domingo, 25 de setembro de 2011

Feira de Tecnologias Assistivas

Visão geral da feira
Ontem e hoje aconteceu a Feira de Tenologias Assistivas no Parque Municipal de BH, como parte da 18ª semana da pessoa com deficiência. Estive lá nos dois dias, mas infelizmente não peguei a hora que a feira "bombou", pois subestimei a disposição dos visitantes. É que eu não botei fé que o pessoal ia aparecer no sábado de manhã, então deixei para ir na parte da tarde. Chegue lá por volta das duas e meia, e o movimento já tinha caído um pouco. Me disseram que de manhã apareceu muita gente, foi bem movimentado.
Palio Dualogic cheio de adaptações
Fui direto nos stands do Hélio Adaptações e Automax, que estavam bem em frente ao portão principal. O  Hélio levou um Palio Dualogic com várias adaptações, inclusive um banco que vira e se aproxima da porta, facilitando bastante a transferência. Estava também com uma adaptação manual de freio e acelerador Europa Lever, a melhor que já experimentei, e uma central de comando no pomo, super completa e moderna, permite acessar as principais funções do carro sem tirar a mão do pomo. Muito bacana.
Stand da Automax, e a Doblo com elevador
O stand da Automax levou um Doblo com elevador, da marca Braun, instalado pela Technobras. Testei o equipamento e até dei uma entrevista para a Redeminas contando a experiência. Eu já havia experimentado um elevador deste tipo há algum tempo, mas fiquei impressionado como este modelo dá segurança para quem está subindo. Não balança nada, sobe rapidinho e permite a entrada no carro com muita tranquilidade. E o carro tem teto elevado e panorâmico, bem melhor que aqueles sem vidro, em que a gente tem a impressão que está num cubículo fechado. Como o vidro na frente, o cadeirante pode ir curtindo a paisagem e dá mais sensação de segurança. Abaixo tem um vídeo que fiz utilizando o aparelho.
Hoje levei minha handbike e dei umas boas voltas no parque. Como sempre, chamou muita atenção, parei várias vezes para explicar do que se tratava, e tiraram várias fotos dela. Foi muito bom mostrar essa alternativa de lazer para cadeirantes, e gostei de rodar pelo parque, que é maior do que eu pensava.
Haviam também stands da Toyota, Citroen, Pinguim (que está vendendo M3 em BH), da Prefeitura, do pessoal de Santa Rita do Sapucaí (eles têm uma máquina de andar, pena que não levaram), Fumec e outros, sem contar as barraquinhas de artesanato, dezenas delas. Achei muito bom o evento, bem organizado, mas tenho duas críticas: primeiro, o lugar, grande parte dos stands ficava sobre pedra fincada, horrível para andar com cadeira de rodas. Sem contar que é super difícil conseguir estacionar em volta do parque, e acaba ficando longe. Outra coisa, a divulgação. Poderia ter sido melhor, muita gente me disse que só ficou sabendo por causa do meu blog. Deveria ter sido mais divulgado.
São lições para o próximo evento, e Belo Horizonte merece um evento de porte voltado para o público deficiente. E há vários bons lugares para fazer isso por aqui. Felizmente fiquei sabendo que há estudos para trazer uma mini Reatech pra cá, e podem contar comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...