quinta-feira, 14 de março de 2013

Matéria para o MG TV

Desrespeito por vagas para deficientes é comum em BH
Nesta quarta feira, 13/03, foi ao ar uma matéria que fiz para o MG TV demonstrando a dificuldade que um deficiente físico encontra em Belo Horizonte ao tentar estacionar em uma das 703 vagas reservadas que existem na capital. Esta é uma luta antiga, desde que comprei meu primeiro carro adaptado, em 2008, passo por este problema.
Meu carro ficou parecendo um estúdio
A verdade é que é muito raro encontrar uma vaga de deficiente livre em BH. Para piorar, as vagas que SEMPRE estão ocupadas são as que ficam nos lugares mais importantes para deficientes, como hospitais, clínicas de fisioterapia, farmácias e afins, e isso fica evidente na matéria. Eu fazia fisioterapia em uma clínica na Av. Contorno e haviam duas vagas para deficiente próximas a um estacionamento, e estas vagas estavam sempre ocupadas. Eu algumas vezes ligava para a BHTrans denunciando o uso irregular e ficava na fisioterapia, no prédio próximo, vigiando para ver se ele apareciam. Mas nas únicas duas vezes que apareceram, a pessoa que tinha parado o carro já tinha ido embora. As vagas aparecem na reportagem, quando um cara vai tirar um carro preto assim que eu encosto.
Eu com a repórter Liliana Junger, que fez um excelente trabalho
Infelizmente esta é uma questão cultural, as pessoas acreditam que não tem importância para nas vagas pois pouca gente precisa ou se precisar pode parar em outro lugar, mas as pessoas não parar para pensar nas necessidades de quem tem dificuldade de locomoção. Como comentou no Facebook a Laura Martins, as pessoas não têm noção das necessidades de quem tem mobilidade reduzida. É importante que as pessoas entendam que as vagas reservadas não são privilégio. Temos uma deficiência que dificulta nossa locomoção. Por isso, precisamos estacionar perto da entrada dos locais, para reduzir esforço e risco de acidentes. O que vocês acham de um cadeirante subir uma ladeira debaixo de chuva (ele não tem como segurar guarda-chuva) e um andante, sem NENHUMA deficiência, parar na vaga em frente à entrada? Parece coisa de gente que se diz em condições de viver em sociedade?
O lugar que mais me revolta é na Avenida Afonso Pena, em frente à delegacia da Polícia Civil, há três vagas para deficientes e estão sempre ocupadas, ou pelos carros da Polícia Civil ou de funcionários de lá. Já precisei várias vezes parar ali, pois é próximo à Praça Sete, que tem vários prédios comerciais e repartições públicas, e acabei parando muito longe, fazendo um grande sacrifício para chegar ao local.
Esse quadro demonstra falta de civilidade, total falta de noção do que significa viver em sociedade e respeitar o direito do outro. Mas acredito na mudança de postura das pessoas vendo matérias como esta e nos ajudando a lutar por nossos direitos. Obrigado à equipe da Globo, principalmente à Carine Tavares, que tornaram possível essa matéria/denúncia. Abaixo o link para a reportagem:
http://globotv.globo.com/rede-globo/mgtv-1a-edicao/v/motoristas-desrespeitam-cadeirantes-e-estacionam-em-local-reservado-em-pontos-de-bh/2457277/

6 comentários:

  1. infelizmente não e apenas um privilegio apenas em minas, eu sou de Goiânia e acontece da mesma forma aqui. mas quem sabe se tiver um processo de educação a partir das crianças recém nascidas isso melhore. o povo da minha terra, não acredita muito em cadeirantes rodando sozinho por ai, acham que sempre devem estar acompanhado por alguém. e por isso acham que podem usar as vagas porque sempre terá alguém para ajudar a pessoa e tipo descer a pessoa em qualquer local e depois estacionar o carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Fernando, infelizmente essas atitudes são característica da maioria dos brasileiros, é uma questão cultural. Mas aos pouco acredito que podemos mudar esse quadro, exigindo nossos direitos e divulgando a importância deles serem respeitados.

      Excluir
  2. Oi Alessandro! Aqui em Vitória as vagas só são respeitadas em locais onde a polícia de trânsito é mais presente e, por incrível que pareça, ela só está presente de forma efetiva nos bairros menos ricos; parece que nos bairros nobres as pessoas se acham mais acima da lei...e acho que estão! No meu blog: http:\\adespeitode.wordpress.com eu escrevi um pouco sobre o assunto. Passe lá e dê uma olhada. Vou gostar muito!. Ah! criei um link para o seu blog lá...é que o considero bastante sério e informativo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, a reportagem aborda um pouco isso, pessoas que se acham acima da lei. Gostei do seu blog, parabéns! Abraços

      Excluir
  3. Alessandro, obrigada pela parceria de sempre. Produzir uma matéria com você é sempre muito gratificante. Além de ser um excelente entrevistado, lutamos por causas mais que justas. Isso é jornalismo!
    Conte comigo e mande sempre sugestões.
    Abs
    Carine Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carine, eu que te agradeço a oportunidade, fico feliz por termos espaço na mídia para cobrar nossos direitos e divulgar irregularidades. Espero que possamos fazer outras assim! Abraços

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...