quinta-feira, 12 de março de 2009

"LUCA é o primeiro personagem cadeirante dos Gibis da Turma da Mônica"

Fã do cantor Herbert Vianna e da banda Paralamas do Sucesso, ele foi apelidadopelos novos amiguinhos de Paralaminha e Da Roda
Chegou às bancas de todo o Brasil no dia 20 de dezembro de 2004, a edição do Gibi da Mônica nº 222, que trouxe uma surpresa para os fãs da Turminha: a estréia do personagem Luca, um garoto cadeirante, amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhos de “Da Roda” e “Paralaminha”, por ser muito fã do cantor Herbert Vianna e da banda Paralamas do Sucesso.
Segundo Mauricio de Sousa, Luca será responsável por mostrar às outras crianças as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independentemente de qualquer deficiência física. “É a inclusão social sendo exercitada também no mundo ficcional dos quadrinhos”, disse o desenhista, que já adianta: “Por ser bonitinho, o Da Roda vai ganhar, de vez em quando, alguns olhares meigos das meninas da Turma”, brinca.
Luca foi o segundo personagem portador de deficiência que entrou para a Turma da Mônica em 2004. A primeira, Dorinha, é uma garotinha cega, que chegou às bancas no final de novembro. “Faz tempo que tinha a idéia de criar personagens com algum tipo de deficiência. Crianças deficientes que se superam sempre, me parecem uma boa referência para ser passada aos nossos milhões de leitores. E como é do nosso estilo e proposta, sempre em histórias alegres, divertidas, com algumas mensagens e valores positivos nas entrelinhas, mostrando a realidade dos personagens, os seus encantamentos e até mesmo um ou outro desencantamento também”, argumentou o criador da Turma da Mônica.

Um comentário:

  1. Você precisa ver a turma do Fala Menino!
    http://www.falamenino.com.br/
    Uma turma super consciente de direitos e deveres inclusive tem vários personagens com "deficiências" diversas.
    Vale a pena clicar no rosto de cada personagem no site e ver a hsitória de cada um.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...