sábado, 19 de junho de 2010

Acupuntura

Ontem iniciei mais uma frente de batalha contra minha dor crônica: acupuntura. Eu já havia feito algumas sessões no início da dor, mas não achei muito eficiente e meu plano na época não cobria, e a sessão é caaaara...
Mas agora, meus problemas acabaram! O plano cobre acupuntura e vou tentar mais uma vez. A sessão de ontem começou com uma entrevista sobre minha situação e qual minha expectativa com a acupuntura. Minha expectativa é não ficar que nem o bonequinho da imagem aí de cima.
Passei pra maca e a moça já pediu pra eu tirar as calças. Mas sem tomar nem um vinhozinho antes? Já que ela insistiu, e eu sou facinho, estava de cuecas em dois segundos.
Depois começou a furação. As primeiras agulhas na cabeça (nem sabia que podia), depois veio pro pescoço, um pouco mais pra baixo, aí furou as mãos e passou pra base das costas. Foi furando e descendo. Se continuasse por ali ia ter que aumentar a agulha. Senti algumas agulhas entrando, e ela falou que ia fazer um teste. Cravou uma agulhinha na base da lombar e minhas pernas pularam na hora. Pelo jeito funcionou. Daí pra baixo já não senti nenhuma fincada, mas até no pé ela enfiou agulha. Sem contar uma na orelha, que doeu pra caramba. Mas depois da fincadinha não se sente nada, a não ser que mexa o corpo. Aí rola uns choquinhos, mas nada muito forte.
Durante a sessão senti algumas reações internas, alguns pontos diminuindo a dor e outros lugares queimando. Ao final senti um alívio na dor que sinto na lombar e algum alívio da dor geral. E quase fui embora com uma anteninha na cabeça, não é que ela esqueceu de tirar uma agulha de lá? Semana que vem tem mais, vou fazer uma vez por semana.
Antes da sessão perguntei se ela tem outros pacientes com lesão medular, e ela disse que trata um de AVC e um com lesão mais "leve" que a minha, mas ninguém especificamente como eu. Será que vai funcionar pra mim? Tô na esperança que sim.
PS: deixo aqui um agradecimento especial ao parceiraço Welder que foi comigo e ainda esperou na recepção !

8 comentários:

  1. Oi Sam!!Se é psicológico ou não?Não sei, sei que fiz durante quase dois anos, começou pra uma coisa, mas cada dia que chegava lá pedia uma agulhadinhas pra minhas hérnias de disco, pra ansiedade e no final de cada sessão eu me sentia bem. Quando as costas tavam atacadas, saía de lá muito bem.Dei um tempo pq aqui tá frio, sabe como é Paraíba no Sul,né? No verão eu volto. Pro Milton não achamos pois a médica onde eu fazia, tinha um acesso precário, as macas são altas, ele nem se fala e sozinho ele não consegue se transferir.Vai dá certo.Bj

    ResponderExcluir
  2. Sou paraplégico na altura da T10/11. Fiz acupuntura por uns 5 meses, pois me indicaram a fazer alegando que minha medula iria reagir muito bem as seções (seções semanais). Além de fazer as seções eu tomava um remédio japonês também indicado para uma melhora. Para tudo isto existe um custo um tanto alto e como nesses 5 meses não ví melhora nenhuma não continuei o tratamento. Sei lá, nunca houvi ninguém comentar que acupuntura fez uma pessoa paraplégica andar e como o custo é alto, deixei o tratamento. Se eu tivesse em uma situação finaceira melhor, talvez eu continuaria, pois apesar de não ver nenhum resultado a curto prazo, quem sabe a longo prazo?

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Vicente Lugoboni, sou jornalista e também cadeirante, moro na cidade de Maringá Paraná. Acupuntura é um ramo da medicina que ainda esta sendo testado, mas devemos tomar muito cuidado, pois tem muitos picaretas que se dizem profissionais, mas dependendo das dores ela resolve sim, desdeq que seja tratado por médicos com essa especialidade, muitas vezes se as agulhas forem colocadas fora do lugar complica utras doenças, conheço casos aqui em Maringá que o deficiente foi fazer a seção para dormir, pois estava com insônoa e acabou dando incontinência urinária na pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Alessandro,

    Deixa eu me apresentar... Meu nome é Rafael e sou um dos responsáveis pela criação do Blog ABCDor www.abcdor.com.br

    Já faz um tempo que vira e mexe eu entro no seu Blog, mas esse seu ultimo post sobre acupuntura me chamou atenção por conta do problema de dor crônica que enfrenta !!! Nosso Blog foi criado para oferecer informação e suporte àqueles que sofrem desse problema. Por aqui arriscamos desvendar o universo da Dor Crônica (universo que também faz parte do cotidiano dos cadeirantes), ouvimos o que especialistas dizem sobre o assunto e tentamos ajudar individualmente a cada um que convive com esse diagnóstico.

    Nosso blog é colaborativo, mas conta com o apoio da SBOT, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e por essa razão, buscamos estabelecer uma parceria com sua página, para juntos, construir uma rede de apoio e ajuda, além de apresentar um novo canal de relacionamento entre especialistas e pacientes.

    Desde já agradeço a atenção.

    Cordial abraço,

    Blog ABCDor

    ResponderExcluir
  5. Ei Sam,
    eu faço acupuntura há 6 meses e pra mim está sendo ótimo, melhorei em tudo, ansiedade, stress, dor...
    Já havia feito ha 3 anos para dores de coluna, foi ótimo e retornei este ano com o objetivo de tratar dor devido a adenomiose,acho que vale a pena tentar sim.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Sou paraparética e cadeirante. Fiz acupuntura com a finalidade de controlar os espasmos, para não ter de tomar medicamentos que me roubassem qualidade de vida.
    Deu muito certo! Com 10 sessões já fiquei livre dos espasmos que me impediam de dormir.
    Contudo, é bem verdade que acupuntura não faz milagre. É necessário que a pessoa conheça o próprio corpo e compreenda o que produz os espasmos -- ou as dores --, a fim de possa evitar a situação ou contorná-la, quando é possível.
    Estou torcendo para que suas sessões possam surtir efeito!
    Abs, Laura Martins

    ResponderExcluir
  7. Ola meu nome é suellen,a um ano atrás sofri um acidente junto com um amigo..ele quebrou 3 vértebras vindo a ficar paraplégico.....bom esperança sempre existe....quero tentar a acupuntura para finalidade de que a medula reaja e possa liberar algo a mais a ele....ate então foi nos dito que ate dois anos isso pode acontecer.... Meu whats é 27 998595528...meu email suellendnunes@hotmail.com .....gostaria de saber mais sobre essa nova vida imposta que tenho me admirado tanto com tanta superação de pessoas e dar o msn a ele.... Afinal amigos são pra isso em momentos bons e ruins....poxe me ajudar gente? Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente no Brasil não existe uma graduação em Acupuntura. Se engana quem acredita que é uma especialidade médica. No Brasil, qualquer profissional da área da saúde pode cursar esta pós-graduação. Acupuntura também não possui muitas contra-indicações. Não possui efeitos colaterais.

    O efeito analgésico da acupuntura ocorre porque há uma liberação de substâncias como endorfinas, beta-endorfinas, met-encefalinas, etc. Tudo isso já está mais do que comprovado. Algumas frequências da Eletroacupuntura também influencia muita em substâncias como a serotonina. É uma terapêutica muito eficiente e possui diagnóstico próprio com uma história de mais de 5.000 anos. É considerada pela UNESCO como patrimônio intangível da humanidade, ou seja, não pertence a nenhuma classe.

    Em alguns países, como a China, existem procedimentos cirúrgicos pelo qual se utiliza a Eletroacupuntura para se obter anestesia.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...