terça-feira, 30 de junho de 2009

Atividade fisica só faz bem


Sempre fui esportista, praticava mountain bike toda semana, procurava parceiros pra fazer trekking e quando tinha a oportunidade entrava num jogo de vôlei ou peteca. Só não gostava mesmo de futebol, e, contra a vontade de todos, basquete. Mas nesse último acabava entrando, mesmo jogando mal, a altura me privilegiava. E eu bem gostava de dar "toco", o cara vinha atacando, chegava perto da cesta, desviava da minha marcação, dava um salto mais alto que podia e eu só levantava a mão e barrava a bola, geralmente já acertando a cabeça do cara. Ah, isso era muito legal.
Quando virei cadeirante estava no auge da minha forma física, praticando muitos esportes. Senti muita falta no início, mas assim que internei no Sarah descobri o quanto ainda é possível praticar esportes em uma cadeira de rodas, apesar de eu ainda ter mais uma limitação, no ombro esquerdo, ainda assim há formas de curtir uma atividade física. Porém, para praticar esporte adaptado, na maioria das vezes é necessário encontrar um local e um grupo de pessoas que queiram também, ou pelo menos uma pessoa, já que a maioria dos esportes é coletivo.

Entre os esportes individuais, destaque para a natação, pra mim é o esporte adaptado que tem maior visibilidade no Brasil, através das conquistas dos atletas paraolímpicos, como o Daniel Dias, e é também o mais fácil de praticar, basta ter uma piscina disponível, que autorize um cadeirante a utilizá-la. Alguns lugares não permitem aos lesados medulares nadarem, devido à incidência de infecção urinária e à incontinência. Mas negociando e se comprometendo a passar sonda antes de entrar na água, muita gente consegue. Eu ainda não criei coragem porque meu ombro não deixa. Mas com o avanço que estou tendo na fisioterapia, em breve pretendo cair na água. Sem contar o tanto que água relaxa a gente.
É mais um motivo para praticar esportes. A atividade física não é boa só para manter o corpo saudável, traz dezenas de benefícios, relaxa a mente, proporciona interação com outras pessoas, novas amizades, satisfação pessoal e superação de limites. A primeira vez que eu disse que havia nadado no Sarah, me perguntaram "nadou sozinho??" Ainda hoje tenho que explicar que é possível e muito recomendável. E não tem sensação melhor para quem não movimenta as pernas sentí-las leves e ficar na vertical sem auxílio.

3 comentários:

  1. nossa adoooooooorei --.

    ResponderExcluir
  2. olá!! parabéns pelo blog, estou começando um relacionado a prática esportiva,, comenta lá
    www.2noesporte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéééns pelo blog, e pela matéria super interessante, adorei !! Meu irmão é cadeirante e ele pratica exercícios na Companhia Athletica, ele gosta de lá diz que os professores sao super atenciosos e tal, bom, o importante é praticar!
    BEIJO

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...