EQUIPE>MUITO OBRIGADA! QUE DEUS ABENÇOA A TODOS> BSB 8 de OUTOBRO DE 2020.

    ResponderExcluir
  37. Q Deus abençoe toda equipe do Sarah

    ResponderExcluir
  38. Meu irmão é paraplégico já ficou internado no sara e não precisou de acompanhante na internação mais agora vai fazer uma cirurgia será que precisará de acompanhante?

    ResponderExcluir
  39. Meu esposo fez um tratamento para coluna e joelhos,desde a primeira consulta, a alta do qual ele trouxe os exercícios par fazer em casa. As se foram e agora com a idade Ele procurou pelas as páginas com as imagens dos movimentos para exercitar em casa. Não as tem mais. Parabéns equipes de profissionais do Sarah

    ResponderExcluir
  40. Olá Boa tarde gostei muito do seu blog,quero tirar uma dúvida tem 2 meses que o meu esposo sofreu acidente, segundo os médicos ele ficou paraplégico nós conseguimos uma vaga no Sarah em BH ,ele tem alguma sensibilidade nas pernas será que ele pode recuperar os movimentos?pois tenho muita esperança que isso venha acontecer ele também está muito triste

    ResponderExcluir
  41. Fui ao Sara uma vez em 1998 tentar um aparelho para meu irmão. Um rapaz atendeu-me, extremamente atencioso. Fiquei impressionada também com a.estrutura e limpeza.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...