segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fecaloma


Um problema muito sério que pode acometer cadeirantes é o fecaloma. Para quem não sabe, é o acúmulo de fezes no intestino que endurecem a ponto de interromper a passagem e dilatar o intestino. Se o problema permanecer por muito tempo, só cirurgia resolve. Por isso é tão importante cuidar da alimentação e adotar uma dieta mais laxante. E também fazer massagens intestinais todo dia, de forma a treinar o organismo a evacuar constantemente, de preferência no mesmo horário.
Mas mesmo quem segue estas regrinhas, como eu, está sujeito à constipação. Aconteceu comigo semana passada. Fiquei dez dias sem evacuar, minha barriga inchou e tive que ir pro hospital. Tirei uma radiografia e realmente acusou um acúmulo de fezes e até início de distensão no intestino. Não foi acusado formalmente um fecaloma, e uma lavagem intestinal resolveu o problema. Tranquilo, né? Não. O processo é doloroso e desconfortável. Tanto que cheguei ao hospital às 9 da manhã e saí só às três da tarde. Mas com um baita alívio, parece que saiu uns dois quilos de dentro de mim (pelo menos um quilo foi...).
Há uma forma de prevenir a formação do fecaloma que é muitas vezes visto com preconceito por muita gente: o toque retal. Como o nome diz, é estimular o peristaltismo (movimentos que o intestino faz para expelir as fezes) através de toque com o dedo. Não tem nada de vergonhoso ou "aviadado" nisso, é uma forma importantíssima de prevenir uma situação que em última instância pode levar até à morte. A foto acima é uma tomografia computadorizada em três dimensões que mostra um fecaloma preso no intestino (a bola no meio do quadril) de tal forma que só é possível retirar com cirurgia. E a cirurgia não é simples, o corte geralmente é grande e o pós-operatório muito complicado. A coisa é séria, portanto deixem de preconceito e a qualquer sinal de constipação (intestino preso) não deixem de fazer o toque para auxiliar a saída das fezes.

39 comentários:

  1. Que merda em?Ou seria melhor dizer que fecaloma?Hum!!!

    ResponderExcluir
  2. passei por isso, ñ sou cadeirante, sou fisioterapeuta e nunca pensei q pudesse acontecer comigo, 39anos, malho, e trabalho em hospital,mas sempre sofri de constipação, bastaram 3 dias s/ ir ao banheiro...e a brincadeira acabou numa emergência com direito a toques e lavagem!! péssima experiência!

    ResponderExcluir
  3. Só queria te dizer que DEUS certamente é contigo. Hoje descobri seu blog sem querer. Fiz uma pesquisa sobre fecalomas. Vc me ajudou bastante. Valeu!!!!!! Espero que a sua estrela brilhe cada dia mais para iluminar os pensamentos de pessoas negativistas como eu. Bjus e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  4. minha mae tem esse problema ela nao e cadeirante ,se vc pode me ajudar dando umas dicas pra mim passar pra ela sobre alimentaçao

    ResponderExcluir
  5. Sou cadeirante e contra o problema fecaloma tomo as seguintes medidas preventivas:
    - bebo muita água;
    - bebo com leite ou como farinha de linhaça
    - controlo comida que provoca acúmulo de gases
    Entretanto quando bobeio o fecaloma se instala e preciso fazer massagem retal
    Espero ter colaborado

    ResponderExcluir
  6. Quando fico 5 dias sem fazer o nº 2 começo a entrar em pânico, tenho comido linhaça, aveia, mamão, manga, jaca, ameixa. Parei de comer farinha, banana. Mesmo assim sempre fico de 3 a 5 dias sem fazer.

    ResponderExcluir
  7. Olá, ñ sou cadeirante mas já tive esse problema por 2 vezes. Tive uma excelente idéia que funcionou muito bem pra mim, na hora do desespero.
    Introduzi uma aplicação de creme vaginal, com aquele aplicador que vem junto, deitei e esperei por umas 2 horas. Me livrei de ter que fazer uma lavagem.
    Denise Arroz

    ResponderExcluir
  8. Oi passei por isso só q cheguei a ficar internada uma semana, por pouco ñ operei e de lá p/ cá acordo todos os dias com dores abdominais e muito enjoôs, fui indicada para um gastro, tomo remédio laxante todos os dias e para o estomago tb.É horrível o q eu venho passando e o pior é que fui informada por uma médica q pode causar cancer de intestino, tenho apenas 27 anos e ñ sou cadeirante. Graças à Deus ñ precisei operar mas confesso que estou muito preocupada e melhorei a minha alimentação, hoje achei q voltaria ao hospital por causa da dor.obs: lavagem comigo ñ funcionou, tive q tomar dois remédios e comer sopinha batida no liquidificador, tudo muito liquido.
    Gisele.

    ResponderExcluir
  9. Ola!

    Aconteceu comigo também e dói mesmo. Por duas vezes tive que ir a minha médica e ela teve que fazer a retirada das fezes com o toque. Não sou cadeirante, mas creio que independe disso.
    Bem, pra se evitar é necessário tomar muita água, tipo 'aqueles 10 copos de água por dia', principalmente para quem ingere fibras e linhaça [o que é muito bom] pq. sem água, as fezes endurecem mais devido a fibra.
    Laranja com bagaço, frutas com excessão de banana e maçã com casca, granola com leite ou linhaça no yogurte, suco, etc. [muito bom] mas não esqueça, tome bastante agua sempree!!
    Boa sorte e muita saúde a todos.!!

    ResponderExcluir
  10. Fiz tomografia computadorizada e acusou o tal fecaloma. Além disso tenho gastrite com muitas dores. O problema é que não posso comer o que se aconselha em casos de constipação. Se ingerir qualquer alimento fibroso o intestino fica sem funcionar muitos dias e sempre doloroso. Quando faço dieta pastosa, com muitos pures e leite desnatado, tudo funciona bem. Mas basta um pedacinho de um único alimento para voltar o tormento. Não posso comer feijão em hipótese alguma, seja em grão ou passado no liquidicador - alguém explica?

    ResponderExcluir
  11. oi entao tenho 21 anos a 2 anos que meu intestino nao funciona mais tomo cha de sene todo dia e quando acaba o cha tenho que tomar 10 comprimidos de bisalax nao sei o que eu faço mais pq o cha de sene ta acabando comigo brigado feliz natal

    ResponderExcluir
  12. Oi, sou aluna de enfemagem e suas informações foram muito válidas. Parabéns pela sua coragem de expor seu problema e de nos informar sobre este assunto que em nossa sociedade ainda é um ''tabú''. Parabéns

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Não há um remédio específico, se o fecaloma estiver em estágio avançado, só cirurgia resolve. Mas para evitar, boa alimentação e muita água ajudam.

      Excluir
    2. Seu blog é muito bom com artigos maravilhosos parabens temos um filho com deficiencia fisica ele teve Mielomeningocele hoje esta com 15 anos e esta pos operatorio fez uma ampliaçao vesical a 22 dias esta bem só sofre com o intestino mas estamos na torcida que td corra bem abraços nao teremos como esquecer voce pois tem o nome e sobrenome do meu primo abraços...

      Excluir
    3. Obrigado Jussani. Espero que seu filho se recupere bem! A sua tia tem bom gosto para nome, heim? rsrs abraços

      Excluir
  14. Oi, cuido da minha avó que é acamada de 96 anos, para retirada do fecaloma eu acho que a machuquei com o toque e sangrou um pouco, será que vai dar algum problema mais grave? Estou muito preocupada se puder me ajudar ?

    ResponderExcluir
  15. meu irmao tinha problemna de intestino e infelismente teve fecaloma e os medicos de cachoeiras de macacu demoreram muito para opera ,fizeram lavagem durante o tempo da internaçao ele ficou fraco pos ficou em dieta sero durante duas semana e nao resistiu.

    ResponderExcluir
  16. Cara... eu não sei o meu caso é fecaloma, mas quando eu tentei ir no banheiro ( tinha vontade, como se eu tivesse indo normalmente no banheiro )
    e na hora que eu fui no vaso, fiz força até, não adiantou, isso me assustou um pouco, eu pudi sentir as fezes com o dedo, isso é fecaloma?

    ResponderExcluir
  17. Todo mundo já teve uma forte prisão de ventre e passou por algo parecido mas com gravidades diferentes. Meus pais idosos são reincidentes até pq velho tem pouca sede e bebe pouca água. Minha prevenção e sugestão: 2 copos de água em jejum. pela manhã frutas fibrosas e laxantes: mamão em pedaços (1 papaia/dia) 2 laranjas cortadas em com bagaço. almoço sempre rico em legumes e verduras. arroz, macarrão e etc tudo integral. sopas de legumes (muita cenoura)e verduras. líquidos gelados junto com a refeição dificultam a ação enzimática e a digestão. tome chá quente e depois o seu cafezinho. tenha o costume de ter no carro, mochila, mesa do trabalho 1 garrafinha de agua 500 ml que você pode consumir aos poucos e frequente. caminhar um pouco após a refeição e hidratar-se cerca de 1h qdo se da a hidrolise dos alimentos ingeridos são essenciais.

    ResponderExcluir
  18. o que ajuda bastante é minilax.,é um supositorio liquido,e bater e valer .tomar chá de sene também ajuda mas da muita colica .o minilax e melhor,encontra em qualquer farmacia,caixa com 7 bisnagas
    minha mãe é deficiente e usa d mais isso,
    escrevi só pra tentar ajudar

    ResponderExcluir
  19. eu não tenho esse problema graças a Deus, mas cuido do meu pai que é idoso e tem problema sério com fecaloma, já foi parar no hospital para fazer a retirada com toque, foi horrivél, pois o médico tirou mais de 20 pedras do intestino dele com a mão, apesar de comer muita fibra, legumes bem batidos, remédios e chás todos os dias, ele fica varios dias sem evacuar, tendo que fazer lavagem, numca mais formou fecaloma, mas o intestino continua muito preso, preciso de ajuda para cuidar dele, alguem tem alguma ideia? por favor.

    ResponderExcluir
  20. Tive dores beirando ao insuportável que iam e voltavam eu tava em casa, e fiquei sem força até pra chegar no vaso sanitário, eu suei muito, caí no chão de tanta dor, pareciam que estavam espremendo meu intestino, muita dor mesmo, até que saiu fecaloma, só que pra minha tristeza a dor não passou ainda tinha mais pra sair e mais dores extremamente fortes no abdomen inferior e até que conseguir eliminar mais fecaloma....só que pra minha surpresa as dores fortes continuaram....e nunca saiu tantas fezes de dentro de mim, minha mãe que é tecnica de enfermagem se assustou, e pasme eu tava indo no banheiro todos os dias...saiu muitas fezes, até que depois saiu algo parecido com diarreia e aí sim a dor parou. Foram 30 minutos eu acho com extrema dor que eu não consegui utilizar o vaso sanitário, fiz num plastico feito bicho forrado no chão, pois não consegui ficar sentada no vaso tamanha dor, eu só me contorcia e gemia de dor. Agora estou tento diarreia a semana toda. Não tomei laxante, nem nada do tipo, não tenho a vesícula e desde que tirei a mesma meu intestino enlouqueceu.

    ResponderExcluir
  21. ola da pra fazer uma limpeza no intestino em casa ,eu tenho muta dificuldade de evacuar mesmo com toque meu intestino sempre cheio um desconforto danado

    ResponderExcluir
  22. Nossa isto foi muito útil pra mim sou cadeirante e pensei que isso era só comigo obrigado por compartilhar sua experiência precisamos de mais pessoas com você para dar estás informações inclusive profissionais da área, mas enfim agradeço mais uma vez.

    ResponderExcluir
  23. OI MEU NOME E OSMAN SOU CADEIRANTE HA 10 ANOS TO COM ESSE PROBLEMA DE EVACUAÇAO POR ESSES TEMPOS OS MEDICO MI DICERAM QUE TERIA QUE ABRE A MINHA BARRIGA PARA PODER USAR UMA BOUSA COLESTAL EU NAO SEI OQ FAZER POIS POSSO POR ISSO TODODS OS DIAS EU E A MINHA MULHER QUE ESTA COMIGO HA 5 ANOS TOMO TUDO TODOS OS LAXANTES MAS NAO RESOLVI DE NADA POUS EU FUI AO MEDICO MAS ELES NAO CONSEQUIRAM VER NADA DENTRO DE MI POR QUE EU ESTAVA COM MUITAS FEZES COMO AINDA MI ENCONTRO COM MUITAS FEZES EU FAZIA NORMAL A MINHA MULHER FAZIA COM TOQUE RETAL AGORA QUE ISSO VEIO ACONTECER COMIGO MAS EU TENHO FE EM DEUS QUE TUDO DARA CERTO

    ResponderExcluir
  24. OI MEU NOME E OSMAN SOU CADEIRANTE HA 10 ANOS TO COM ESSE PROBLEMA DE EVACUAÇAO POR ESSES TEMPOS OS MEDICO MI DICERAM QUE TERIA QUE ABRE A MINHA BARRIGA PARA PODER USAR UMA BOUSA COLESTAL EU NAO SEI OQ FAZER POIS POSSO POR ISSO TODODS OS DIAS EU E A MINHA MULHER QUE ESTA COMIGO HA 5 ANOS TOMO TUDO TODOS OS LAXANTES MAS NAO RESOLVI DE NADA POUS EU FUI AO MEDICO MAS ELES NAO CONSEQUIRAM VER NADA DENTRO DE MI POR QUE EU ESTAVA COM MUITAS FEZES COMO AINDA MI ENCONTRO COM MUITAS FEZES EU FAZIA NORMAL A MINHA MULHER FAZIA COM TOQUE RETAL AGORA QUE ISSO VEIO ACONTECER COMIGO MAS EU TENHO FE EM DEUS QUE TUDO DARA CERTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!
      Eu também sou cadeirante e às vezes estou 5 dias sem conseguir evacuar.Contudo não tenho fezes duras, bem pelo contrário.Acontece que não tenho força para evacuar derivado há minha para paraplegia e vou resolvendo com dulcolax.Claro que o intestino já está habituado ao medicamento e por isso de tempos em tempos provoca esta prisão que me deixa desesperada.É um dilema para a nossa situação, mas como você disse temos que ter fé em Deus.Cirurgia, recuso-me terminantemente,só se não houver mesmo mais alternativas.
      Fátima Doelinger

      Excluir
  25. Coloquei colostomia em 07 / 11 . Tinha que fz uma cirurgia na uretra ,p poder facilitar o andamento cirurgico . A cirurgia foi um sucesso .Qdo fui tirar a colostomia , o médico me aconselhou a n tirar . Pois seria bem melhor p mim , na parte de higiene e dependência .

    ResponderExcluir
  26. Leite fermemtado em jejum ajudaaaa... ou fiber concentrate herbalife. Tiro e queda

    ResponderExcluir
  27. Leite fermemtado em jejum ajudaaaa... ou fiber concentrate herbalife. Tiro e queda

    ResponderExcluir
  28. Leite fermemtado em jejum ajudaaaa... ou fiber concentrate herbalife. Tiro e queda

    ResponderExcluir
  29. Sou cadeirante ah 20 anos e para evacuar sempre tomei o tamarindo geléia, mas de uns dias pra cá o rémédio não está mais resolvendo o problema, tomo duas vezes por semana.. até faz o efeito, mas não sai às fezes toda e com isso minha barriga está só crescendo e estou preocupado com isso.. queria umas dicas! Será que existem algum remédio caseiro pra isso?

    ResponderExcluir
  30. Não sou cadeirante, tenho 23 anos e estou tendo esse problema. Muitos dizem muita coisa sobre isso, por exemplo: Aqui tem gente aconselhando a tomar leite, sendo que o leite integral possui gordura, o que atrapalha no bom funcionamento do intestino. Portanto, a quem também está sofrendo com isso, busque um profissional e evite seguir dicas amadoras. A única que você pode, e deve, seguir é o aumento da ingestão de água, moderadamente, é claro.

    ResponderExcluir
  31. olá , sou paraplégico a um ano ( acidente t 12) e não tenho sensibiliadade nem contração no colo e reto suficiente para evacuar.. todo dia minha esposa faz coleta manual de fezes. porém tenho dores periodicas, 48 horas com dor e 48 sem dor, representa que esta dor e gazes retidos . mesmo limpando o reto manualmente. alguem pde me dar uma luz ? os medicos nao sabem...

    ResponderExcluir
  32. Bom dia qual foi o remédio que vc tomou?

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito das informações. Cuido de um filho que sofreu AVC a 8 anos e está cadeirante, tem sofrido demais pra evacuar, não sabia desse toque retal, vou tentar porque ultimamente só evacua com a lavagem utilizando flit, que for orientado por um médico, como também o Minilax, que ultimamente não tem feito efeito. Li aqui que não deve tomar gelado após as refeições, mas sim quente- chás, vou segui as orientações. Agradeço as dicas, que Deus abençoe e ilumine e fortaleça a todos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...