quinta-feira, 12 de março de 2009

Voltando a dirigir

Uma das primeiras atividades que eu quis voltar a fazer foi dirigir, e aqui conto o processo.

O primeiro passo para adaptar sua carteira de habilitação é procurar uma auto-escola especializadas no assunto, que possua carros automáticos ou semi-automáticos adaptados para deficientes. O exame médico para deficientes deve ser realizado no DETRAN e é praticamente igual ao realizado nas clínicas. O médico fará perguntas a respeito de sua deficiência, examinando o membro defeituoso se for o caso.
Em seguida você marca as aulas práticas, eu fiz só cinco aulas, mas o ideal é fazer até se sentir seguro com o equipamento. Existe dois tipos de carros para deficientes: os equipados com câmbio automático ou semi-automático (ideal para paraplégico e tetraplégico) e os adaptados (para outros tipos de deficiência, geralmente mais leves).

Quando se sentir à vontade com um carro adaptado, peça à auto-escola para marcar o exame prático, de preferência com o próprio carro da auto-escola. O circuito é bastante simples e é obrigatória a baliza. É só treinar bem, os carros automáticos são mais fáceis de "domar" na hora da baliza, sem contar que eles não "morrem" de jeito nenhum.
Se passar no exame prático, o Detran emitirá uma nova carteira de habilitação, com uma observação sobre as adaptações que seu carro deve ter (cambio automático ou modificado, pomo giratório, acelerador e freio manuais) e você estará pronto pra dirigir.
No próximo post conto a 'novela' da compra do carro.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!! Nos ajuda muito. Tenho algumas dúvidas sobre a carteira de habilitação. A pista é no detran ou é no trânsito normal? Só faz ai em BH?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exame de direção é no trânsito normal mesmo. Para o exame é necessário um carro adaptado, se em sua cidade houver (não sei se tem que ser de auto escola), será possível fazer o exame.

      Excluir
    2. Obrigada por responder Alessandro. Quanto tempo demorou para vc ter a sua nova CNH? vc precisou fazer psicotécnico?
      abraços

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...