sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Suco de Cranberry

Anti-bactéria natural
Eu já tinha ouvido falar que um tal de suco de cranberry ajuda a evitar infecções urinárias. Há pouco tempo, o Múcio, colega da fisioterapia que está se tornando um grande parceiro do blog, me recomendou que tomasse suco de cranberry, pois ele estava tomando e percebeu uma melhora na cor e consistência da urina dele. Resolvi seguir a dica do Múcio e começar a tomar o tal suco também. Mas o que é cranberry, afinal de contas? Que fruta metida é essa que nem tradução para o português tem?
Cereja? Que nada, é Cranberry!
Cranberry é uma frutinha vermelha parecida com uma cereja, é conhecida no Brasil como Oxicoco e é nativa da América do Norte, pois é cultivada principalmente nas regiões frias do Hemisfério Norte. Vários estudos têm mostrado um benéfico potencial do suco de cranberry contra infecções bacterianas do trato urinário, além de ser rico em antioxidantes. Acredita-se que a frutose e as proantocianidinas do tipo A contidas no cranberry, quando entram na urina diminuem a adesão das bactérias à parede do trato urinário, evitando assim a instalação da infecção e proliferação subsequente dos microrganismos.
Encontrei um tanto de artigo na internet confirmando que a tal da cranberry é eficiente na prevenção à infecção urinária. Um deles afirma que há estudos que revelam que tomar o suco de cranberry como prevenção da infecção urinária é igual a tomar um antibiótico no esquema de profilaxia usual (com antibióticos em dose baixa). Portanto, substitui a macrodantina (que voltei a tomar há algum tempo, e tomo um por dia). Isso é ótimo, pois acaba sendo um antibiótico natural! Em breve vou suspender a macro...
O problema do suco de Cranberry é o preço, que varia de dez a doze reais o litro. Não é tão carro, mas como é para ser tomado todo dia, no fim do mês a conta sobe. Aqui vão alguns links para artigos que encontrei: artigo 1; artigo 2; artigo 3.

26 comentários:

  1. Tudo bem Alessandro? Muito boa sua dica! Tudo que se descobre para poder evitar essas infecções urinárias é de grande ajuda não é mesmo? Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Preta! Tudo bem! Com certeza, a infecção é um fantasma, sempre à espreita... o suco está ajudando bastante, a urina tem ficado clara e em boa quantidade. Sai pra lá, infecção!

      Excluir
    2. Ola eu faço uso dele aqui mas pago r$ 4,50 pegando caixa com 12 unidades, abraços

      Excluir
    3. R$ 4,50?? Onde é isso? Conta pra gente Eduardo!

      Excluir
  2. Bom saber disso... pois vivo com infecções, é complicado controlar à base de antibióticos... não dá!!!!
    Vou procurar esse suco...

    vlw

    ResponderExcluir
  3. É ÓTIMO COM VODKA, RECOMENDO :)

    ResponderExcluir
  4. intao com pinga deve ser o maximooooo

    kkkkkk

    mas se nao tiver a frutinha??

    vo de pinga !!!!!!

    viva a cana !!!



    mas ja tinha lido sobre ela e tal.

    nao podemos substitui-la por outra com bastante vit c??

    acerola, por exemplo

    tem diferença ??

    abraços


    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo com bebida alcoólica, fica a seu critério. Não é possível o mesmo efeito com outra fruta porque são as propriedades da cranberry que evitam infecção, e não somente a presença de vitamina C.

      Excluir
  5. Olá Alessandro! Estou adorando ler seu blog, q descobri hoje! Vi esses dias no programa Bem Estar (globo) que além desse suco de cranberry, para evitar infecção urinária pode-se tomar também suco de melancia e suco de melão. Deixaram claro q o de cranberry é melhor, mas estes outros tb ajudam... Abraço, Kelly

    ResponderExcluir
  6. ola! Alessandro, tenho minha filha de 5 anos de idade ,nasceu com refluxo urinario, teve 2 nefritescom 4 meses e 9 meses de vidae de 10 dias vida ela tomou o primeiro remedio HANTINA depois tds outros e a cada 10 dias mudava o antibiotico pq a bacteria criava resistencia, com 1 ano e 3 meses fez o reimplante ureteral bilateral(cohen) em março de 2009 e em 2010 a 2011 teve 18 infecções urinarias ja o ano passado graças a DEUS não teve ficou internada por causa de asma mas, ao menos uma vez a cada 15 dias depedendo o que ela come tem febre e muita dores abdominal e nas costas ai o remedio que damos p/ ela é buscopan composto e espasmo de flatol p/ aliviar as colicas de rins, porque o rim direito dela tem o funcionamento de 30% e o esquerdo 60%, vc acha que esse suco ajudaria mais ela ,vc acha que seria bom tbm p/ infecções de ouvido pq ela esta tendo muito? abraço ,jô a mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, o suco de Cranberry ajuda no controle de infecção urinária, devido às propriedades da fruta, não creio que tenho influência em infecção de ouvido. Recomendo buscar artigos científicos na internet. Abraços

      Excluir
  7. Cranberry tbm é conhecido como arando, comecei a ingerir a fruta em passa (o mesmo processo das passas de uva), devido aos antioxidantes, q ajudam a retardar o envelhecimento, é uma delícia! Já cheguei a enviar p uma colega no Brasil, q tem problemas com infecção urinária. Creio q a ingestão da fruta em passa é melhor q o suco, pois ser mais concentrado e ainda possuir a fibra. Concorda comigo, Alessandro?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu médico tbm me recomendou, até então nunca tinha ouvido falar, ele recomendou mandar manipular em capsulas, o que também acaba saindo caro por mês, vc sabe dizer qto é necessário beber pra ter os resultados esperados??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, me disseram que tomar um a dois copos por dia já é suficiente! ABraços

      Excluir
  10. Minha filha tem 6 meses e várias infecções já... Sempre mudando o antibiótico pois a bactéria se tornava resistente cada hora com uma... Será que pode beber este suco?
    flavia-barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. como posso preparar um suco com as passas da cramberry, minha mãe encontra-se acamada e o médico sugeriu o suco pois ela seguidamente tem infecção urinária.

    obrigada



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como fazer suco assim, só sei comprar em passas ou suco pronto.

      Excluir
  12. Eu tive IU 9 vezes em um ano em 2012. Fiz um longo tratamento com antibióticos e após estar tudo bem passei a comer uma colher de cramberrie por dia, e também a não beber menos que 1,5 litros de água. Nunca mais tive.
    Comecei a acompanhar tuas publicações através desta. Gosto de acompanha-las. Super iniciativa tua escrevê-las!

    ResponderExcluir
  13. Estou tomando macrodontina é quero começar a tomar o suco de cranberry. Ele não elimina o antibiótico ou altera o efeito?

    ResponderExcluir
  14. olá gostaria de saber aonde encontrar o suco de 4,50

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Estou consumindo as capsulas. Gostaria de saber se as cápsulas de cramberry fazem o mesmo efeito do suco?

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha infecção urinária repetitiva, um nefro me receitou o.suco de cranberry 200 ml por dia...não tenho mais graças a Deus

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...