quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Praia Legal

Neste carnaval fui para Guarapari, como de costume, pois meus pais moram lá. E tendo lugar para ficar na praia, não dá pra dispensar, né? Ainda mais quando reunimos a família, minha irmã foi com a família e mais quatro primos meus de Juiz de Fora, com meus tios.
Na semana anterior, eu recebi a dica de alguns amigos sobre o projeto Praia Legal, uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha que implantou uma estrutura para atender cadeirantes na Praia da Costa, com tenda, cadeiras anfíbias e profissionais para auxiliar pessoas com dificuldade de locomoção a frequentar a praia e o mar com segurança e supervisão. O sistema é parecido com o da AdaptSurf, que pude experimentar ano passado, quando estive no Rio.
Preparado para ir pro mar
Na segunda feira combinei com minha família de irmos todos para aquela praia, para conhecer o projeto e desfrutar da estrutura. Chegando lá fui atendido pelo Robson e pelo Adenilson, que são guarda-vidas e foram treinados para auxiliar no projeto. Eles estavam retirando uma pessoa do mar e em seguida me explicaram como funciona: eles levam o cadeirante até o mar e disponibilizam "macarrões" (aquelas espumas compridas) para auxiliar na flutuação, e podem deixar a pessoa à vontade para curtir o mar desde que acompanhada por um familiar e supervisionada por eles. Me disseram também que nos fins de semana o projeto conta com fisioterapeuta, psicólogo e um profissional de educação física.
Volta pro mar, oferenda!
Me colocaram na cadeira e levaram para o mar, e assim que colocaram os macarrões e minha irmã ficou ao lado, me deixaram à vontade para curtir a fria água capixaba. Achei mais interessante este sistema, pois a gente não fica preocupado em empatar a vida dos profissionais, o que dá mais liberdade para ficar na água. No Rio, ano passado, também curti, mas fiquei preocupado com os caras, e a liberdade não é a mesma. Fiquei um bom tempo na água, e quando saí eles me deixaram na barraca onde estava minha família, e minha cadeira ficou protegida na tenda, sem pegar sol.
Ô vidinha chaaaata
Como já estava na praia, aproveitei para realizar outro sonho: andar de caiaque. Havia uma barraca alugando, e o responsável disse que eu poderia remar numa boa, já que o caiaque era de duas pessoas e poderia ir com acompanhamento, atém, é claro, do colete salva-vidas. Recrutei meu cunhado para ir comigo (apesar de que não dá pra confiar muito em cunhado), e eles trouxeram o caiaque até onde eu estava. O pessoal da Praia Legal me colocou no caiaque e se disponibilizou para ajudar caso houvesse algum "acidente" e o barco virasse.
Preparando para remar
Fomos então remar, e achei mais difícil do que pensei, pois o caiaque era do tipo aberto, e o tronco fica mais solto, dificultando o controle. Mas com o tempo fui pegando a manha. Não sei porque, mas neste momento fiquei com aquela música de carnaval na cabeça: "se a canoa não virar, olê, olê, olá, eu chego láaa".
Felizmente a canoa não virou, e me diverti bastante. É também um excelente exercício para lesado medular, pois exige muito de tronco e braços. Só vou ficar devendo uma foto remando, pois a bateria do meu celular (que também é minha câmera) acabou logo depois da foto acima, quando estava colocando o colete.
Achei muito bacana o projeto e muito competentes os profissionais. Tem uma grande vantagem, a estrutura foi construída para ser definitiva e funciona de segunda a segunda, das nove da manhã às cinco da tarde. Portanto, se você quer curtir o mar e uma bela praia, não deixe de conhecer o projeto Praia Legal. É muito legal, eu recomendo!

6 comentários:

  1. Volta p o mar oferenda foi boa! Adoro seu blog! bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bacana. Mais praias deveriam estar preparadas para receber cadeirantes. Quando vou para praia é um sofrimento chegar próximo a água, pois tem muita areia e para andar de cadeira é muito cansativo para mim e para quem empurra a mesma.

    ResponderExcluir
  3. Bacana Sam, vou lá conferir o projeto.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sam, moro pertíssimo do Praia Legal e estou lá praticamente todo o final de semana pois vou a pé, ops, sobre rodas. Quando vir pra essas bandas me avise por favor, gostaria muito de conhecê-lo e trocar umas idéias. Sou tua fã. Tudo de bom! Abçs Elaine.

    ResponderExcluir
  5. Essa de volta pro mar oferenda !Foi boa abçs Alci

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei seu blog, meu namorado é cadeirante e fiquei curiosa sobre essa cadeira anfíbia, é melhor para andar na areia que a normal? roda mais fácil? Toda vez que vamos a praia é bem cansativo empurrar a outra sempre preciso da ajuda de alguém pq não tenho força para levar na areia só... Queria praias com rampas até a água rsrs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...