domingo, 3 de março de 2013

Trilha de Handbike

Galera nota 10 me acompanhando na aventura
Neste sábado, 02/03, realizei um sonho pós-cadeirante: fiz trilha de bicicleta! Ou melhor, de handbike, que na verdade seria uma... tricicleta? Enfim, fazer trilha sempre foi uma das grandes paixões da minha vida. A adrenalina, o contato com a natureza, o desafio de vencer obstáculos, a liberdade que só uma bike nos dá com o vento no rosto e o exercício que fazemos... Não tem preço.
Quando virei cadeirante, devido a um acidente de moto em que lesionei a medula, não fiquei triste nem deprimido por deixar de fazer algumas coisas que eu amava, ao invés disso procurei adaptar minha vida à nova realidade sabendo que seria necessário substituir algumas paixões por outras, explorar novas possibilidades. Mas paixão é uma coisa que te persegue, e eu comecei a pesquisar se seria possível pedalar novamente, e foi aí que descobri a handbike. Era a possibilidade de voltar a sentir o vento no rosto e o barulho das marchas passando, e em 2011 consegui comprar a minha primeira handbike, trazendo de volta a satisfação de pedalar.
No meio da trilha, sujo de barro, cansado, mas feliz!
Mas ainda faltavam alguns componentes: o mato. A terra. O barro. E comecei então a buscar uma handbike que andasse na terra. E não é que encontrei? Consegui comprar ano passado e ainda descobri, por meio de um colega de trabalho, uma galera muito bacana que se junta para fazer trilha e trocar ideia sobre o assunto, o pessoal do Mountain Bike BH. Contei para eles sobre meu projeto, de fazer trilha com a handbike, e deram todo o apoio para me ajudar nesse desafio. Chamei também meus fiéis escudeiros, Danilo, Fabrício e Cris, que já me acompanharam em outras aventuras. O apoio desse pessoal todo é fundamental, tanto para dar apoio moral quanto para empurrar ou rebocar nas subidas mais íngremes, pois a bike é pesada e a tração dianteira é menos eficiente do que nas bicicletas normais. Sem contar que meu preparo físico não está lá essas coisas...
Marcamos então às 8:30 da manhã em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima. O local foi escolhido porque, de acordo com o Vinícius, tinha trilhas leves. Havia chovido nos dois dias antes e eu estava receoso com as condições das trilhas, mas como no sábado não estava chovendo de manhã, apesar do tempo fechado, fomos assim mesmo. Depois da luta de montar minha bike (ela só cabe no carro desmontada), saímos em grupo. Pegamos um trecho de asfalto que ia dar numa trilha. Pintou uma subida, duas, três... e eu já estava quase xingando o Vinícius quando ele se explicou: era só para testar os limites da bike e a ideia era voltar do alto do morro. Ainda bem...
Até ao lado de trilho a gente andou
Virei a bike e peguei a primeira descida. Já deu para sentir o drama e testar a estabilidade da bike. Ela se comportou bem e comecei a sentir como fazer o jogo de corpo para aumentar a estabilidade. Mas faltava ainda pegar terra mesmo, e seguimos por outro caminho, às margens do rio em direção a Rio Acima. Entramos na estrada de terra e eu senti finalmente, depois de seis anos e meio sem fazer trilha, a emoção de controlar uma bike morro abaixo em terreno escorregadio. Pude descer algumas "prambas" acidentadas e, para completar, pegamos algumas poças de água e lama, bastante desnível e muito buraco! Bom demais!
Não podia faltar lama!
Só que nas subidas... passei perrengue. Se não fosse o apoio do grupo, que revezou me empurrando e me rebocando, eu estaria lá até agora... A conclusão que chego é a seguinte: handbike na terra, só se o terreno for mais plano ou com mais descidas que subidas. E se tiver subidas, elas não podem ser muito íngremes. No fim das contas, a bike cumpriu o que eu buscava: ser uma boa opção para descer montanha em estrada de terra e me divertir em trilhas leves.
Estado final da X-trail
Guardadas as proporções, já que eu era downhiller ("descedor de montanha a mil por hora"), foi a mesma emoção que eu sentia naquela época. E, mais ainda do que no passado, não tem preço. Agradeço muito à equipe de apoio, Danilo, Fabrício, Cris, Vinícius, Poliana, Daniel e, claro, a Gi, que está sempre comigo nessas aventuras! Fiz um vídeo, que compartilho abaixo. É longo, mas vale a pena ver até o final, tem até uma videocassetada!
E mais uma vez, recomendo: vá atrás de suas paixões e seus sonhos, independente das limitações, eles podem se tornar realidade!

5 comentários:

  1. Iae Alessandro, beleza? Fiquei curioso, como você leva a handbike no carro? Ela desmonta toda igual a cadeira?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Leonardo! Taí o problema: desmonta não. Minha outra handbike, eu tiro as três rodas e consigo colocar no carro com o banco rebatido. Mas essa... tenho que desmontar a parte traseira com chaves e tirar a roda dianteira. Preciso comprar uma pick up ou uma carretinha para carregar esses monstrinhos... rsrs

      Excluir
  2. Olá ALessandro!
    Muito bacana este post!
    Estou atrás de uma handbike também, só que o meu objetivo é conseuir uma ainda mais apropriada para rodar na terra, assim como você sempre adorei fazer trilhas de bike, aliás, tudo enquanto se possa fazer off-road, pra mim, é melhor! A handbike que digo estar procurando é um tanto diferente desta que vc tem, depois dê uma olhada aí na net: http://www.oneoffhandcycle.com/
    http://www.sport-on.com/
    Este último site é das handbike top!
    Olha ae e vê o que acha!
    Seguinte, fiquei curioso com uma coisa, vi que vc é de BH, se não, mora próximo, essa trilha que vc fez é em qual município e em que localidade deste? Gostei do lugar!
    Grande abraço!

    Zé Felippe

    ResponderExcluir
  3. Oi Zé Felippe, já tinha visto este tipo de handbike, acho bacana pois parece ser mais estável, mas encontrar dessas por aqui é impossível, e para importar é aquela facada... O Dado, do Mão na Roda, já rodou nessas nos EUA, tem lugares que alugam essas bikes para rolés em trilhas. Moro em BH sim, a trilha do post é de Honório Bicalho a Rio Acima.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Alessandro, adorei o post e amei sua vontade de viver.
    Temos um amigo que anda de bike conosco, mas infelizmente, trilha ele ainda não faz pela falta da handbike mtb. Estamos nos organizando e fazendo vaquinha pra adquirir uma pra ele. :)

    Fiz uma busca na net e só encontrei essas bikes fora do pais. A sua vc adquiriu onde?
    Aguardamos ansiosos sua resposta.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...